Imortal da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar participa do Hinologia Cristã e declara amor pelo hino “Saudai o Nome de Jesus”

Rio de Janeiro, RJ — O canal Hinologia Cristã recebeu uma participação especial e histórica: o poeta, romancista e crítico literário Carlos Nejar, membro da Academia Brasileira de Letras (ABL) e Presidente Emérito da Academia Brasileira de Filosofia, que compartilhou com os inscritos do canal o hino que marcou sua vida. Reconhecido como uma das vozes mais refinadas da literatura brasileira contemporânea, Nejar emocionou ao falar de sua conexão espiritual com os hinos da fé cristã.
“Eu sou Carlos Nejar, escritor da Academia Brasileira de Letras, e estou no canal da Hinologia Cristã. Quero, neste ato, estender um abraço a todos os que, neste momento, me veem e me ouvem. Estou no quadro Meu Hino Predileto, que é, entre tantos da minha admiração, o hino que fala: ‘Arcanjos, vos prostrai, louvai o nome do Senhor’, declarou com emoção.
O hino citado por Nejar é Saudai o Nome de Jesus (em algumas hinódias, conhecido também pelo primeiro verso “Arcanjos, vos prostrai”), uma composição do século XVIII com letra de Edward Perronet e acréscimos de John Rippon. No Brasil, foi traduzido por Justus Henry Nelson e se tornou um dos cânticos mais clássicos da hinódia protestante, entoado por gerações em cultos solenes e celebrações cristãs.
Luiz Carlos Verzoni Nejar, nascido em 11 de janeiro de 1939, em Porto Alegre (RS), é um dos mais prolíficos autores da literatura brasileira. Membro efetivo da ABL desde 2000, Nejar é também Presidente de Honra da Academia Brasileira de Filosofia (2021–2024). Com dezenas de obras publicadas — entre poesia, ficção e ensaio —, é considerado um dos maiores poetas vivos do Brasil. Atualmente, reside no Rio de Janeiro.
A participação do acadêmico reforça o valor universal dos hinos cristãos. Mesmo entre os mais eruditos, há um profundo reconhecimento da força poética, teológica e espiritual das canções que marcaram a formação de fé de incontáveis brasileiros. Nejar, ao destacar Saudai o Nome de Jesus como seu hino predileto, une a sensibilidade da arte literária à beleza da música sacra.
Redação Hinologia Cristã
© 2025 de Carlos Nejar – Usado com permissão