Nota de Falecimento – João Wilson Faustini
João Wilson Faustini (1931-2023)
(Especial para “Hinologia Cristã”)
Na madrugada do domingo 26 de fevereiro, faleceu nosso muito antigo e amado amigo.
Devo a Faustini a divulgação de meu livro “Introdução à Música Sacra” (1957) entre seus alunos no Instituto Presbiteriano “José Manuel da Conceição”. Visitei esta venerável instituição educacional em 1957; Faustini comprou imediatamente 10 exemplares do referido livro. Passei pelo mesmo portão gradeado por onde Faustini ingressou no “JMC”.
Faustini teve motivo para ser um músico alegre: sua data de nascimento foi escolhida pela Igreja Presbiteriana do Brasil como “Dia do Músico Evangélico”. Desde menino, era muito interessado em hinologia, música sacra e música-de-igreja.
De 1952 a 1955, fez o curso de bacharel em música no “Westminster Choir College”, em Princeton, New Jersey, USA.
Em seguida, dirigiu o Departamento de Música do “JMC”. Em agosto de 1959 organizou um Festival de Música Sacra, que tive a honra de assistir a convite dele, no auditório do “Mackenzie”.
O segredo do desenvolvimento intelectual e cultural de Faustini estava no fato de que ele tinha um projeto-de-vida bem definido e um foco do qual não se afastava. Por causa da sua tenacidade e resiliência, Faustini ficou conhecido como regente excepcional. Teve como discípulos os maestros Zuínglio Faustini, David Machado, Luiz Roberto Borges, Lutero Rodrigues e Parcival Módolo, e as organistas Dorotéa Kerr e Elisa Freixo.
Eu e João Wilson usávamos pseudônimos, Rolando De Nassau e J. Costa, respectivamente.
De 1964 a 1972, foi organista da “Saint Paul’s Presbyterian Church”, em Newark, New Jersey, USA.
Revelou-se profícuo compositor em muitas coleções e coletâneas de hinos, e peças corais, e nos hinários “Seja Louvado” e “Hinário para o Culto Cristão”
Pela quantidade e qualidade das suas obras, João Wilson Faustini merece ser considerado um dos mais importantes músicos evangélicos do Brasil.
Brasília, DF, em 26 de fevereiro de 2023
Doc.HC-143
© 2023 de Rolando de Nassau
Grande Maestro Faustini. Mais um músico que faz parte da música celeste. Deixa um vazio na música sacra.