Luiz Otávio do Carmo

Natural de Sorocaba/SP, iniciou seus estudos musicais na infância, aos 6 anos de idade, sob influência de sua avó, Martha Matheus da Silva, que foi organista por muitos anos na 4ª Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba/SP.

Estudou com vários professores entre eles: Léia dos Santos, Neila Fontão e também estudou na Escola Musical “Do, Ré, Mi” em Sorocaba/SP, onde recebeu orientação da prof.ª Márcia Arruda, no estudo do piano.

 Formou-se no curso de Piano Erudito pelo Conservatório Dramático e Musical “Dr. Carlos de Campos” de Tatuí/SP, sob a orientação da Prof.ª Leila Mutanen em 2005. Também é formado no mesmo conservatório no curso de Teclado.

Na mesma instituição de ensino musical teve a oportunidade de fazer aulas de música de câmara com o cravista Prof. Dr. Pedro Persone, com a cravista Prof.ª Maria Eugênia Sacco e com a pianista Prof.ª Eliana Wagner, onde adquiriu experiência em acompanhar cantores e instrumentistas.

Foi pianista contratado pelo conservatório de Tatuí para tocar para vários coros, obtendo grande experiência na correpetição coral.

Foi pianista por mais de 15 anos da 4.ª Igreja Presbiteriana Independente de Sorocaba/SP. Foi pianista do Coral Evangélico de Sorocaba.

Desde 2001 é professor concursado de teclado e piano na Escola Municipal de Música “Enoque da Silva” da cidade de Alumínio/SP. Ajudou a organizar o Coro Municipal “Conversa Afinada”, da cidade de Alumínio em 2000..

 Faz parte da comissão de revisão de partituras do Hinário “Cantai Todos os Povos” (CTP) da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (IPIB), como revisor e arranjador na 2a edição de 2006 e na 3a edição em 2017.

A Riqueza Histórica, Cultural e Musical de Nosso Hinário – Luiz Otávio do Carmo

 Foi pianista em 2006 e 2007 do Coral Sinfônico “Da Boca Pra Fora” e do Coro de Câmara, ambos do Conservatório de Tatuí/SP, tocando um repertório eclético, trabalhando com o maestro Cadmo Fausto Cardoso.

Tem participado das Conferências da Sociedade de Hinos dos Estados Unidos e Canadá (The Hymn Society in the United States and Canada), esteve em Ottawa/Canadá, 2007; Berkeley/USA, 2008; Columbus/USA, 2014;  New Orleans/USA 2015; Redlands/CA, USA,2016;  e em Waterloo, Ontário/Canadá em 2017, a convite do Maestro Rev. João Wilson Faustini.

Teve oportunidade de tocar nos cultos da St. Paul Presbyterian Church, em Newark, New Jersey/USA, em 2007, 2008 e 2014. Em 2010 esteve em Grand Rapids, Michigan/USA participou do Simpósio sobre “Música e Adoração”, no Calvin Institute of Christian Worship.

Foi pianista e organista da Catedral Evangélica de São Paulo – São Paulo/SP (1ª IPI de São Paulo) de 2008 a 2018.

Em julho de 2017 em uma Sectional, dentro da Conferência da Sociedade de Hinos dos Estados Unidos e Canadá (The Hymn Society in the United States and Canada), em Waterloo/Canadá, junto com o maestro Rev. João Wilson Faustini e o maestro Márcio Lisboa, fizeram a apresentação do trabalho de revisão, correção e da nova edição do hinário “Cantai Todos os Povos”, trabalho realizado entre (2012 – 2017).

Em Janeiro de 2018 foi convidado para tocar em igrejas no Canadá, tocou na Bedford United Church, em Halifax/Nova Scotia; na St. Paul’s United Church, em Milton/ Ontário e no Atlantic School of Theology, em Halifax/Nova Scotia.

Formado em Licenciatura em Música, pela UNISO (Universidade de Sorocaba). Estudou órgão de tubos com os professores Kenny Simões e Nelson Silva. Foi aluno do curso de Difusão Cultural – Órgão do Departamento de Música da ECA-USP (Universidade de São Paulo), na classe do Dr. José Luís de Aquino de 2014 a 2016.

É organista/pianista oficial da SOEMUS (Sociedade Evangélica de Música Sacra), atualmente é vice-presidente e tem participado de seus seminários e eventos desde 2006. Tem publicado alguns arranjos, adaptações e traduções para os Seminários da SOEMUS.

Foi o pianista convidado para participar do 1o e 2o “ChoralFest” (2018-2019), na cidade de Irati/PR,  acompanhando os corais “Arcanjo Miguel” e “Gaudeamus in Dominó”, evento organizado pelos maestros João Wilson Faustini e Wellington Costa.

 Em 2018, lançou um livro com arranjos para piano e órgão, de hinos tradicionais chamado “Oferta Musical”.

Em Novembro de 2018, foi o responsável pela organização musical do Congresso “A Colheita” promovido pela Coordenadoria Nacional de Adultos da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil, em Sorocaba/SP.

Em Outubro de 2019 foi pianista convidado para uma turnê pelo Rio Grande do Sul, tocando em diversas apresentações nas cidades de Porto Alegre, Bom Princípio e Gramado, com o coral do Colégio “Santa Marcelina” de Botucatu/SP, sob a regência do maestro José Alberto Corulli.

Em 2019, juntamente com o maestro Márcio Lisboa, trabalhou na catalogação, organização de uma parte do acervo do maestro Rev. João Wilson Faustini, que foi doado para a Faculdade de Teologia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI).

Espaço “Maestro João Wilson Faustini”

Em Setembro de 2019, organizou o 1o “Congresso de Música nas Igrejas”, juntamente com o maestro Luís Gustavo Laureano e violinista e licenciado Danilo Campos, que aconteceu nas dependências da Igreja Presbiteriana de Sorocaba/SP.

Em julho de 2020, em plena pandemia do Coronavirus, juntamente com o maestro Luís Gustavo Laureano, organizou o 2o “Congresso de Música nas Igrejas” em formato virtual (online), contando com a participação de inúmeras pessoas de todos os estados brasileiros e de outros países.

É assessor da Secretaria de Música e Liturgia da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil.

Gravou, em 2007, o CD “Charles Wesley, 300 anos” junto com o barítono e maestro Carlos Eduardo Vieira.

Teve a oportunidade de trabalhar com grandes maestros brasileiros, tais como: João Wilson Faustini, Parcival Módolo, Samuel Kerr, Cadmo Fausto Cardoso, Carlos Eduardo Vieira e Marcos Nascimento, José Alberto Corulli, etc.

Fonte: O Colaborador

Você pode gostar...