Tua Palavra é Lâmpada

HistóriaLetraInformações Recursos e Partituras

Tua Palavra é Lâmpada

Baseado em Sl 119:105

Adapt. Simei Monteiro, 2000

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
Salmo 119. 105

Desde criança sei este texto de memória. Eu o aprendi na Escola Bíblica Dominical de minha igreja. Era uma prática da igreja e das famílias cristãs memorizar textos da Bíblia. Isso nos agradava muito pois sempre que estávamos com alguma dificuldade, esses textos memorizados sempre nos vinham à mente.

Vivíamos na cidade de Belém, Estado do Pará, e, naquela época, os apagões eram frequentes. Como crianças, tínhamos medo do escuro e sempre gritávamos por socorro! Era assim na casa de meu avô, na ilha do Mosqueiro, a luz se apagava de repente e alguém tinha que buscar a vela ou o lampião. A gritaria nos ajudava a espantar o medo e também era divertida!

É difícil caminhar no escuro. A gente vai tateando e cada passo é uma aventura. Mas precisamos da luz para nos sentir seguros não apenas para dar o passo seguinte. Além disso a luz nos ajuda a ver as indicações do caminho para saber qual direção correta que teremos que seguir.

No plano espiritual é a luz de Deus que nos guia. Sem a luz divina certamente nos perderíamos. Deus nos envia luz através da Palavra. Ela nos guia e ilumina o nosso entendimento para que saibamos qual a melhor decisão a tomar diante das dificuldades do caminho.

O texto bíblico diz que a Palavra de Deus é lâmpada para nossos pés. É dela que a luz se irradia e preenche os espaços escuros. É através do Espírito de Deus, que a Palavra atua em nós e mantém a chama acesa em nosso interior! Assim não apenas temos luz mas podemos ser luz!

Que essa luz, a luz da Palavra viva continue a nos guiar no caminho; que ela nos aponte a direção certa em meio a dilemas e ansiedades.

A música, que acompanha este pequeno canto, é inspirada em ritmos e melodias de nossa música brasileira. Cantar em tom e som de nossa identidade cultural ajuda a estabelecer a identidade tão necessária em nossos dias.

Este pequeno canto pode ser repetido antes e depois das leituras bíblicas escolhidas e lidas no culto. Uma ótima sugestão é usar o canto com as crianças. Pode ser usado junto com símbolos visíveis da luz, ou até mesmo juntamente com movimentos significativos em uma simples coreografia.

Pode ser tocado com acompanhamento de piano, violão e alguma percussão.

Simei Monteiro

Tua Palavra é Lâmpada

Baseado em Sl 119:105

Adapt. Simei Monteiro, 2000

Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor.
Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor.
Lâmpada para meus os pés e luz,
luz para meu caminho.
Lâmpada para meus pés e luz,
luz para meu caminho.

Tua Palavra é Lâmpada

Letra: Baseada em Sl 119:105

Adapt. Simei Monteiro (1943)

Ano da adaptação: 2000

Título Original: “Tua Palavra é Lâmpada”

Primeira linha: Tua Palavra é lâmpada para os meus pés, Senhor.

Referência Bíblica:  Salmo 119 :105

Arranjadores: Simei Monteiro, 2000

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Excelente texto. Parabéns.
    Lembrei da minha história de infância o apagar das luzes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *