Sebastião Guimarães (1945-2015)

Biografia

Sebastião Guimarães Costa Filho (1945-2015) 

Sebastião Guimarães (Rev.)

Nascido em 28 de Março de 1945, é ‘filho’ do solo pernambucano de Garanhuns, no Brasil. Na juventude, chegou a ser músico profissional, e também locutor de rádio. Entretanto, seus talentos como poeta, compositor, cantor e regente ultrapassaram a fase da juventude, vindo a servir ao Senhor na vida cristã. De uma vida afastada dos caminhos do evangelho, segundo o lar em que fora criado, Deus o trouxe de volta a Si, ainda na juventude, e o convocou para o ministério sagrado. Cumpriu o curso teológico no Seminário Presbiteriano do Norte, em Recife.

É casado com Arminé Fermanian Guimarães, com quem teve quatro filhos: Levon, Maritza, Lavínia e Lídia Carolina. Além das terras nordestinas, foi pastor também em terras fluminenses, paulistas e mineiras. É neste último rincão que passou maior parte de sua vida ministerial. Junto com dois outros presbiterianos, também já transferidos à Casa Paterna, tomou parte com destaque da comissão que produziu o Hinário Novo Cântico, entre 1978 e 1982. Sua presença na Comissão Nacional de Hinologia sempre trouxe significativas contribuições. Como pregador, era reconhecido pela qualidade homilética e pela versatilidade na comunicação.

Pertenceu ao corpo docente pioneiro do instituto que antecedeu ao Seminário Presbiteriano de Belo Horizonte, na sua instalação, em 1976; ali, permaneceu lecionando até final de 1981, quando se deslocou para a Bahia. Retomou atividades de ensino no mesmo seminário, em BH, no ano de 2000. Desde então, até 2014, foram quinze anos adicionais de serviços docentes, além do enriquecimento aos cultos, com sua interpretação ao piano, e de suas apreciadas pregações.

Formado em letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Na Faculdade Internacional de Teologia Reformada (FITRef), prestou a sua contribuição como professor desde ao ano de 2007. Encontrou reconhecimento entre todos os alunos que o conheceram. Ao findar do dia 23 de Novembro de 2015, Deus o tomou para Si, pondo fim à jornada de aqui, para início da etapa que leva à jornada eterna.

O pastor Sebastião Guimarães compôs o hino “Batismo Infantil”, (332-NC), musicado por Ralph Manuel.

 Rev. Ulisses Horta Simões

© 2016 de Ulisses Horta Simões – Usado com permissão

 

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Felipe Fermanian Guimarães disse:

    Meu avô era um pessoa além desse mundo, poderia compara-lo facilmente a Jhon Lennon, sua criatividade, interação e dinamismo não faziam parte da sua geração. Um homem a frente de seu tempo, lembro que quando criança, saia da bahia para visita-lo em BH e a minha maior diversão era quando fazia uma pergunta que ele não sabia, ele sempre acertava todas.

    Saudades eternas, grande Sebastião.

  2. Conheci o pastor Guimarães quando ele estudava no Seminario Presbiteriano do Norte e éramos da mesma igreja. A Presbiteriana Independente. Bom prosador, grande pregador, excelente organista e regente de Coral. Sempre tinha uma história para contar das igrejas e da sua cidade natal, Garanhuns.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.