Umberto Cantoni

Biografia

Umberto Cantoni nasceu em 22/12/1929 na Cidade de Franca/SP.

Formação musical: Licenciatura em Educação Musical, regência coral com João Wilson Faustini, harmonia com Ângelo Camin e canto com Eládio Perez Gonzales, em São Paulo. Canto, órgão, harmonia e regência coral em Nashville (Tennessee), e no Westminster Choir College (Princeton), nos Estados Unidos.

Atividades:

a) Didáticas: Responsável pelos Seminários de Música Sacra do Instituto José Manuel da Conceição (JMC), em Jandira/SP, durante sete anos. Professor nos Seminários de Arte da Chácara Flora (Santo Amaro, SP) durante quatro anos. Autor do Programa de Educação Musical do Guia Curricular da Secretaria de Educação (São Paulo). Criador do Festival de Canto Coral de Águas de São Pedro (São Paulo).

b) Regente: Coral da Igreja Metodista de São Paulo, Coral Evangélico de São Paulo, Coral Evangélico de Piracicaba, Corais das Faculdades: Teologia da Igreja Metodista do Brasil, Direito de São Bernardo do Campo, Direito da USP e Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Principalmente com o Coral Evangélico apresentou Oratórios, Cantatas e Missas de Vivaldi, Buxtehude, Handel, Bach, Brahms, Mendelssohn, Schubert, Haydn e Beethoven, com a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob a regência dos Maestros Eleazar de Carvalho, Diogo Pacheco e John Neshling.

c) À convite do Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP), Elias Boaventura, e do pastor Nilo Beloto, responsável pela Pastoral Universitária, foi convidado, em 1980, para assumir o Setor de Música desta instituição. Neste período, trouxe novas ideias sobre a prática musical para o meio estudantil da Universidade, que foi aos poucos deixando de ter apenas uma função litúrgica, para assumir um caráter mais abrangente, que contemplava outros repertórios e variados estilos, com destaque para hinos e canções ligadas à Teologia da Libertação.

d) Nos 22 anos de atuação na UNIMEP criou os seguintes grupos: Coral Universitário do Campus Centro, Coral Universitário do Campus Taquaral, Coral Universitário do Campus de Santa Bárbara D´Oeste, Coral do Movimento Negro, Coral da Guarda Mirim, Grupo de Jovens Instrumentistas e Grupo Regência Coral. Numa parceria inédita entre os Corais Universitários e o Grupo de Teatro da UNIMEP apresentou “A Missa da Terra Sem Males”, de Pedro Casaldáliga e Martin Tierras, em vários palcos do Brasil e exterior, denunciando o massacre da população indígena na América Latina.

e) Outras: Várias traduções, adaptações, arranjos e composições, algumas já publicadas pelo periódico interdenominacional “Louvor Perene”, idealizado por Lida E. Knight (n.ºs 37 e 46), gravações de discos com os corais que regeu, especialmente o disco “Exultem ó povos”, com os corais da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista, do Instituto Metodista e da Igreja Metodista Central, no cinquentenário da Igreja Metodista do Brasil.

Ruy Wanderley, Louvor Perene* N.º 76

Nota: “LOUVOR PERENE” foi uma publicação interdenominacional, em formato de jornal, dirigida por Lida Knight, com a colaboração de Hora Diniz Lopes, Hope Gordon Silva, João Wilson Faustini, John Boyd Sutton, Joan Larie Sutton, Miriam Kerr Müzel de Matteo e Ruy Wanderley de 1968 até dezembro de 1980 (último número). Alguns compositores e maestros tiveram participações especiais, tais como: Albert Ream, Heber Ramos de Freitas, Norah Buyers, Simei Monteiro, entre outros.

Você pode gostar...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *