Agradecer-te, ó Deus

“Agradecer-te, ó Deus” – Grupo Som e Louvor

O renomado grupo Som e Louvor foi fundado em 1982 por um grupo de jovens adventistas de São Paulo, que tinham por objetivo propagar através da música instrumental e cantada, mensagens de conforto, esperança, amadurecimento e fortalecimento espiritual.[i]

No ano de 1997, este grupo celebrava 15 anos de história, para tanto, decidiu lançar um disco intitulado (Som e Louvor – 15 anos). Esta coletânea de gratidão a Deus traçava a trajetória do grupo ao longo de 15 anos de louvor e pregação do evangelho. A 1ª música do disco é uma peça-coral denominada “Agradecer-Te, ó Deus”, composta por Társis Iraídes em 1993.[ii]

Em um depoimento ao canal “Hinologia Cristã” dirigido por Robson Santos, o pastor Társis Iraídes comenta:

“Olá, amigo! Que bom estar falando com você, eu sou o pastor Társis Iraídes, estou atualmente aqui na Bahia, num lugar chamado Alagoinhas, que é o distrito pastoral que atualmente estou coordenando aqui na Associação Bahia Central (ABAC).

É bom sempre nós relembrarmos coisas incríveis que Deus tem feito conosco, especialmente nos primeiros momentos de minhas vida, quando Deus me enriquecia com muitas músicas; ainda continuo compositor, ainda tenho feito muitas coisas, mas é interessante, olhando assim pra trás, né?! Relembrando alguns momentos…

A música “Agradecer-Te, ó Deus”, nasceu no ano de 1993, quando eu estava lá no NASP 2, na época se chamava IAE Campo Central. Eu me lembro que ali eu tinha formado um coral jovem e nós estávamos fazendo muitas coisas bacanas naquele tempo, muitos amigos… E eu naquele tempo trabalhava como professor e ao mesmo tempo fazia o curso de teologia… E enfim, eu tive uma ideia! De fazer uma canção que falasse sobre gratidão. Até então não tinha feito nada sobre gratidão, era um tema que estava em aberto assim nas minhas composições. Eu queria escrever muito uma música sobre isso! E eu pensei escrever especificamente para aquele coral que eu tinha… Mas eu decidi fazer uma coisa, né?! Diferente. Pelo fato de que eu sou oboísta… Então eu decidi compor uma música que fala sobre gratidão, que fosse para o meu coral, para os meus amigos e ao mesmo tempo que exaltasse o nome de Deus e que eu pudesse também tocar e reger ao mesmo tempo.

Então escrevi esta canção pensando no meu jeito específico de tocar aquele instrumento [oboé] e pensando também naquele coral. Então nós fazíamos uma espécie de dueto… aliás, com muitas vozes, né?!

É… A voz do oboé fazendo dueto com as vozes do coral. E nasceu, portanto, esta canção, e eu decidi então explorar o tema da gratidão de uma forma bastante intimista. Falando sobre aquilo que Deus faz nós. Isso é um tema gostoso demais de falar, especialmente quando a gente procura viver. Deus abençoe você! Espero que ao ouvir essa canção, você possa sentir também a emoção de agradecer a Deus de uma forma aberta, do fundo do coração e exercitando também o louvor no seu dia-a-dia (nas suas ações, naquilo que você faz todos os dias). Deus te abençoe! Abraços. Tchau, tchau.”

© 2024, Gabriel Francisco da Silva Santana

Referências:


[i] Disponível em: http://somelouvor.com/index.php/o-grupo Acesso 18 de jul. de 2024.

[ii] Disponível em: https://som-e-louvor.wixsite.com/som-e-louvor-iasd/1997-coletnea-15-anos Acesso 18 de jul. de 2024.

© 2024 Hinologia Cristã – Usado com permissão

[/su_tab] [/su_tabs]

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *