Joaquim Silvério Costa

Biografia

Joaquim Silvério Costa (1929-1989)

Rev. Joaquim regeu corais em muitas igrejas, formou conjuntos itinerantes como “Apóstolo Paulo”, “Mensageiros de Cristo”. Foi o responsável pela continuidade do trabalho da “Caravana Evangélica Musical” do JMC, exercendo o magistério ao assumir a direção do Departamento de Música na referida instituição.
Foi Professor de Música em várias Escolas Estaduais, bem como no Colégio São Paulo e Liceu Acadêmico de São Paulo, e no próprio Seminário Presbiteriano do Sul, onde recebeu o prêmio “Casal Thomas Porter”, pela alta contribuição dada ao SPS na esfera da música. Encerrou sua carreira profissional como Professor de Música, ministrando aulas de Educação Musical e regendo o Coral de alunos, na Escola Técnica Federal de São Paulo, SP.

No âmbito da Igreja Presbiteriana do Brasil – IPB, o Rev. Joaquim Silvério Costa, como Ministro do Evangelho, dedicou-se ao pastoreio e a pregação da Palavra de Deus por 30 anos de profícuas atividades, sendo Pastor da Igreja Presbiteriana de Perus, São Paulo, SP, cujo campo abrangia também Caieiras, Franco da Rocha, Cajamar, e Francisco Morato; da Igreja Presbiteriana de Osasco, SP; da Igreja Presbiteriana Bom Pastor, em Osasco, SP; da Igreja Presbiteriana Betel, em São Paulo, SP, seu último e mais longo pastorado, 21 anos.

Como Membro da Comissão Nacional de Música Sacra da Igreja Presbiteriana do Brasil – IPB, contribuiu diretamente na realização dos Seminários Nacionais de Música Sacra, em diversas cidades do Brasil; promoveu Festivais e Encontros de Corais; organizou a publicação do “Hinário Cantai ao Senhor Mais Louvores”; participou dos trabalhos da Comissão do Hinário “Novo Cântico”, marcando uma presença sóbria e inteligente quer como Pastor, quer como Músico; trabalhou com afinco na revisão da primeira fase de preparo do referido hinário com música e estando já enfermo, ajudou muito, com sua palavra amiga e incentivadora, os responsáveis pela finalização do trabalho.

Louvado seja Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que o chamou à sua presença, no dia 08/08/1989.

Colaboração de Erasmo José Babboni Silvério

© 2022 de Erasmo José Babboni Silvério – Usado com permissão

(1929-1989)

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.