Sou Feliz com Jesus

HistóriaLetra

 Salva Sozinha

Tudo ia tão bem!… Viagem tranquila. Há algo numa viagem por navio que traz um descanso total e produz uma higiene mental completa.

Era novembro de 1873 e o navio de passageiros Ville de Havre zarpava em pleno Oceano Atlântico. A bordo, entre outros passageiros, estava uma certa senhora, de nome Sppardford, junto com quatro filhas: Dorothy, Mary, Bunny e Baby May. Fora principalmente em benefício da saúde da Sr.ª Spafford que o médico havia sugerido esta viagem.

Com certeza as crianças se divertiram no seu novo lar flutuante. Em poucos dias estariam na França, onde se encontrariam de novo com o pai, que se despediria delas em Chicago, mas, devido ao trabalho, não pôde seguir no mesmo navio.

Para Horatio Gates Spafford, a viagem à Europa era um sonho. No entanto, o fato de trabalhar muito e a saúde da esposa estar bem precária fê-lo passar por grandes dificuldades.

Advogado militante, e que exercia com grande êxito o seu trabalho, serviu também como professor de jurisprudência médica na Universidade de Lind, mais tarde conhecida como Chicago Medical College. Mas o seu muito trabalho não impedia que fosse ativo em assuntos religiosos e humanitários. Leigo presbiteriano dedicado, ele serviu como diretor dum Seminário Teológico Presbiteriano. Era professor de Escola Bíblica Dominical da sua igreja e operante no trabalho da A.C.M.

Em 1871, no famosos e desastroso incêndio de Chicago, Spafford havia perdido quase toda a sua pequena fortuna, mas com esforço já havia equilibrado novamente a sua situação financeira.

O sonho da viagem à Europa, contudo, que agora se concretizava, viraria pesadelo. Enquanto todos os passageiros dormiam tranquilamente no Ville Havre, o navio inglês Lochearn, sem ninguém o perceber, apareceu de repente no meio da intensa escuridão e deu um golpe mortal no Ville de Havre. Os passageiros e a tripulação toda foram acordados, e a operação de resgate começou. O tempo ia passando e o navio mostrou que não demoraria muito para ir a pique.

A Srª Spafford reuniu suas quatro filhas, e as cinco se ajoelharam. Pediram que Deus as salvasse se fosse a Sua Vontade, mas, se não, que as preparasse para morrer.

Somente trinta minutos depois do choque é que o Ville de Havre afundou. Mais tarde, um dos tripulantes do navio encontrou a Srª. Spafford flutuando na água, estando as quatro meninas desaparecidas.

Os sobreviventes conseguiram chegar a Cardiff, no País de Gales, depois de dez dias.

Em Chicago, Horatio Gates Spafford recebeu o triste comunicado que a esposa lhe enviou: “Salva sozinha”. Partiu imediatamente para a Inglaterra a fim de se encontrar com a esposa.

Em Edimburgh, na Escócia, o famoso evangelista D. L. Moody e seu igualmente conhecido companheiro musical Ira. D. Sankey estavam numa conferência evangelística, quando souberam da morte das filhas de Spafford, na Inglaterra.

Sankey, no seu livro “Minha vida e a História dos Hinos Evangelísticos” conta o seguinte:

“Em 1876, quando retornamos a Chicago para trabalhar, fui hospedado por algumas semanas na casa de Spafford. Durante aquele tempo, ele escreveu o hino ‘Sou feliz com Jesus’, relembrando a morte das suas filhas. (Nota: apesar desta informação de Sankey, há fortes evidências de que o hino foi escrito por Spafford em alto mar, quando viajava para encontrar-se com a esposa). O fato confortador em relação a este incidente foi que, numa das nossas missões evangelísticas no Norte de Chicago, pouco tempo antes da sua viagem à Europa, as quatro meninas haviam se convertido.”

Em 1880 um filho do casal Spafford também morreu. Abatido pelas tragédias sucessivas, o casal Spafford saiu de Chicago com a única filha que lhes restava, Bertha, e foram para Jerusalém. No dia 16 de outubro de 1888, Spafford morreu em Jerusalém, faltando somente quatro meses para celebrar o seu 60º aniversário.

A melodia com que costumamos cantar o hino 398 do Cantor Cristão foi composta por Philip Paul Bliss em 1876 e cantada por ele mesmo pela primeira vez numa cruzada evangelística em “Farwell Hall”.

Bliss, músico batista, é responsável por nada menos de 23 das melodias que cantamos no Cantor Cristão. A sua vida foi grandemente dedicada à música sacra.  Foi muito conhecido como professor de música, solista e dirigente de cânticos. Entre as melodias mais cantadas que temos no Cantor Cristão, estão as dos hinos 92, 170, 334 e 398, melodias suaves, bonitas e que se adaptam muito bem às letras com que são cantadas.

A tradução de Spafford devemos a W. E. Entzminger.

Bill Ichter

*Texto retirado do livro Se os Hinos Falassem
– ICHTER, Bill H. Se os Hinos Falassem. v.I. Rio de Janeiro. Casa Publicadora Batista (JUERP),  p.96

Se paz, a mais doce (Sou feliz com Jesus)
Horatio Gates Spafford (1828-1888)
Philip Paul Bliss (1836-1876)
Trad. William Edwin Entzminger (1859-1930)

1. Se paz a mais doce me deres gozar,
Se dor a mais forte sofrer,
Oh! Seja o que for, Tu me fazes saber
Que feliz com Jesus sempre sou!

Estribilho:
Sou feliz com Jesus!
Sou feliz com Jesus, meu Senhor!

2. Embora me assalte o cruel Satanás,
E ataque com vis tentações,
Oh! Certo eu estou, apesar de aflições,
Que feliz eu serei com Jesus!

3. Meu triste pecado, por meu Salvador,
Foi pago de um modo cabal:
Valeu-me o Senhor, oh! mercê sem igual!
Sou feliz! Graças dou a Jesus!

4. A vinda eu anseio do meu Salvador;
Em breve virá me levar
Ao céu, onde vou para sempre morar
Com remidos na luz do Senhor!

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Henrique disse:

    MARAVILHOSO O TRABALHO QUE TEM FEITO! Por favor continuem!

  2. Cleyde disse:

    Belíssimo! Glória a Deus! Onde podemos encontrar os recursos de áudio ou a partitura desse arranjo “Sou Feliz”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *