Homero Perera

Biografia

Homero Perera nasceu em 14/06/1939 em Montevideo, Uruguay.

Homero Perera

Intérprete, professor de piano, compositor e arranjador Musical!

Realizou seus estudou de piano com Hugo Balzo , no Conservatório Nacional. Logo aprendeu órgão em Buenos Aires Argentina, com Pablo Sosa e Hector Zeoli e cursou

Composição na Faculdade de Belas Artes da Universidade de La Plata, com os professores Guillermo Graetzer e Virtú Maraño.

Foi organista de diversas Igrejas em Bueno Aires, deu concertos nas Igrejas do Uruguay, Chile e Argentina, incluindo várias temporadas no Natal em San Carlos de Bariloche, junto com o coro da localidade e Camerata em Bariloche. É fundador do Quinteto Contemporâneo de Tango e participou das temporadas de Artes, organizadas pelo Colégio Ward, entre 1977 a 1983. Atualmente é pianista da Orquestra Tìpica da Guarda Vieja, conjunto esse dedicado a reconstrução de estilos orquestrais de reconhecida trajetória, na década de 40. Essa orquestra foi homenageada, no III Congresso Internacional de Tango Argentino e se apresentou também em outros lugares, como: Centro Cultural San Martin, nos estúdios de televisão do Canal 7 e no Programa Cultural em bares notáveis do Governo da cidade de Buenos Aires. Paralelamente em agrupações com os cantores Sérgio Villarreal e Alba Santarcângelo. Realizou diversas apresentações como solista em Teatros na Argentina e Uruguay!

É compositor de várias obras publicadas e gravadas, trabalhou na música religiosa através de um trabalho em conjunto com o bispo Federico Pagura e tem coleções de obras didáticas, mas, se dedicou principalmente ao tango. Escreveu e publicou Tangos originais, para coro com a letra de Poesias de Mario Benedetti, assim como tangos originais para Órgão. Seus arranjos para coro em formações não convencionais, foram premiados em diversos Concursos organizados pela Secretaria de Cultura de la Nación. Seu trabalho de arranjador para piano, compreende ainda, uma cansativa tarefa de partituras para Tangos de Eduardo Arolas, e enfatiza a produção de arranjos para piano, para Concertos orientados para músicos de formação Acadêmica com o objetivo de difundir a obra desconhecida do autor e criar uma ferramenta que abranja com clareza, um estilo que parecia ser fechado e exclusivo dos “tangueiros” !

Tem também desenvolvido atividade como docente em Escolas de Música, Oficinas de Composição e de Órgão em Buenos Aires e Colônia Valdense (Uruguay), sendo destacável seu trabalho na Escola de Música Eduardo Carámbula do ISEDET, onde desempenhou a atividade de professor de órgão, piano, harmonia e composição. Nesse mesmo lugar, trabalhou também com extensão educativa em diversas Oficinas, tanto na Argentina como no Uruguay! Publicou canções destinadas ao canto nas Comunidades!

O foco da sua atividade artística e docente, tem a finalidade de difundir valore da Musica, em especial o Tango, como um produto da excelência da Cultura da região.

Tradução do Texto: Josefina Araújo

Fonte: http://cancionero.net/homero-perera/

© de Cancionero.net / © 2017 da tradução de Josefina Araújo – Usado com permissão

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *