Cristiane Carvalho

Cristiane Carvalho

Cristiane Carvalho nasceu em 21/02/1970 na Cidade de Campos dos Goytacazes/RJ. Filha do maestro e tradutor Waldenir Carvalho e de Vanete Cordeiro Marcílio.

Cristiane Carvalho é cantora, compositora, adaptadora, versionista, tradutora e produtora de música evangélica brasileira.

Iniciou sua carreira musical ainda aos 12 anos de idade, gravando “Jingles” e Comerciais para Rádio e TV. Em 1981 ingressou no Grupo Renascença onde gravou cantatas como “Vem Anunciar” e “O Natal dos Anjos”, onde fez o primeiro solo em cantata de Natal – Participou como solista do LP “Mais Muito Mais”, de Waldenir Carvalho, lançado pela JUERP.

“El Shaddai” foi o trabalho mais vendido e considerado inovador para os padrões da nossa música evangélica de então. Cristiane ousou ‘rasgar’ a voz na música “Como Está Seu Coração?”, e fez questão de utilizar a gravação de voz embargada de emoção em “Via Dolorosa”, passando todo seu sentimento. O reconhecimento público, deu-se no Troféu Melodia, onde as músicas “Nunca Vou Dizer Adeus” e “Via Dolorosa” receberam troféu por figurar na seleção das 10 músicas mais executadas daquele ano. Outra música indicada foi “Eu Pertenço a Ti”. Mais um fato interessante: como todos os play-backs eram originais americanos, com suas orquestras e excelentes gravações, o “El Shaddai” passou a ter sonoridade única, supermoderna, o que surpreendeu positivamente o público brasileiro e despertou outras cantoras a produzir trabalhos no mesmo estilo.

Durante os anos de 1988 e 1989, Cristiane passou a se apresentar nas igrejas, chegando em alguns meses a cantar literalmente todos os dias, em igrejas diferentes. Não tenha dúvida, Cristiane foi a precursora do lançamento de versões no Brasil, e isso marcou toda uma geração.

Após ter gravado “Amigos pra Sempre” em 1992, Cristiane entrou para a gravadora Line Records e lançou “Novo Amanhecer”. Este disco foi considerado, por vários historiadores, músicos e jornalistas, como o 87º maior álbum da música cristã brasileira, em uma publicação de 2015.

Após alguns anos se dedicando em gravações de corais, a artista retornou em carreira solo em 2004, lançando pela MK Music o disco Terceiro Dia, com as participações de Juninho Afram, Fernanda Brum e PG. Seguindo a mesma receita de sucesso do “El Shaddai”, o “Ao Mestre… Com Louvor” também foi feito exclusivamente de versões e play-backs americanos.

Participou da LifeWay (Congresso Internacional de Louvor e Adoração) em Ridgcrest/CA – EUA., entrevistando nomes como Mike Harland, Dick e Melodie Tunney e Phil Barfoot.

Cristiane tem traduzido diversas cantatas no decorrer dos anos.

E, também se dedicado à um projeto de música cristã brasileira intitulado: “Made in Brazil” contemplando compositores brasileiros.

Curiosamente, Cristiane cursou Psicologia, tem grande estima por animais, e é apaixonada por gastronomia. Reside atualmente no estado do Rio de Janeiro e, tem uma filha chamada Luiza. É diretora dos grupos: Grupo Renascença, Grupo Louvor Sem Fim, Carvalho Produções e Clube de Música.

Fonte: A Colaboradora

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *