Oh! Como eu louvo ao Senhor

HistóriaLetraInformaçõesRecursos e Partituras

Oh! Como eu louvo ao Senhor

Letra e Música: Mônica Coropos, 2016

A respeito deste cântico, a autora, Mônica Coropos conta:

“Esta composição surgiu em 2016, a pedido do compositor Marcelo Neles, quando idealizou um musical para os Músicos Batistas Cariocas. Ao compor, fui tomada do sentimento que inundou o coração de Maria: gratidão, surpresa, maravilhamento, adoração”.¹

Mônica é muito engraçada, talentosa, dependente de Deus e tremendamente criativa. Eu a conheço tem uns 20 anos. Quando trabalhamos juntos em algum congresso sempre ficamos juntas e nos divertimos muito além do trabalho. Nem conseguimos dormir de tanto que conversamos e fazemos planos maravilhosos para o reino. Alguns ainda não realizamos, mas sonhar não custa nada. Tem feito um trabalho muito bom na área de musicalização infantil com um projeto desenvolvido por ela – “Musicalizando com Alegria” – EMCA – Encontro Musicalizando com Alegria – destinado à formação continuada de professores e líderes de crianças. Com este projeto tem realizado Congressos, Workshops por igrejas, escolas e universidades. Tem muitos Cds gravados com músicas infantis para todas as ocasiões, não só para igrejas, mas para escolas também.

Abaixo um recorte do Livro Notas Históricas do HCC onde a mais nova hinista do HCC, ainda uma menina na época entrou para o hinário com o seu hino muito cantado Usa, Senhor, 433, pois a partir deste hino ela ficou conhecida no Brasil todo.

“No preparo do Hinário para o culto cristão, todos os envolvidos estavam à procura de bons hinos e cânticos entre nosso povo que, preenchendo lacunas dos assuntos no plano do hinário, pudessem fazer parte dele. (…) Como todas as outras partituras inéditas, esta passou pelo crivo das Subcomissões de Triagem, de Textos, de Música, e de Assuntos e Organização. Recomendada por todas, foi ouvida pela Comissão Coordenadora. Entrou no HCC o hino Usa, Senhor na seção Consagração, número 433.” (Notas Históricas do HCC, p.332)

Nasceu em 11 de agosto de 1970, na Pavuna, Rio de Janeiro, num lar de crentes muito ativos na sua igreja. Aceitou a Cristo e foi batizada aos nove anos pelo seu pastor, o pr. Feliciano Amaral, muito conhecido por sua maravilhosa voz e seus discos, na Primeira Igreja Batista da Pavuna. Mostrando dom musical, Mônica começou estudos em piano e teoria aos sete anos e, de 1980 a 1988, fez o curso técnico de Piano na Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na Faculdade de licenciatura em Educação Artística, na mesma Universidade, fez habilitação em Música de 1988 a 1991.

Mônica, que é pianista, regente e compositora, participou no ministério da sua igreja, na Pavuna, nas áreas de música e evangelismo. Cooperou com a Igreja Batista Missionária do Maracanã, RJ, Primeira Igreja Batista de São João de Meriti, RJ, Igreja Batista de Irajá e serve na PIB de Mesquita, RJ.

Mônica já fez um bom número de traduções para coros, tanto de antemas corais como cantatas. Compôs a música para diversos hinos corais, conjuntos, duetos e solos inéditos em parceria com os letristas Sérgio Silva e Álvaro Evaristo Filho. Seu hino Se Deus é por nós foi gravado pela cantora Lília Franco. Outros hinos, letra e música, foram publicados no Hinário Despertar, 93 (JUMOC/Bom Pastor)”

Casada com pastor, Renato de Oliveira, em 15/01/1993, na capela do Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil. Atualmente auxilia seu esposo na Primeira Igreja Batista em Mesquita, RJ onde tomou posse dia 04/12/2017 como pastor. Sua filha –  Maitê Coropos de Oliveira faz Licenciatura em Artes Cênicas na UNIRIO e seu filho Renan Coropos de Oliveira faz Arquitetura na UFRJ. Uma família que serve ao Senhor.

Deus abençoe a minha amiga Mônica para que continue sendo bênção na vida de tantos que estão perto dela.

Westh Ney Luz

Bibliografia: MULHOLLAND, Edith Brock. Notas Históricas do Hinário para o Culto Cristão (HCC).  Rio de Janeiro: JUERP, 2001

Notas:
¹ . COROPOS, Mônica. Mensagem recebida via WhatsApp por Robson José dos Santos Junior em 26 set 2017.

Oh! Como eu louvo ao Senhor

Letra e Música: Mônica Coropos, 2016

Oh! Como eu louvo ao Senhor
e exalto seus feitos em mim.
Me enches de alegria
Quanto eu me alegro
Por veres em mim o que nem eu podia ver.

De hoje em diante
Serei chamada bendita de Deus,
Pois com misericórdia me alcançou.
Seu forte braço me protegerá, eu sei!
Bendize, ó minh’alma,
Pois da promessa Deus não se esqueceu
Mas, trouxe a Israel a salvação
Grandes coisas fez.

A Ti o meu canto com toda minh’alma
Meus dias são teus, eu quero obedecer-te mesmo que muitos
duvidem de mim, o meu prazer é te servir.

Cumpra em mim a tua vontade, ó Deus!

 

Oh! Como eu louvo ao Senhor

Letra e Música: Mônica Coropos

Ano da composição: 2016

Primeira linha: Oh! Como eu louvo ao Senhor

Fonte original: A autora

Referência Bíblica: Lucas 1.46

 

 

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *