Ralph Manuel

Ralph Manuel

Ralph Manuel nasceu em 22/07/1951 na Cidade de Oklahoma City, Estados Unidos da América.

Filho de um diácono, chamado para o ministério de música em 1971, serviu a Deus no Brasil como missionário da Junta de Richmond de janeiro de 1980 a janeiro de 2004. De 1985 a 1988 atuou como Ministro de Música na Igreja Batista Imperial, Recife, PE. Durante os 24 anos que aqui esteve, trabalhou como professor de teoria, piano e composição no Seminário Teológico Batista do Norte do Brasil, por diversas ocasiões ministrou aulas no Curso de Mestrado do Seminário do Sul, RJ, além de atuar como preletor e pianista acompanhador nos Congressos Nacionais e Estaduais dos músicos Batistas do Brasil. Em fevereiro de 2004, de volta à sua terra natal, Ralph foi empossado no ministério de música da Heritage Baptist Church, em Annapolis, estado de Maryland, USA, onde ele ficou até se aposentar, em julho de 2017. Manuel iniciou seus estudos de música aos 7 anos de idade. Bacharelou-se em Música na Universidade de Oklahoma City, EUA, com especialização em Piano. No Seminário Teológico Batista do Sudoeste em Fort Worth, Texas, fez o Mestrado em Música Sacra, com especialização em Educação Musical de Igreja e iniciou seus estudos de Doutorado, com especialização em Teoria Musical. Recebeu o grau de Doutorado em Filosofia (Ph.D.), com especialização em Composição, do Instituto Teológico B.H. Carroll, em Irving, Texas. O prof. Ralph e Donna Manuel casaram-se em dezembro de 1972. Seus filhos são James (1986) e Melissa (1988). Donna, formada em Educação Religiosa, servia a sua igreja no departamento de crianças e também como pianista.

Antes de chegar ao Brasil, Ralph já demonstrava sua habilidade de compositor. A Broadman Press publicou sua coletânea para piano em 1979, e outra para solo vocal e piano em 1983. A JUERP publicou esta última em 1993, com o título Cantai!. Uma vez aqui chegando, Manuel assimilou a cultura musical brasileira a tal ponto que compôs vários hinos e músicas para coro com características brasileiras. Suas excelentes composições e arranjos para coro, diversas das quais apareceram nas coletâneas da série Coral sinfônico, na revista Louvor e em outras publicações da JUERP, são cantados em número crescente pelos evangélicos nos quatro cantos do país. Como professor, pianista e compositor nos congressos da Associação de Músicos Batistas do Brasil, e como componente nas equipes de música das assembleias da Convenção Batista Brasileira, Ralph deu uma contribuição significativa para a música sacra brasileira.

Em 1991 compôs a Comissão do Hinário Para o Culto Cristão.

Em janeiro de 2004, Ralph e sua família retornaram ao seu país de origem e, em fevereiro de 2004, Ralph tomou posse o ministério de música na Heritage Baptist Chruch, em Annapolis, Estado de Maryland, EUA. Foi ordenado na noite de 25 de julho de 2004 como ministro de música na mesma igreja. Reside atualmente em Dallas, Texas, junto com a esposa.

Fonte: Livro Notas Históricas do HCC, Edith Brock Mulholland. Rio de Janeiro. JUERP, 2001, com atualizações de Ralph Manuel, 2018.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *