Consultores

Aqui, nesse espaço, você encontra biografias de compositores, poetas, adaptadores, intérpretes,  tradutores,  historiadores, maestros e pesquisadores que nos auxiliam com contatos, datas e informações hinológicas importantes para o desenvolver deste trabalho. 

Para contato com nossos consultores, escreva para contato@hinologia.org

Anayle Sullivan

Anaile Cardoso Souza Lima na Cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Anayle Sullivan é casada com o músico, cantor, compositor e produtor artístico, Michael Sullivan.

Ainda criança, Anayle já usava a música para traduzir seus sentimentos e a sua visão do mundo. O que ela não imaginava é que a sua afinidade com a música era o seu chamado e que se tornaria seu estilo de vida e sua profissão. Ela até cursou arquitetura, mas não concluiu, porque a música era o que a tornava plena. Dos 15 aos 18 anos, ela fez canto lírico tendo aulas com a renomada professora Vera do Canto e Mello (Fundadora da Associação Brasileira de Canto) e aprendeu a conhecer o seu instrumento: a sua voz.

Para Anayle, a música sempre será um universo desconhecido, porque a música e seus atributos são dons de Deus: “A Palavra de Deus nos diz que ‘toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto’, assim, atribuo a Ele tudo de bom que sou, faço e recebo. Temos de estudar, abrir os horizontes, nos aprimorarmos e entender que a música é um meio de comunicação do Senhor para com o mundo, ou seja, um instrumento de tradução e de inclusão. Com tamanha grandeza desse ministério de Deus para com seu povo, há sim dificuldades, mas isso faz parte da vida do cristão em geral. O Senhor nos garante que seremos perseguidos, mas nunca abatidos. O fato de ver essa verdade imperar, de saber que a Palavra de Deus permanece fiel é sempre a minha maior alegria”, declara.

Além de cantora com formação lírica, Anayle também é conhecida por compor suas próprias músicas, que somam centenas canções gravadas por grandes nomes da Música Evangélica.

Fonte: A Consultora

Anderson Costa

Anderson Costa nasceu em 21/07/1977 na Cidade de Magé/RJ.

Bacharel em Música Sacra/Regência pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1995-1999). Licenciatura em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (2010-2013).

Presidente da Associação de Músicos Batistas de Planalto Central (AMBPC). Presidente da Associação de Músicos Batistas do Brasil (AMBB).

Fonte: O Consultor

Anderson Krueger

Anderson Francisco Krueger nasceu em 16/06/1981 na Cidade de Blumenau/SC. Anderson estudou música na Fundação Cultural de Blumenau se especializando no instrumento trombone.

Pastor integrado responsável pela área musical da igreja evangélica Assembleia de Deus de Blumenau/SC, serviu ao exército brasileiro como sargento músico de 2003 à 2006, na mesma época estudou técnica de regência, harmonia e técnica de arranjo e orquestração com o maestro Wilson Fernando Góes Farago. Participou de inúmeras gravações em estúdio nas cidades de Blumenau/SC, Joinville/SC e Curitiba/PR, como trombonista.

De 2001 a 2006 foi regente do coral jovem Kades de Blumenau/SC.

No ano de 2013 foi o Regente responsável pelo Grande Coral Blumenau, que reuniu o coro da faculdade local e coros de diversas igrejas da cidade para uma apresentação natalina.

É o atual regente dos seguintes grupos: Coral UMADBLU, Banda Sinfônica Louvores Celestes (onde completa no ano de 2015, 71 anos de História), Coral Angelical (onde completa no ano de 2015, 72 anos de história) todos da cidade de Blumenau.

Fonte: O Consultor

André Souza

André Luís Souza nasceu em 14/06/1972 na Cidade do Rio de Janeiro/RJ.

André é músico evangélico desde set/1987, atuando como instrumentista, regente congregacional/coral e na criação de partituras e arranjos em geral.

Possui formação acadêmica nas áreas de tecnologia e música:
– Engenheiro Eletrônico formado pela UERJ em 2000;
– Especialização em análise de sistemas (sem titulação) pelo NCE-UFRJ em 2002;

– Analista de suporte pela Faculdade de Tecnologia SENAC-RIO em 2006;

– Professor licenciado em música pela Escola de Música da UFRJ em 2013.

Desde out/2010 ele trabalha no SERPRO (empresa federal no segmento de informática) como analista de sistemas.

Em meados de 2012 até início de 2013 (aproveitando a monografia de conclusão do curso de licenciatura em música, que pode ser baixada em https://sites.google.com/site/ferramentasgratuitasmusica/monografia), juntou um conjunto de ferramentas que permitiu a concepção dos projetos: Coletânea Cantor Cristão (https://sites.google.com/site/coletaneacantorcristao) e Coletânea Hinário para o Culto Cristão (https://sites.google.com/site/coletaneahcc); estes projetos foram iniciados como projetos da Associação dos Músicos Batistas Cariocas (AMBC) e atualmente são mantidos de forma independente por ele.

Desde 2014 é membro da Igreja Batista em Vila Jardim, Campo Grande, Rio de Janeiro – RJ.

Em meados de 2017 até o início de 2018 (cerca de 8 meses) a Coletânea Cantor Cristão teve uma grande revisão e atualização de seu conteúdo, passando a oferecer playbacks em forma de vídeos e também três opções de execução em tonalidades diferentes (original, um Tom Abaixo e Dois Tons Abaixo), bem como cifras em tons mais confortáveis e slides dos hinos – totalizando cerca de 18.000 materiais para download direto.

Fonte: O Consultor

Anne Schneider

Anne Schneider nasceu em 19/03/1946 na Cidade de Porto Alegre/RS. Graduada pela UFRGS em Piano, Órgão e Filosofia e com curso de Virtuosidade (performance) fez seus estudos musicais com o maestro Leo Schneider, seu pai. Posteriormente a nível de aperfeiçoamento, teve aulas com Renato Koch e Christophe Mantoux (França). Anne iniciou uma carreira de organista internacional desde 1989, fazendo turnês anuais pelo mundo: Alemanha, França, Suíça, Portugal, Inglaterra, Itália, Eslováquia, USA, México, Argentina, Uruguai, Polônia, Bélgica e Brasil, apresentando-se nas grandes catedrais e Festivais de Órgão Internacionais como: Guadalajara, Morelia, Pompéia, Cracóvia, Varsovia, Karlsruhe, Haina (Marburg), Bourges, Brugge, Buenos Aires, Sens, Montevidéu, São Bento (S. Paulo) Dom de Berlin, Basílicas de Köln, S. Quirino-Köln, Hasselt, Paysandu, Niterói (maior órgão da América Latina), Dijon, Blois, Dom de Altenberg, Dom St Blasien, St Georgskirche de Nördlingen, Metropolitan Cathedral de Liverpool,Pauluskirche de Darmstadt, entre outros. E para turistas em Chartres, Lausanne e na Thomaskirche de Leipzig, onde Bach repousa.

Presidiu a Associação dos Organistas /RGS por 3 vezes. Dirigiu o Conservatório de Música Leo Schneider do Colégio Americano por 9 anos, na década de 80, 2003 e 2004. Com ela como Coordenadora, se iniciou o espaço Cultural do Ipa, em 2002. Desde 1985 é a organista titular da Igreja Martin Luther. Integrou o Conselho de Música da IECLB, foi 1ª vice presidente da Associação Pró Cultura e Arte Leo Schneider(APCA). Cerca de 900 concertos. É conselheira da OSPA. Foi fundadora e 1ª vice presidente da APCA.

 O CD “A arte da Organista Anne Schneider” foi a primeira gravação de órgão na Região Sul bem como o segundo no Brasil em termos de repertório: obras brasileiras.

Teve reconhecida sua carreira em 2014, como única brasileira, na lista dos 100 melhores organistas do mundo, pelo site polonês, Organy piszczałkowe.

Fonte: A Consultora

(Camp Kirkland)

Camp Kirkland nasceu em Nashville (Tennessee), Estados Unidos.

Camp Kirkland é graduado na Universidade Estadual da Flórida (Florida State University), onde recebeu os graus de bacharel de educação musical e mestre de educação musical. Ao longo de sua carreira como educador musical lecionou no ensino médio, e níveis universitários. Sua experiência de ensino inclui banda, marcial e concerto, Orquestra Sinfônica, banda de jazz, teoria musical e outras formações.

Os principais instrumentos do Sr. Kirkland são Bombardino e Trombone. Ele é um excelente instrumentista e já se apresentou com diversos grupos como a Orquestra Sinfônica de Jacksonville, o River City Brass Band, bem como numerosas turnês de bandas e orquestras. Ele é membro das fraternidades de música Phi Mu Alpha e Kappa Kappa Psi.

Ao longo das cinco últimas décadas, Camp Kirkland tem emergido como um dos principais músicos de igreja do país. Ele é reconhecido como o pioneiro na criação de música instrumental como um meio viável na vida do programa de música da igreja. Em 1971, iniciou o programa de música instrumental na Primeira Igreja Batista de Jacksonville, Flórida. Em 1976 juntou-se a equipe de funcionários em tempo integral como diretor instrumental, a primeira posição desse tipo no país. Durante seu mandato o programa floresceu para incluir quatro orquestras graduadas e uma série de pequenos conjuntos envolvendo mais de 200 instrumentistas. Ele também criou a aclamada escola de música da igreja que atende mais de 100 alunos a cada semestre no estudo de uma variedade de instrumentos de orquestra, voz e piano. Este programa é ainda um modelo de excelência em música e eficácia no Ministério. Muitas das grandes orquestras de igrejas em todo o país são lideradas por estudantes e associados do Sr. Kirkland.

Além de ser um educador altamente qualificado e reconhecido, o professor e intérprete, Camp Kirkland tem desfrutado de uma brilhante carreira como arranjador e orquestrador. Ele tem mais de mil publicações em seu catálogo e é um importante contribuinte para as principais editoras de música de igreja hoje. Sua reputação é de ser um profissional realizador, tanto no processo criativo, no estúdio de gravação e trabalhando com programas de música nas igrejas em todo o país. O amor de Camp por Cristo é evidente em cada fase de sua arte. Músicos da igreja em todo o mundo foram abençoados não só pela sua música, mas também pelo seu testemunho com a fidelidade de Deus.

Todos estes grandes feitos e bem merecidas honras, na educação, desempenho musical e ministério da igreja culminaram em Camp Kirkland comprometer uma parcela significativa do seu tempo e habilidade para levar a mensagem do Evangelho para além de fronteiras. Ele tem levado coros, orquestras e bandas de jazz em projetos de missões ao redor do mundo, compartilhando a alegria universal da música, combinados com a verdade eterna de Cristo. Deus abriu esta porta através do Projeto de Missões Globais, sem fins lucrativos concebidos para assumir músicos cristãos em missões. Camp tem servido como o diretor musical do (PMG) GMP, desde a sua criação. Desde o seu início em 2003, a (PMG) GMP assumiu 8.000 músicos em projetos de missão onde Deus abençoou tremendamente através do evangelismo e encorajamento para o corpo de Cristo.

Camp Kirkland continua seu ministério de música dinâmica, assistido por sua esposa Fran, através da Camp Kirkland Productions (Produções Camp Kirkland), localizado em Nashville, Tennessee.

Fonte: http://campkirkland.com/bio.htm

Tradução: Equipe Hinologia Cristã

Débora Giestas

Débora Giestas Fernandes nasceu na Cidade de Vitória/ES.

Licenciada em Educação Artística, Pós-Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).  Atualmente, cursando Direito na UVV – prevista a formatura para 2018.

Se converteu em 1980, na Igreja Cristã Maranata (ICM) de Vila Velha 1.

Iniciou tocando violão nos cultos e em visitas nos lares, posteriormente foi chamada para participar do Grupo de Louvor da Igreja. Débora se declara testemunha viva de que Deus habita entre os louvores. “Porém tu és santo, tu que habitas entre os louvores de Israel. Salmo 22.3” e, até hoje presencia o poder da verdadeira adoração: “Grande é o Senhor! ”

Conheceu seu marido Roberto Cezar Fernandes, (mais conhecido como Betinho), na igreja de Vila Velha I. Se casaram em 1986 e juntos trabalharam por muitos anos com o Louvor de Crianças e Adolescentes. Participaram da formação do 1º Grupo de Adolescentes da Igreja de Vila Velha I. Foi um trabalho com muita dedicação e alegria. Vivenciaram o poder do louvor para alcançar os corações necessitados.

Débora e Betinho sempre estiveram muito envolvidos com o louvor, em especial na composição de hinos. Podemos citar: “Cada dia que eu vejo o sol”, “Cristo é o Senhor”, “Deus é nosso auxílio”, “Gesto de amor”, “Meus passos vêm, Senhor guiar”, “O Rei é nosso parente”, “Um dia um nobre homem partiu”; Alguns deles figurados na Coletânea de Hinos da Igreja Cristã Maranata.

Débora também é adaptadora de hinos (Castelo Forte e Deus dos antigos), que foram gravados no CD “Castelo Forte”, do Grupo de Louvor da Igreja Cristã Maranata de Marataízes/ES.

Fonte: A Consultora

Deco Marin

Zedequias Marin nasceu em 26/11/1968 na cidade de São Paulo/SP. Bacharel em Filosofia pela UNACH – Chile, Bacharel em Música pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestrando em Regência pela USP. Possui títulos de: Proficiência plena em Inglês pela Michingan University, em Espanhol pela UAP – Argentina e Nível Avançado em Francês pelo Instituto de Français Langue Éstramgère, Sistemas MIDI pela Synthex Musical Softwares, Especialista em Pro-tools, Sibelius e Regência Coral.

Possui experiência como Co-Produtor do CD “O Amor Que Pode Tudo” do Quarteto Athus, CD “Filipenses 4:13” do Kyrie Vocal, Professor de Música e Línguas, Técnico de Estúdio, Violonista e Pianista.

Entre publicações e palestras estão:

  • Livro: Como formar um coral de Sucesso,
  • Palestra: Características de um bom regente
  • Oficina: Canto Coral: Uma proposta Exequível de Musicalização
  • Palestra: Paradigmas da Música Eclesiástica
  • Palestra: Breve Introdução à História Universal da Música
  • Projeto de Pesquisa: Novas Matrizes de Ensaio para Coral Amador
  • Teste de mestrado: O Uso dos Recursos Tecnológicos no Ensaio Coral

Deco Marin também Idealiza e mantém o site: www.kitdeensaio.com.br

Fonte: O Consultor

Elieny Mees

Elieny Mees nasceu em 21/11/1974 na Cidade de Domingos Martins/ES.

Filha de Marlene Kiefer Mees e Aplheu Mees, Elieny foi criada em lar evangélico, inicialmente na Igreja do Evangelho Quadrangular, e depois foi para a sua atual igreja, Igreja Cristã Maranata (ICM), onde foi batizada nas águas em 1986, na sua Cidade Natal.

Elieny tem sido inspirada por Deus a compor muitos hinos e cânticos; hoje pode-se contar mais de 20 escritos. Os mais conhecidos e amplamente cantados nas Igrejas Cristãs Maranata são:

  • Buscar-te-ei, Senhor
  • Confira e Ora
  • De Saber
  • Grandes coisas fez o Senhor por nós
  • O grande amor do meu Senhor
  • Olha

Alguns citados acima foram arranjados por Janne Gonçalves e gravados pelo Quarteto feminino Virtude.

Elieny toca piano, violão e ensaia o grupo de louvor de sua igreja local, na Cidade de Domingos Martins/ES.

Fonte: A Consultora

Gerson Ortega nasceu na Cidade de São Paulo/SP.

Gerson é pastor, músico, compositor, ministro.

Começou seu ministério em uma das equipes de Vencedores por Cristo, na década de 70, onde teve uma importante atuação, principalmente como arranjador, tendo trabalhado durante anos com nomes relevantes da música cristã brasileira, como Sérgio Pimenta, Guilherme Kerr, Jorge Camargo, Nelson Bomilcar, entre outros. Em VPC, Gerson trabalhou na produção de discos importantes como “De Vento em Popa”, “Tanto Amor”, “Série Louvor”, entre outros. Desde então participou do Grupo Semente, e atualmente tem um ministério juntamente com seus 3 filhos, Rafael, Matheus e Pedro.

Tem desempenhado um importante papel como “pai espiritual” e discipulador de muitos ministérios e ministros de louvor em nosso país e até mesmo fora dele. Já colaborou na produção de projetos de muitos ministérios, entre eles Koinonya, Asaph Borba, etc.

Se formou em medicina pela Escola Paulista de Medicina, com formação na área de Cirurgia Geral e Gastroenterologia.

Serviu como missionário por muitos anos no exterior juntamente com toda sua família.

Atualmente, é pastor da Comunidade Cristã da Família, viaja por todo o mundo realizando conferências de adoração, e também tem um ministério em família junto com seus filhos, Rafael, Matheus e Pedro.

Fonte: http://iacabrasil.com/gerson-ortega/

Giancarlo de Souza

Giancarlo de Souza nasceu em 30/08/1968 na Cidade de Ibiá/MG.

Bacharel em canto pela Universidade Federal de Minas Gerais, entre seus professores vocais podemos destacar o professor e cantor Stephen Bronk. Sua extensão de voz é raríssima (si bemol menos 1 ate fa3).

Iniciou os estudos musicais aos 7 anos como violonista autodidata. Já na adolescência descobriu-se cantor (sendo orientado por alguns professores cantores) desde então por sua percepção apuradíssima além de cantar também exerce a função de professor Técnica Vocal.

Por sua experiência prática desde o princípio do Bacharelado exerceu a função de Orientador de técnica vocal do Coro de Câmara da UFMG e participante da comissão organizadora do mesmo coro de 1998 a 2003. Seu talento é reconhecido por eruditos, populares e colegas de trabalho como o Maestro Silvio Viegas que afirmou sobre ele: “Trata-se, portanto, de um cantor com uma voz diferenciada, boa formação artística e musical, e que poderá figurar, em breve, entre os grandes cantores de ópera deste país.” Em 1997, na liderança do Coro Jovem ,recebeu a “Comenda Rômulo Paes “em reconhecimento de sua contribuição cultural para a cidade de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais (Brasil) . Foi convidado a lecionar na Universidade Federal de Mato Grosso devido a excelente interpretação na ópera A Flauta Mágica em 2006

Desde ano 1999 até atualmente integra o elenco do Coro Lírico do Palácio das Artes ( Belo Horizonte – MG) . Junto ao Coro Lírico tem se apresentado pelo interior de Minas Gerais, estado de São Paulo (OSESP), Rio de Janeiro, e principais capitais do país um variado repertório de óperas e oratórios.

Fonte: O Consultor

Janne Gonçalves de Oliveira nasceu em 09/09/1972 na Cidade de Goiânia/GO.

Mestre em Música pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em Pedagogia do Piano (Conservatório Brasileiro de Música), e bacharel em música pela FAMES (Faculdade de música do Espírito Santo). Atualmente leciona nas Escolas de Música Gabriel Camargo e na FAMES.

Dirige o Quarteto Feminino “Virtude” e possui uma gama de arranjos para coro e orquestra utilizados nas Igrejas Cristãs Maranata (ICM). Tem dois CDs gravados, sendo “Louvai ao Senhor – Jesus Virá” e “Confia e Ora”. Atualmente reside em Vila Velha, Espírito Santo.

Fonte: A Consultora

José Luís de Aquino realizou seus estudos de órgão com os Professores Ângelo Camin e Gertrud Mersiovsky e de piano com Alfredo Cerquinho. Em Paris, estudou com a organista Suzanne Chaisemartin, discípula de Marcel Dupré.

Bacharel em Órgão pela Faculdade Santa Marcelina.  Mestre em Música – Órgão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP.

Atuou em Festivais Internacionais em diversas cidades da França, Alemanha, Áustria, Suíça, Polônia, Itália, Holanda, Espanha, Portugal, Hungria, Bélgica, Argentina, Uruguai, Chile, Israel, México e Bolívia.  Na França, apresentou-se, entre outros locais, no Auditório Marcel Dupré, nas Catedrais de Chartres, Dijon e Notre-Dame de Paris.

Por 15 anos, foi docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Em 1986, foi contemplado com o Prêmio “Revelação”, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 1998, recebeu da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo o “Prêmio Carlos Gomes”, como melhor solista instrumental.

De 1996 a 2002, apresentou na Rádio Cultura FM de São Paulo, o programa “Toccata”, dedicado ao repertório organístico; apresentou também o programa “Escrita Musical e Improvisação” na Rádio USP FM ao longo de cinco anos.

Fez parte da Comissão de Música da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Em 2019 participou como organista do Concerto do Coral Evangélico de São Paulo, na inauguração do Órgão Greinzing (USP) na Catedral Evangélica de São Paulo, estreando a obra “Jesus, minha alegria” de Miriam Carpinetti. Participou também do Seminário da SOEMUS (2019) e do Encontro Nacional de Organistas, realizado pela ABO, em recital solo, e ao lado do Coral Evangélico sob a regência da Prof.ª Dorotéa Kerr.

Desde 2002 é Professor Doutor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Fonte: O Consultor

Jouberto Heringer

Jouberto Heringer da Silva nasceu em 10/04/1964 na Cidade do Rio de Janeiro/RJ. Jouberto é pastor e professor desde 1987. Com graduação em Teologia (SPS-Campinas/1985), Letras (UFRJ/1992), Filosofia (UERJ/1991), e possui Mestrado em Ciências da Religião (Mackenzie/2014). Atualmente atua como Capelão e Professor na Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, onde tem trabalhado nas áreas de Teologia do Culto e Filosofia da Linguagem. É pároco auxiliar na Igreja Presbiteriana de Jacarepaguá (RJ), poeta e livre pensador.

Fonte: O Consultor

Juliana Resende

Juliana Resende Peçanha nasceu em 29/04/1977 na Cidade de Vila Velha/ES.

Filha de Juraci Resende Peçanha e Salvador Peçanha Filho. Neta de Albertino Alves de Rezende e Maria Rita de Assis / Salvador Peçanha e Hulda Pinudo Peçanha.

Foi membro da Igreja Batista Monte Sinai, em Jaburuna, Vila Velha-ES, onde foi apresentada ao Senhor. Foi para a Igreja Cristã Maranata (ICM – Vila Velha 1) por volta dos 3 anos de idade, depois para ICM – Glória 2, e voltou para Vila Velha 1, aos 7 anos de idade.

Formada em Língua Inglesa e Literatura da Língua Inglesa (Letras/Inglês) pela Universidade Federal do Espirito Santo (UFES) em 25/09/1999. Deu aula de inglês em várias escolas e atualmente trabalha coordenando a equipe de tradutores voluntários da Rádio Maanaim.

Na Igreja de Glória 2 foi ovelha dos pastores Jairo Gomes Coelho e Mauro Rodrigues da Costa. Em Vila Velha 1 teve pastores como Amadeu Loureiro Lopes (que a batizou no dia 26/12/1993 – com 16 anos); Fabio Rangel; Diniz Cypreste; Forland Almeida e Josias Rocha da Silva Junior. Em Vila Velha 1 teve o prazer de conhecer pioneiros como Sr. Abílio Gueiros e Sara Gueiros, (Pais do Pr. Gedelti Gueiros), D. Catolina (mãe de Pr. Mauro); Sr. Alcari Simões (sogro do Pr. Amadeu Loureiro Lopes); Pr. Edward Hemming Dodd (morava no Rio de Janeiro e sempre visitava Vila Velha 1).

Sempre amou louvar ao Senhor, cantava no grupo de crianças e depois fez parte do grupo de adolescentes que cantou no Maanaim de Domingos Martins (Local de Encontros e Reuniões da Igreja Cristã Maranata) em 1994. Toca flauta e faz aula de canto a 7 anos. Conheceu a maestrina Lusalva Santos e a pianista Janne Gonçalves, quando as duas ensaiaram o Grupo de Louvor de Vila Velha 1 (em períodos diferentes) estreitando a amizade com elas. Canta no Grupo de Louvor de sua igreja e no Grupo de Aperfeiçoamento do Louvor (GAL), sob direção da pianista Janne Gonçalves.

A herança musical é de família, pois seu avô, que era barítono, cantava no coral da igreja Batista da Glória (cantava desde o baixo profundo, ao tenor mais agudo) e tocava diversos instrumentos, de ouvido, sem nunca ter feito uma aula de música; Seus pais também cantaram no coral da Igreja Batista da Glória, em Vila Velha e depois em Vila Zath – SP (a mãe, mezzo-soprano, e o pai, baixo); seu pai fez parte de dois quartetos masculinos (um com seus amigos, outro com os primos Josias, Josemir e Gessé).

Conheceu os compositores Débora e Betinho (Débora Giestas Fernandes e Roberto Cézar Fernandes) em Vila Velha 1 ainda criança, pois eles ensaiavam o grupo de crianças e o de adolescentes. Presenciou o “nascimento” de vários hinos e cânticos, tais como:

  • Amigo Perfeito – (Mariana Campeão, Débora, Betinho e Andreza)
  • Cada dia que eu vejo o sol – (Débora e Betinho)
  • Cristo caminhava em direção à cruz – (Débora e Betinho)
  • Eu sou o alfa – (Débora, Betinho e Andreza)
  • Eu te amo, meu Jesus (Amadeu Loureiro Lopes e Roberto Cézar Fernandes)
  • Onde está o Cordeiro? (Amadeu Loureiro Lopes e Roberto Cézar Fernandes)
  • Oh! Quão bom e quão suave é – (Amadeu Loureiro Lopes e Roberto Cézar Fernandes)
  • Onde estaria eu? – (Roberto Cézar Fernandes)

Fonte: A Consultora

Leila Gusmão

Leila Christina Gusmão dos Santos nasceu em 07/05/1961 na Cidade de Niterói/RJ.

Revisora/Copidesque II na Graça Artes Editora. Pós-graduada em Língua Portuguesa, com ênfase em Linguística textual e semântica pela Universidade Veiga de Almeida (UVA/RJ); graduada em Letras (Português-Literatura) pela Faculdade de Humanidades Pedro II (FAHUPE/RJ); graduada em Música Sacra pela Faculdade Batista do Rio de Janeiro (FABAT/RJ). Extensão universitária pela UVA/RJ, em Formação em Revisores de Textos; Técnico em Piano pelo Conservatório Brasileiro de Música/RJ e Musicalização pela PROARTE/RJ. Exerceu por 15 anos a atividade de redatora/editora da revista Louvor/CBB, especializada em música sacra abrangendo artigos, partituras e reportagens. Vivência em revisão de hinários (partituras e textos), MIDIS, livros e artigos em geral.

Fonte: A Consultora.

Liséte Espíndola

Liséte Espídola Couto nasceu em 02/06/1952 na Cidade de Santos/SP.

Aos 9 anos recebeu uma bolsa de estudos para o Piano, através de sua igreja: Igreja Evangélica Congregacional de Santos, onde seu tio Rev. Augusto Paes de Ávila era pastor. Ao receber esta benção, ela mesma afirma que sua vida mudou pois agora desfrutava da alegria de poder tocar um instrumento, o piano, o qual, desde então, toca com maestria e humilde desejo e gratidão pela oportunidade de servir a Deus.

No decorrer dos tempos de estudo, por duas vezes recebeu o Premio Governador do Estado, como melhor aluna de piano. Aos 23 anos fundou sua própria escola de música em Santos.

Liséte Espíndola Couto possui três especializações pela Faculdade de Música e concluiu três cursos de master-class​, em piano. Gravou três CDs solo e participou de mai​s de 20 CDs como diretora musical, instrumentista e arranjadora.

É pianista de sua igreja e também participa, como instrumentista convidada, dos cultos em várias igrejas. Atualmente mora em São Bernardo do Campo, SP.

Publicações de Arranjos de Liséte Espíndola em nosso site www.hinologia.org

Deus da Vida

Quando em casa descanso – (When quiet in my house I sit)

Fonte: A Colaboradora

Lucas Nasto

Lucas Nascimento nasceu em 02/01/1991 na cidade de Guarapari/ES. Designer Gráfico autodidata e estudante de Direito pela faculdade Pitágoras de Guarapari .

É pertencente a comunidade evangélica desde seu nascimento, sendo membro da Igreja Cristã Maranata, atualmente no bairro São Gabriel. Seus pais Alaci B. Nascimento e Jorge P. Nascimento são membros ativos na região participando da fundação de diversas igrejas nos bairros de Guarapari e cidades circunvizinhas.

Desde muito cedo, adquiriu aptidão para ilustração realizando alguns trabalhos, até então por hobby. Em 2009 ingressou no curso de Design Gráfico da UFES, cursando 6 semestres, onde teve oportunidade de ingressar no mercado de trabalho da área de publicidade onde atua até hoje.

Fonte: O Consultor

Magali Leoto

Magali Andrade Henriques Leoto nasceu em 21/07/1959 na Cidade de Birigui/SP.

Atua em todas as denominações evangélicas no Ministério Fortalecendo a Família, entre juventude, casais e família nas áreas de ensino liderança e aconselhamento. Foi missionária em entidades como Vencedores Por Cristo e SEPAL – Servindo aos Pastores e Líderes. Formada em Educação Artística (Fac. Santa Marcelina, SP), Música Sacra (Fac. Teológica Bat. SP) e Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua em Psicologia Clínica e Coaching. É casada com Sergio desde 1982 e tem uma filha chamada Jessica. São membros e missionários das Igrejas Batista de Alphaville e também IBAB – Igreja Batista de Água Branca.

Fonte: A Consultora

Magnus Carlos

Magnus Alexandre Carlos nasceu em 19/12/1980 na cidade de Vitória/ES. Mora em Buenos Aires, Argentina, desde 1989. É músico e cantor amador, e estudou Ing. de Sistemas da Informação na Universidad Tecnológica Nacional (UTN). Como tradutor literário, faz parte de uma equipe de Tradutores de Louvores em Espanhol, que gera material para membros da Igreja Crista Maranata no Exterior do Brasil. Colaborou com a tradução da coletânea de hinos da Igreja Crista Maranata para o espanhol, traduzindo e adaptando mais de 700 hinos.

Casado, pai de 2 filhas, atualmente trabalha como Gerente Administrativo em Hewlett-Packard Argentina, além de ser desenvolvedor e administrador de várias páginas web.

Fonte: O Consultor

Marcelo Fiedler

Marcelo Fiedler nasceu em 01/12/1981 na Cidade de Santa Rosa/RS.

Se formou como bacharel em teologia pela ULBRA Canoas/RS em 2004. Em 2006 se formou como especialista em teologia pelo Seminário Concórdia de São Leopoldo/RS, graduação para ser pastor na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB). Atuou como pastor em Caxias do Sul/RS e agora em Gramado. Começou a aprender música aos 9 anos de idade. Não possui graduação, é somente um amante desta arte. Como pastor, tem a oportunidade de ensinar música a todas as pessoas. Possui um canal no Youtube com gravações instrumentais, especialmente para hinos tradicionais.

Marcelo é casado com Gracieli Fiedler. Atualmente reside em Gramado/RS.

Fonte: O Consultor

Nelson Mathias

Nelson Mathias Silva nasceu em 05/09/1940 na Cidade de Santos/SP.

Iniciou seus estudos musicais no Conservatório Municipal de Presidente Prudente-SP, no curso de piano, harmonia, percepção musical, história da música, pedagogia musical, análise musical e canto coral.

Estudou regência coral com Umberto Cantoni (SP), Levino Ferreira da Alcântara (DF), Orlando Leite (DF), Robert Pratt (USA), Robert Chambless (USA), H. J. Koellreutter (Alemanha) e John Nechilling (RJ). Participou dos cursos Internacionais da Pró-Arte.

Licenciatura em Educação Musical pelo Instituto Villa-Lobos/MEC. Comunicação Social pelo Centro de Ensino Universitário de Brasília.

Formou o Coral Masculino Santo Inácio de Loyola de Presidente Prudente em 1958, além de gravações, realizou concertos em mais de 100 cidades dos Estados de São Paulo, Paraná e Rio de Janeiro até 1967.

Como regente do Coral do SESI de Brasília, participou de várias solenidades do Governo Federal, através da Presidência da República, Ministério do Exército (Cavalaria, Infantaria, Comunicações, Engenharia), Ministério da Saúde, da Justiça, do Trabalho, Comunicações, Aeronáutica, Câmara dos Deputados, Liga da Defesa Nacional, Cúria Metropolitana de Brasília, Governo do Distrito Federal, além de gravações na TV Globo, TV Tupi, TV Educativa, RCA (disco enviado pela Confederação Nacional da Indústria a todas as embaixadas do Brasil no Exterior bem como às Embaixadas estrangeiras no Brasil). Concertos realizados em quase todas as Capitais brasileiras, Festivais Nacionais e Internacionais.

Formou corais de 600, 800, 1.000, 1.500 e 6.000 vozes em várias solenidades educacionais no Distrito Federal.

Como regente e professor da Universidade Federal da Paraíba, realizou concertos em Aracaju, Maceió, Recife, João Pessoa, Natal, São Luís, Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília.

Foi regente do Coral da Universidade de Brasília e participou de vários festivais nacionais e internacionais, tournée pelos Estados do Nordeste Brasileiro (1985).

Ministrou cursos de Regência Coral, promovidos pela FUNARTE, em várias cidades brasileiras: Manaus, Macapá, Belém, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Campina Grande, João Pessoa, Presidente Prudente, Anápolis, Goiânia, São Paulo e Nova Friburgo (RJ).

1º lugar do Concurso de Corais, como regente do Coral da UnB, promovido pelo Jornal do Brasil (1984), além de melhor interpretação da peça de confronto.

Foi Supervisor de Educação Musical do Distrito Federal e é professor da Fundação Educacional do DF e da Fundação Brasileira de Teatro.

Fonte: O Consultor

Paulo Franke

Paulo Franke nasceu em 06/10/1943 na Cidade de Pelotas/RS.

Filho de Pais Anglicanos. Sempre que Paulo chegava à Igreja, a primeira coisa que fazia era ver os números dos hinos a serem cantados no culto, afixados em uma tabuleta à esquerda. Ficava feliz quando os hinos em questão eram conhecidos. Usavam, naquele tempo, o hinário mais antigo do Brasil, o “Salmos e Hinos”, do qual outros hinários fartaram-se em copiar. Mais tarde ingressou, aos 18 anos, no Exército de Salvação, onde, no respectivo hinário, chamado “cancioneiro”, constatava a presença de muitos dos hinos do “Salmos e Hinos”, junto com hinos próprios, escritos por autores ingleses, de onde procede a igreja-organizacão.”

Seu ministério foi pleno de música. Participou de musicais maravilhosos onde representou o apóstolo  Pedro em dois deles. Formou grupos musicais igualmente  nos Corpos (igrejas) salvacionistas onde foi pastor, no Brasil, Portugal e EUA.

Com jovens, os coros da época ou conjuntos como os “Vencedores por Cristo” ou “Jovens da Verdade”, além de outros, eram utilizados para a benção das congregações nos cultos ou festivais.

Participou como membro de revisões do hinos salvacionistas para as novas edicões do Cancioneiro (hinário) salvacionista do Brasil.

Foi transferido para o Exército de Salvacão na Finlândia, terra de sua esposa, e lá o ministério que desenvolveu foi também muito musical.. Iniciou, ao chegar, um Internacional Coral Gospel, aberto a todos os jovens adultos que quisessem participar. Durante sua existência, mais de 300 pessoas o fizeram, o que foi marcante.

Hoje, aposentado, a música sacra continua parte de sua atuação, traduzindo principalmente hinos do inglês para o português, do farto repertório de sua igreja, a serem cantados em “brigadas de cantores” (corais) no Brasil.

Podemos encontrar histórias de hinos, biografias e materiais referentes à música sacra evangélica em seu blog: https://paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com

Fonte: O Consultor

Renato Brito

Carlos Renato de Lima Brito nasceu em 22/07/1979 na cidade de Belém/PA.

O pastor Carlos Renato de Lima Brito tem atuado há 13 anos no ministério pastoral com ênfase em música na Igreja. Tem bacharelado em Teologia pela Faculdade Kurios e Curso Livre de Teologia pelo Seminário Batista do Cariri. Possui Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e é mestre em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Atua como compositor, arranjador, regente, pesquisador e docente no ensino superior nas áreas de Educação Musical e Música nas Igrejas Evangélicas. É multi-instrumentista e tem experiência na organização de eventos pedagógico-musicais, bem como na coordenação de projetos de ensino de música. É casado há 15 anos com Elaine Brito, que também atua como professora de música, e pai de Amanda, Eliel e Ana Glória.

Fonte: O Consultor

Roberto Cezar Fernandes

Roberto Cezar Fernandes nasceu em 18/11/1959 na Cidade de Mantena/MG.

Nascido em berço evangélico, teve o seu primeiro contato com a Igreja Cristã Maranata (ICM), ainda em Mantena, quando visitou, juntamente com sua mãe, um trabalho da igreja, que era na casa do Sr. Waldir Pereira. Em 1971, mudou-se para Vila Velha, indo primeiramente na Igreja Maranata da Toca, cuja imagem maior registrada foi o sorriso do Pr. Itamar Médici dirigindo o período de louvor. Posteriormente, passou a frequentar a ICM de Vila Velha 1. Constatando no primeiro culto que havia algo muito diferente no ambiente do culto: “A presença de Deus”.

Foi membro da ICM de Vila Velha 1 de 1973 até 2010. Nesta mesma igreja, deu seus primeiros passos na música em 1976. No convívio com os irmãos, cujo grande influenciador e importância nesse aprendizado foi Francisco de Assis “Doda”, que foi o primeiro contrabaixista da denominação. O apelido de Roberto Cézar entre os amigos e instrumentistas é “Betinho”.

Deus usou Betinho na composição de alguns hinos e alguns estão presentes na Coletânea de Hinos da Igreja Cristã Maranata:

  • Em meu coração
  • Gesto de amor
  • Não estou só
  • Nesta hora em oração
  • Onde estaria eu?

Alguns hinos, com melodia de Roberto Cézar Fernandes e letra de Amadeu Loureiro Lopes:

  • Eu te amo, meu Jesus
  • Onde está o Cordeiro?
  • Oh! Quão bom e quão suave é

Atualmente congrega na Igreja Cristã Maranata de Praia da Costa IV.

Fonte: O Consultor

Rosângela Couto

Rosângela Couto Gonçalves Costa nasceu em 20/08/1962 na Cidade de Bom Jesus do Itabapoana/RJ.

Filha do Pastor Felisberto Vieira Gonçalves e Damaris Couto Gonçalves.

Formada em Direito pela Universidade de Vila Velha (UVV) – Superior em Letras – Português pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Sua mãe foi Organista, Regente de Coral e fundadora da “Liga Juvenil” na Igreja Presbiteriana da cidade de Carabuçu /RJ, onde residiu antes de mudar-se para a cidade de Bom Jesus do Itabapoana, bem como continuou desempenhando tais funções nas 1° e 2° Igrejas Presbiterianas de Bom Jesus, até a sua ida para a Igreja Cristã Maranata (ICM), sendo seus filhos criados com o louvor ao Senhor em suas vidas, desde pequenos.

Estudou piano clássico desde os 7 anos de idade no “Conservatório de Música Clássica” de Bom Jesus do Itabapoana, filiado à “Escola Brasileira de Música do Rio de Janeiro/RJ”, onde concluiu o curso de piano clássico e teoria musical.

Fez parte do grupo de instrumentistas das Igrejas Maranatas de Vila Velha (1ª Igreja) e da Igreja de Jardim da Penha (1ª Igreja) por longos anos, bem como dirigiu os grupos de louvor de ambas as igrejas, tanto como instrumentista, como arranjadora, onde procurava auxiliar na confecção dos arranjos, colocação e ensino de vozes (soprano, contralto, tenor e baixo) aos participantes do Grupo vocal.

Hinos que constam no Hinário da Igreja Cristã Maranata (ICM) cujas melodias são de sua autoria:

1) Cântico de Vitória (Meu coração engrandece ao Senhor) – Letra de Ana Paula Vieira

2) Ouve, pois, Israel! – Letra de Adelinda Simões Lopes

3) Vou guiar-te à uma rica fonte de águas cristalinas – Letra de Lúcia Queiroz e Sousa

 Fonte: A Consultora.

Samuel Lourenço

Samuel Lourenço dos Santos nasceu em 06/08/1958 na Cidade de Santos/SP.

Samuel iniciou as atividades musicais aos 9 anos, participando como percussionista na Banda da Igreja Assembleia de Deus. Aos 16 anos iniciou curso de música, atuando como contrabaixista em Bandas e Grupos de Louvor por 20 anos. Bacharel em piano pela Fundação Lusíada – Santos/SP – 1999.

Em 1985 participou do Curso de Expansão Cultural de Regência Coral, Formação de Coro Infantil e Técnica Vocal sob a direção de Alexandre Zilahi, Eduardo Murad, Roberto Martins. De 1986 a 1989 participou de cursos de regência pela Secretaria da Cultura e Departamento de Artes e Ciências Humanas de São Paulo, sob a direção de: Hermelino Neder,1986 (Regência), Arrigo Barnabé (Composição Musical), Samuel Kerr (Regência Coral), 1987 – Abel Rocha (Regência), Gisele Cruz (Coro Infantil), Luiz Marchetti (História da Música), Mara Campos (Prática Coral e Dinâmica de Ensaio), Reynaldo Puebla (Artes Cênicas para Coro); 1988 – com Umberto Cantoni e Abel Rocha. Em 1989 “A Técnica e a Ética de Reger” com Jamil Maluf.

1995 – Curso de Regência Orquestral com prof. Maestro Eleazar de Carvalho em São Paulo/SP.

1996 – Participação no Primeiro Choral Fest, realizado pela Universidade Bandeirante de São Paulo, com os professores: Lorenzo Mammi-USP (Música Coral Brasileira); Dr. John Silantien Universidade do Texas (Atuais Tendências na Composição Coral Americana e Questões Práticas na Interpretação Barroca Através dos Corais do Messias de Haendel).

1988 a 1993 – Técnica Vocal, em São Paulo, com Prof. Francisco Campos Neto.

1999 – Convenção Internacional de Regentes de Coros em Brasília-DF, através do Dep. de Música da Universidade de Brasília, sob a coordenação do Dr. David Junker e participação de: Carlos Alberto Pinto Fonseca (Brasil), Dr. Gene Brooks (EUA), Dr. James Moore (EUA), Dr. Tim Brimmer (EUA), Elza Lakschevitz (Brasil), Henry Leck (EUA), João Wilson Faustini (Brasil/EUA), Jon Washburne (Canadá), Samuel Kerr (Brasil). Stanley DeRusha (EUA) e Tércio Junker (Brasil/EUA).

Samuel é Regente Titular do Coro Evangélico de Santos desde abril de 1988; Regente do Coro da Igreja Presbiteriana de São Vicente/SP desde 2012.

Samuel Lourenço participa dos Seminários da SOEMUS (Sociedade Evangélica de Música Sacra) desde 1990.

Samuel é casado e tem três filhos; reside em São Vicente/SP. 

Fonte: O Consultor

Tiago Rigo Thompson

Tiago Rigo Thompson nasceu na cidade de Montanha/ES em 22/02/1985. Casado desde março de 2008 e pai de dois filhos. Atualmente mora na cidade de Vitória/ES, Brasil. É músico e cantor amador e ministra aulas de teoria musical, teclado e violão voluntariamente desde 2004. Formando em Sistemas para Internet pela Universidade Estácio de Sá e Desenvolvedor Web pelo Programa S2B Microsoft. É especializado em WordPress, aplicativo de sistema de gerenciamento de conteúdo para web. Trabalhou como Instrutor de Ensino Profissionalizante em Instituições como Microlins, CIEE, Instituto Genesis dentre outros, além de manter vários sites na web.

Atualmente tem seu trabalho voltado ao Desenvolvimento Web, na Conexos Consultoria e Sistemas, Vitória ES, Brasil.

Fonte: O Consultor