HCC 197 – Cristo Jesus com poder reinará
História
197. Cristo Jesus com poder reinará
Domine [o Senhor] de mar a mar, e desde o Rio até as extremidades da terra. Bendito seja para sempre o seu nome glorioso, e encha-se da sua glória toda a terra. Amém e amém” (Salmo 72.8,19).
ESTA PARÁFRASE “cristianizada” do Salmo 72 de Isaac Watts, com o título O reino de Cristo entre os gentios, é provavelmente o primeiro hino escrito com ênfase em missões mundiais. Foi publicado no seu Psalms of David, imitated in the language of the New Testament (Salmos de Daví imitados na linguagem do Novo Testamento) em 1719, a segunda parte da sua versão dos Salmos. É um forte exemplo do “sabor cristão” que Watts deu a estes Salmos, sabor este que muitas vezes nos faz esquecer da sua origem no Antigo Testamento. Foi escrito bem antes do despertamento missionário marcado pelo estabelecimento de uma série de sociedades missionárias, entre as quais a primeira em 1792 foi a dos batistas. O HCC apresenta a tradução das estrofes 1, 4, 5 e 8. Das 8 originais deste hino que calcula-se ter sido traduzido para mais idiomas e dialetos do que qualquer outro hino de Watts.
Foi ao som deste hino que em 1862, no dia de Pentecoste, foi celebrado um culto, marcando a adoção de uma forma de governo cristão, nas ilhas de Tonga, Fiji e Samoa, depois que muitas pessoas daquelas ilhas tinham se convertido da antropofagia do passado à fé cristã. (Ver dados biográficos de Watts no HCC 38).
O habilidoso tradutor, Dr. Werner Kaschel, foi convidado pela Subcomissão de textos do Hinário para o culto cristão a suprir uma nova tradução para este majestoso hino, o que ele fez com esmero, em 1990. (Ver dados do tradutor no HCC 55)
Do compositor da melodia DUKE STREET, John Hatton, sabemos pouco. Nasceu em Warrington, Inglaterra, em data desconhecida. Morava na cidade de St. Helens, na rua Duke Street, no distrito de Windle. Faleceu em 1793. Seu culto fúnebre foi celebrado na capela presbiteriana daquela cidade em 13 de dezembro daquele ano.
A melodia DUKE STREET, majestosa mas muito cantável, apareceu anonimamente pela primeira vez em 1793 na coletânea A select collection of psalm and hymn tunes (Uma coletânea seleta de melodias para salmos e hinos). Entretanto, numa coletânea de 1805, foi apresentada com este nome para a melodia e atribuída a Hatton.