Um devotado músico, ou como a Hinologia Profética e Sagrada é Universal – Carlos Nejar
Artigo escrito em comemoração aos 7 anos do Projeto Hinologia Cristã – Cantos da Fé Cristã
Robson José dos Santos Júnior é Mestre, devotado músico, com total dedicação à Hinologia Sacra. Nascido em Vitória, Espírito Santo, em 1992. Como se nasce, um dia, vai-se nascendo cada dia no mistério de Deus, ou neste tempo profético do “breve”.
Teve Robson o incentivo inicial do músico Valdir Borromeu de Andrade. Foi sendo aperfeiçoado na arte, desde a formação em Piano Erudito pela FAMES, ou à condição de Master Class, voltando-se à música sacra, graças à musicista Jurama Barros Gueiros, que muito contribuiu para o louvor da Igreja Cristã Maranata.
Não ficou aí. Robson aprofundou-se na pesquisa, sob a orientação do Maestro João Wilson Faustini, participou de corais, como:
- Coral do Sesquicentenário da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, com 150 vozes
- Grande Coral regido pelo maestro Waldenir Carvalho, com 600 vozes, no Rio de Janeiro.
- Coral Villa-Lobos, dirigido pela Prof.ª Margarida Moreira.
Dedicou-se ao estudo de órgão com a Prof.ª Elisa Freixo, no Curso de Organistas (Órgão de Tubos), em 2018, em São Paulo.
Sua produção é valiosa, com adaptações de hinos, Como “Jerusalém, Cidade do Senhor”, com letra do poeta Carlos Nejar , música associada a Haydn, com parceria magistral da saudosa Jurama Gueiros.
É autor de composições como “A Ceia do Senhor” e letra de Jerônimo Gueiros, ou “Poder do Senhor”, letra de Carlos Nejar, ou “Lembra-te , meu Redentor”, com parceria de Ruy Wanderley.
Além disso, Robson participou de gravações vocais nos estúdios de Daniel Júnior, em hinos como “Deus de Abrahão”, de Aldjeny Brasil, “Ele é a minha alegria”, de Cristina dos Santos Ribeiro, “Quero que me toques, Senhor”, de Nívia Maria de Oliveira Costa.
Atualmente, Robson atua no Departamento de Louvor da Igreja Cristã Maranata, revisando a coletânea de partituras da referida Instituição.
Tem no Site Hinologia Cristã
Biografias
+ de 300 biografias publicadas
+ de 100 colaboradores + de 40 Consultores
+ de 10 Homenageados de Honra
+ de 150 biografias póstumas
Artigos
+ de 150 artigos publicados
Youtube + 11.000 inscritos no canal do Youtube, +300 vídeos
+600.000 visualizações.
Se inscreva no canal do Youtube clicando aqui
A respeito desse trabalho magnífico, em torno do Louvor sacro e revelado, lembro o pensador alemão, Rudolf Otto, ao assinalar “o aspecto do nume que, ao ser experimentado , aciona a psiquê da pessoa (…) ou a eclosão em atuação heroíca”. Ou como diz o exegeta Victor Breno Farias Barrozo, é suscitada “a experiência do Deus vivo na realidade.” E é como a realidade, em inspirado cântico, glorifica o Deus vivo.
Rio de Janeiro, 20 de Novembro de 2022
Carlos Nejar é escritor da Academia Brasileira de Letras e Presidente Emérito da Academia Brasileira de Filosofia.
© 2022 de Carlos Nejar – Usado com permissão
Muito bom, glória a Deus pelo trabalho reilizado.
Palavras sinceras e justas do Poeta e escritor Carlos Nejar sobre o trabalho maravilhoso do Mestre da Música Robson José dos Santos Júnior.
O nosso Escritor Carlos Nejar, foi simplesmente feliz no que teceu sobre o Mestre Robson.
Mas eu que conheço pessoalmente o Mestre Robson, irmão em Cristo e amigo, afirmo que ele é acima de tudo uma pessoa maravilhosa, de bom coração, e com a sua simplicidade encanta as pessoas.
Além do carisma que lhe é peculiar, ele é um profissional da música muito competente.
Sou fã número um!
Robson, grande é a alegria de saber que seu trabalho tem o reconhecimento de um imortal da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar. Sinto orgulho de ser seu amigo. O mais importante, porém, é a bênção de estar trabalhando na Obra de Espírito Santo. Deus te abençoe.
Glorificamos ao Senhor nosso Deus pelas palavras sábias do poeta e escritor Carlos Nejar em referência ao trabalho zeloso e dedicado do nosso querido irmão Robson, que procura oferecer ao Senhor o que tem de melhor. Também ressalto o trabalho frutífero do Robson à frente do Grupo de Louvor da ICM Mar Azul, em Vila Velha-ES, igreja na qual estou como pastor.
Eu o conheci pela Internet e fiquei muito feliz pelo seu empenho nesta missão. Acabei me tornando uma colaboradora, com muita vontade. Espero poder continuar assim por muitos anos, até quando Deus me permitir…
Não é honra q todos recebem ter biografia escrita por um acadêmico! Parabéns por tudo o que já realizou e estou na expectativa do que Deus vai continuar realizando através de você!
Não é honra comum ter a biografia escrita por um acadêmico!
Parabéns por todo esse lindo e abençoado trabalho já realizado. Aguardo com ansiedade as coisas novas que Deus tem preparado para vc realizar!