A Harpa Cristã e suas Melodias – Gabriel Santana

A HARPA CRISTÃ E SUAS MELODIAS

A hinologia brasileira é riquíssima, hinários como Salmos e Hinos, Novo Cântico, Cantor Cristão, Hinos e Cânticos, Harpa Cristã etc. estão literalmente enraizados em nossas igrejas evangélicas. O hinário oficial da maior denominação pentecostal do Brasil tem suas raízes entrelaçadas principalmente em canções americanas e suecas.

Mas de onde vieram essas melodias? Quais seriam as suas origens? Essa era a minha dúvida.

Eu nunca me esqueço de que, quando criança, costumava assistir desenhos animados do Pica-pau. Certa vez, um dos episódios de que me lembro claramente, chamava-se “Viagem ao Havaí” (Stowaway Woody, em inglês), o qual tinha no começo uma melodia já conhecida em meus ouvidos. Aquilo despertou curiosidade em mim, pois mesmo sendo criança, eu me lembrava de já ter ouvido aquela mesma melodia na igreja uma vez, sendo entoada pela Banda de Música da época. Só mais tarde descobri que a canção havaiana Aloha Oe, composta pela rainha Lydia Lili’uokalani, foi adaptada pelo prestigioso Thoro Harris para a Língua Inglesa e, posteriormente, traduzida para a Língua Portuguesa por José Teixeira de Lima, sendo introduzida na Harpa Cristã sob o nº 123 – “Cristo Voltará”.

Apesar de achar interessante, nunca havia tido a curiosidade de pesquisar as origens das melodias presentes na Harpa Cristã, até que certo dia vi um arranjo de um amigo com informações muito bem detalhadas sobre o hino 126 da Harpa Cristã, inclusive com o título de sua versão em sueco; então questionei-lhe de onde obtivera aquela informação, ao passo que ele citou ter extraído de um livro recém-publicado, o qual continha a história de cerca de 100 hinos do referido hinário.

Por aqueles tempos ouvi comentários de que a Harpa Cristã recebera alta influência de melodias nórdicas (principalmente suecas), quase todas com origem em certo hinário chamado Segertoner. Aquilo me instigou a pesquisar não apenas as origens suecas, mas também de todos os hinos da Harpa Cristã. Comecei a realizar buscas e pesquisas intensas, ao ponto de, pela graça de Deus, conseguir catalogar informações sobre 608 hinos da Harpa e suas melodias originais, com informações sobre letrista, arranjador, idioma em que foi escrito e tradutor, tendo desenvolvido até mesmo um quadro comparativo com outros hinários brasileiros, que apesar de variadas versões, cantam as mesmas melodias.

Em minhas pesquisas descobri informações extremamente valiosas. As melodias são originárias, em sua maioria, de hinários americanos, destacando-se letristas e arranjadores virtuosos como: Fanny Crosby, Daniel Webster Whittle, Eliza Hewitt, William Kirkpatrick, James Mc Granaham, Charles Hutchinson Gabriel etc. Mas também muitas melodias são de hinários suecos (Segertoner, Lovsångstoner), ítalo-americanos (Imni e Salmi Spirituali, Nuovi Inni Per la gloria di Dio) e hispânicos (Himnos de Gloria), que em sua maior parte foram traduzidas por Paulo Leivas Macalão, o maior tradutor da Harpa Cristã (cerca de 242 hinos).

Versão em sueco da canção “Jag var borta ifrån Herren”, a melodia é a mesma do hino “Oh! Jesus me Ama”, nº 169 da Harpa Cristã, tradução de Paulo Leivas Macalão. Esta melodia pode ser encontrada na edição do hinário sueco Segertoner, 1930.[i] O letrista e o compositor são desconhecidos, já a harmonização e arranjo são do pastor Lewi Pethrus.

A Harpa Cristã e suas melodias – Gabriel Santana

Portanto, é de se destacar que à semelhança de muitos hinários brasileiros, as melodias da Harpa Cristã são também em sua maioria de origem estrangeira. Milhões de evangélicos cantarolam e assobiam diariamente hinos cujas origens vêm de terras distantes. Belíssimas melodias e letras inspiradas, as quais em um caráter único e peculiar atingem seu maior objetivo: louvar, engrandecer e exaltar o nome de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, digno de toda honra, glória e poder para todo o sempre. Amém!

Gabriel Santana
Revisão ortográfica: Leida Rocha

© 2024 de Gabriel Francisco da Silva Santana – Usado com permissão 

Referência:

[i] Musik Till Segertoner: en samling andliga sånger till väckelse och uppbyggelse. Stockholm: Förlaget Filadelfia, 1930.

#harpa

#harpacristã

#cpad

#cpadharpacristã

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Sandra Ancilon disse:

    Achei muito interessante.
    Que Deus continue abençoando… 😃🙌🏼

  2. Samuel disse:

    Ok.. mas e o teu trabalho está disponível? Onde tenho acesso à sua pesquisa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *