Edilson Botelho

Edilson Botelho

Edilson Botelho Nogueira nasceu em 04/09/1957 na cidade de Boa Vista/RO.

Quando seus pais, Rev. Élio Nogueira Castelo Branco e Zélia Botelho Nogueira, foram enviados pelo Presbitério Ceará-Amazonia, para plantar e organizar a primeira igreja da denominação na cidade.

Nos anos 60, seus pais mudaram-se para Manaus-AM, quando começou seus estudos no Colégio Batista Ida Nelson, e, posteriormente, no Instituto de Educação do Amazonas.

Veio para São Paulo em 1973 onde terminou o ensino médio, ingressando no Seminário Presbiteriano Independente em São Paulo em 1976. Bacharelou-se em Teologia em 1981, foi ordenado pelo Presbitério do Ipiranga da IPI do Brasil em 1982. Pastoreou a IPI do Ipiranga e IPI Filadélfia até 1995. Transferiu-se para Campinas em 1996 a convite da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de Campinas, assumindo  o pastorado efetivo, onde permaneceu até o final de 2000. Fundou nesse período o Colégio Presbiteriano Eduardo Lane, que funciona nas dependências da Igreja.

Em 1998, foi convidado a participar do programa de Especialização de Líderes Estratégicos do Haggai Internacional, em Singapura, ocasião em que conheceu líderes de várias nacionalidades e denominações.

Em novembro de 2000 plantou e organizou a Igreja Presbiteriana Shalom, em Campinas-SP, da qual foi o pastor presidente até dezembro de 2005. Em 2006, transferiu-se para o Rio de Janeiro, a convite da Igreja Missionária Evangélica Maranata, para coordenar a implantação do Seminário Teológico Maranata, do qual foi diretor e professor das cadeiras de Teologia Sistemática, Missiologia, Teologia Bíblica do Antigo Testamento, Teologia Bíblica do Novo Testamento e Homilética até o fim de 2007.

Em 2008 transferiu-se para Macaé-RJ, tendo sido eleito para pastorear a Igreja Presbiteriana de Macaé, onde trabalhou  até 2015 como pastor efetivo, tendo sido eleito como vice presidente do Sínodo Costa do Sol e do Presbitério de Macaé.

O Rev. Edilson é Mestre em Teologia do Antigo Testamento pelo Centro de Pós-Graduação Dr. Andrew Jumper, da Igreja Presbiteriana do Brasil, tendo sido graduado em 1998. Durante esse período, contribuiu como escritor da revista da escola dominical da IPB, publicada pela Editora Cultura Cristã. Entre os títulos que foram publicados estão: ‘Parceria com Deus’, ‘Prezado Teófilo’, ‘Desafios da Vida Cristã’, ‘Povo e Terra de DEUS’ e ‘Resposta da Fé a questões Modernas’.

Uma de suas áreas de especialização é a implantação dos grupos familiares na igreja local, uma graciosa estratégia de fortalecimento  e crescimento da vida em comunidade, na qual vem trabalhando desde 1997. Nesse ministério, tem identificado, treinado e formado novos líderes na igreja local, motivando a participação dos membros na expansão do Evangelho na cidade.

Como músico, participou dos ministérios “JOVENS DA VERDADE” e “VENCEDORES POR CRISTO”, tendo várias de suas composições gravadas nos discos das duas missões. Foi o ministro de louvor nos encontros de pastores da SEPAL durante oito anos consecutivos.Desde 2009 é o Ministro de Louvor dos congressos de Líderes e Pastores da Missão Vida, em Goiás.

Foi produtor e apresentador do programa LOUVOR MUSICAL da Radio Transmundial, na década de 90, ocasião em que recebeu convite para gravar dois discos – PRÍNCIPE DA PAZ e POEMAS E CANÇÕES, produzidos nos estúdios da RTM.

A convite da Maestrina Atenilde Cunha, teve uma de suas músicas publicadas no Hinário Novo Cântico da IPB — ‘Hino da Gratidão’ (nº 62), melodia composta para a letra do Rev. João Crisóstomo de Oliveira. Há vários hinos de sua composição nos cancioneiros oficiais da IPI do Brasil. No Hinário “Cantai Todos os Povos” da IPI do Brasil, foram inseridos os hinos – ‘Graças te Dou’, ‘Juntos na mesma fé’, ‘Deus está Presente’, ‘Terra do Coração’, e a versão autorizada para o hino ‘Deus somente Deus’.

Doutorando em Missiologia pela North-West University, no Campus de Potchefstroom, África do Sul, sob orientação do Prof. Flip Buys, atual Diretor Internacional da Aliança Mundial de Igrejas Reformadas, concentra-se na área de revitalização de igreja através do ministério de pequenos grupos.

Rev. Edilson é casado com Márcis Velloso Martins Nogueira desde 1981, e tem duas filhas: Jennifer Velloso Nogueira, formada pela Universidade Metodista de Piracicaba, na Faculdade de Radio e Televisão, e bacharel em Enfermagem pela UFRJ, casada com o Rev. Marcos Vinícius Criado, e Amanda Velloso Nogueira, formada em Letras e Tradução pela Universidade Presbiteriana Mackenzie-SP, casada com Atos Cordeiro.

Fonte: O Colaborador

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *