José Luís de Aquino

José Luís de Aquino realizou seus estudos de órgão com os Professores Ângelo Camin e Gertrud Mersiovsky e de piano com Alfredo Cerquinho. Em Paris, estudou com a organista Suzanne Chaisemartin, discípula de Marcel Dupré.

Bacharel em Órgão pela Faculdade Santa Marcelina.  Mestre em Música – Órgão pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Doutor em Artes pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA-USP.

Atuou em Festivais Internacionais em diversas cidades da França, Alemanha, Áustria, Suíça, Polônia, Itália, Holanda, Espanha, Portugal, Hungria, Bélgica, Argentina, Uruguai, Chile, Israel, México e Bolívia.  Na França, apresentou-se, entre outros locais, no Auditório Marcel Dupré, nas Catedrais de Chartres, Dijon e Notre-Dame de Paris.

Por 15 anos, foi docente do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (UNESP).

Em 1986, foi contemplado com o Prêmio “Revelação”, outorgado pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Em 1998, recebeu da Secretaria do Estado da Cultura de São Paulo o “Prêmio Carlos Gomes”, como melhor solista instrumental.

De 1996 a 2002, apresentou na Rádio Cultura FM de São Paulo, o programa “Toccata”, dedicado ao repertório organístico; apresentou também o programa “Escrita Musical e Improvisação” na Rádio USP FM ao longo de cinco anos.

Fez parte da Comissão de Música da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Em 2019 participou como organista do Concerto do Coral Evangélico de São Paulo, na inauguração do Órgão Greinzing (USP) na Catedral Evangélica de São Paulo, estreando a obra “Jesus, minha alegria” de Miriam Carpinetti. Participou também do Seminário da SOEMUS (2019) e do Encontro Nacional de Organistas, realizado pela ABO, em recital solo, e ao lado do Coral Evangélico sob a regência da Prof.ª Dorotéa Kerr.

Desde 2002 é Professor Doutor do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP).

Fonte: O Consultor

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *