HCC 223 – Alegres, adorai

História

O NOTÁVEL HINISTA Charles Wesley baseou este jubiloso convite a adoração em Filipenses 4.4: “Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos”.

O hino apareceu pela primeira vez no livro de João Wesley, Moral and sacred poems (Poemas morais e sacros), em 1744, e no hinário Hymns for our Lord’s resurrection (Hinos para a ressurreição do nosso Senhor) que Charles preparou em 1746. A versão do Hinário para o culto cristão, como de outros hinários recentes, apresenta as primeiras três das seis estrofes originais. O hino tem sido recomendado como processional para a Páscoa.

Wesley, além de expressar sua verdadeira alegria no Senhor, sempre tinha em mente o bem estar espiritual das suas ovelhas. Conhecia o poder do louvor, mas queria ensiná-los, também. Kenneth W. Osbeck, em 101 more hymn stories (Mais de 101 histórias de hinos), cita as palavras do eminente hinólogo Erik Routley:

“Estes hinos [de Wesley] foram compostos para que homens e mulheres pudessem cantar no seu caminho para o conhecimento, e não somente para a experiência; para que as pessoas cultas pudessem ter sua cultura batizada e as pessoas não instruídas pudessem ser levadas para a verdade pela mão gentil da melodia e da rima”.1

Ver dados biográficos de Wesley no HCC 72.

A Subcomissão de Textos do HCC, ao estudar as traduções deste hino de regozijo de Wesley, achou por bem pedir a um dos seus membros, o pr. João Soares da Fonseca que fizesse uma nova versão, o que ele fez com esmero em 1990. (Ver dados no HCC 10).

Por ter sido composta por ele para o Salmo 148, a melodia DARWALL às vezes é chamada o 148o de John Darwall. Foi composta em 1770 em duas vozes, melodia e baixo. Desde então apareceu em muitos hinários, com este texto e outros, escolhida por sua beleza e alegria. A sua métrica, 6.6.6.6.8.8., foi chamada a Hallelujah meter (A métrica Aleluia) nos primeiros hinários americanos por causa da sua exuberância e alegria.

John Darwall (1731-1789) nasceu em Haughton, no condado de Staffordshire, na Inglaterra. Ao formar-se na Faculdade Brasenose em Oxford, tornou-se pastor-assistente e depois, em 1769, pastor da Igreja de São Mateus em Walsall, perto de Birmingham, onde passou o resto da sua vida. Darwall era um músico amador de muito entusiasmo. Além de compor duas coleções de sonatas para piano, fez melodias para todos os salmos do saltério Nova versão (de 1696), de Nahum Tate e Nahum Brady, em uso na sua época. Muitas das suas melodias apareceram em coletâneas de melodias do século 18, mas esta é única que sobreviveu até hoje.

1. ROUTLEY, Erik. Em: OSBECK, Kenneth W. 101 more hymn stories. Grand Rapids: Kregel Publications, p.109.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *