Ed Wilson

Biografia

Ed Wilson (1945-2010)

Ed Wilson

Edson Vieira de Barros nasceu em 29/07/1945 na Cidade do Rio de Janeiro/RJ.

Iniciou seu contato com a música junto aos seus irmãos Renato Barros e Paulo Cezar Barros, com quem iria fundar o Renato e seus Blue Caps, um dos mais conhecidos conjuntos da Jovem Guarda, movimento musical de grande popularidade no país na década de 60.

Ainda na Jovem Guarda, Ed lançou-se como artista solo, fazendo grande sucesso ao lado de artistas como Roberto Carlos, Erasmo Carlos e Wanderléa, entre outros.

Nos anos 70, Ed Wilson, com o pseudônimo de Barry Dean, gravou canções em inglês para novelas da TV Globo de grande sucesso à época. Em seguida, Ed se dedicou bastante à sua carreira de compositor, tendo sido gravado por grandes intérpretes da música brasileira como Tim Maia, Gal Costa, Roupa Nova, Alcione, José Augusto, Marcio Greyck, Trem da Alegria, Pery Ribeiro, Xuxa, Angélica etc. Entre seus maiores sucessos estão as canções Chuva De PrataAguenta Coração e Aparências. Ed também teve uma carreira de expressão nos estúdios, tendo produzido artistas como José Augusto, Joanna, Trem da Alegria, Toquinho, The Fever´s, além de artistas no exterior – mais especificamente na América Latina -, como Jeanette, Ana Belém, Marizela e Pimpinela.

Em 1984, teve uma experiência espiritual decisiva em sua vida, quando na Igreja de Nova Vida, por intermédio do pastor Márcio Nogueira, se converteu. Na verdade, Ed, quando jovem e ainda em Piedade, havia tido uma rápida experiência com Jesus.

No mesmo ano de 1984, Ed Wilson lança, pela Copacabana Discos, seu primeiro disco evangélico chamado Chuva de Bênçãos, uma alusão à sua composição de bastante sucesso na época, a canção Chuva De Prata. Entre as faixas de destaque estão Bom dia, AmigoMais do que Um Sonho e Deixa Cristo Amar Você.

Em 1991, a convite da gravadora Line Records, Ed grava seu CD Te Amo Tanto. A música que entitula o disco obteve grande sucesso. Nosso Amor e Caminhos também se destacaram.

Em 1993, gravou o CD Minha Estrada, também lançado em espanhol e que o levou a fazer shows no mercado internacional. Algumas das faixas de sucesso foram Minha Estrada, No Fundo Do Poço e Eu Só Penso Em Você. Em 1997, foi sua vez de lançar o álbum Uma Força No Ar, que teve como destaque as faixas Uma Força No Ar e Não Importa. Em 2003, Ed lançou o CD Fé e Vitória, que destacou as canções O Amor Chegou De Vez Senhor, Meu Deus, entre outras.

Além da carreira solo, Ed Wilson compôs bastante para seus colegas cantores, tendo sido gravado por nomes como Nelson Ned, Cristina Mel, Carlinhos Félix, Melissa, Banda e Voz, Marina de Oliveira, Luiz de Carvalho, Ozéias de Paula etc.

Em 3 de outubro de 2010, Ed Wilson faleceu, vítima de câncer, aos 65 anos de idade.

Alessandro Barros

© 2018 de Alessandro Barros – Usado com permissão

 (1945-2010)

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *