Um devotado músico, ou como a Hinologia Profética e Sagrada é Universal – Carlos Nejar

Artigo escrito em comemoração aos 7 anos do Projeto Hinologia Cristã – Cantos da Fé Cristã

Robson Santos e Carlos Nejar

Robson José dos Santos Júnior é Mestre, devotado músico, com total dedicação à Hinologia Sacra. Nascido em Vitória, Espírito Santo, em 1992. Como se nasce, um dia, vai-se nascendo cada dia no mistério de Deus, ou neste tempo profético do “breve”.

Teve Robson o incentivo inicial do músico Valdir Borromeu de Andrade. Foi sendo aperfeiçoado na arte, desde a formação em Piano Erudito pela FAMES, ou   à condição de Master Class, voltando-se à música sacra, graças à musicista Jurama Barros Gueiros, que muito contribuiu para o louvor da Igreja Cristã Maranata.

Não ficou aí. Robson aprofundou-se na pesquisa, sob a orientação do Maestro João Wilson Faustini, participou de corais, como:

  • Coral do Sesquicentenário da Primeira Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo, com  150 vozes
  • Grande Coral regido pelo maestro Waldenir Carvalho, com 600 vozes, no Rio de Janeiro.
  • Coral Villa-Lobos, dirigido pela Prof.ª Margarida Moreira.

Dedicou-se ao estudo de órgão com a Prof.ª Elisa Freixo, no Curso de Organistas (Órgão de Tubos), em 2018, em São Paulo.

Sua produção é valiosa, com adaptações de hinos, Como “Jerusalém, Cidade do Senhor”, com letra do poeta Carlos Nejar , música associada a Haydn, com parceria  magistral da saudosa Jurama Gueiros.

É autor de composições como “A Ceia do Senhor”  e letra de Jerônimo Gueiros, ou “Poder do Senhor”, letra de Carlos Nejar,  ou “Lembra-te , meu Redentor”, com parceria de Ruy Wanderley.

Além disso, Robson participou de gravações vocais nos estúdios de Daniel Júnior, em hinos como “Deus de Abrahão”, de Aldjeny Brasil, “Ele é a minha alegria”, de Cristina dos Santos Ribeiro, “Quero que me toques, Senhor”, de Nívia Maria de Oliveira Costa.

Atualmente, Robson atua no Departamento de  Louvor da Igreja Cristã Maranata, revisando a coletânea   de partituras da referida Instituição.

Tem no Site Hinologia Cristã

Biografias
+ de 300 biografias publicadas
+ de 100 colaboradores + de 40 Consultores
+ de 10 Homenageados de Honra
+ de 150 biografias póstumas

Artigos
+ de 150 artigos publicados
Youtube + 11.000 inscritos no canal do Youtube, +300 vídeos
+600.000 visualizações.

Se inscreva no canal do Youtube clicando aqui

A respeito desse trabalho magnífico, em torno do Louvor   sacro e revelado, lembro o pensador alemão, Rudolf Otto, ao assinalar “o aspecto do nume que, ao ser experimentado , aciona a psiquê da pessoa (…) ou a eclosão em atuação heroíca”. Ou como diz o exegeta Victor Breno Farias Barrozo,  é suscitada “a experiência do Deus vivo na realidade.” E é como a realidade, em inspirado  cântico,  glorifica o Deus vivo.

Rio de Janeiro, 20 de Novembro de 2022

Carlos Nejar

Carlos Nejar é escritor da Academia Brasileira de Letras e Presidente Emérito da Academia Brasileira de Filosofia.

© 2022 de Carlos Nejar – Usado com permissão

 

Você pode gostar...

6 Resultados

  1. Manoel Bento De Oliveira disse:

    Muito bom, glória a Deus pelo trabalho reilizado.

  2. Gilson Sousa disse:

    Palavras sinceras e justas do Poeta e escritor Carlos Nejar sobre o trabalho maravilhoso do Mestre da Música Robson José dos Santos Júnior.

  3. Israel disse:

    O nosso Escritor Carlos Nejar, foi simplesmente feliz no que teceu sobre o Mestre Robson.
    Mas eu que conheço pessoalmente o Mestre Robson, irmão em Cristo e amigo, afirmo que ele é acima de tudo uma pessoa maravilhosa, de bom coração, e com a sua simplicidade encanta as pessoas.
    Além do carisma que lhe é peculiar, ele é um profissional da música muito competente.
    Sou fã número um!

  4. Ricardo disse:

    Robson, grande é a alegria de saber que seu trabalho tem o reconhecimento de um imortal da Academia Brasileira de Letras, Carlos Nejar. Sinto orgulho de ser seu amigo. O mais importante, porém, é a bênção de estar trabalhando na Obra de Espírito Santo. Deus te abençoe.

  5. Luciano Rangel disse:

    Glorificamos ao Senhor nosso Deus pelas palavras sábias do poeta e escritor Carlos Nejar em referência ao trabalho zeloso e dedicado do nosso querido irmão Robson, que procura oferecer ao Senhor o que tem de melhor. Também ressalto o trabalho frutífero do Robson à frente do Grupo de Louvor da ICM Mar Azul, em Vila Velha-ES, igreja na qual estou como pastor.

  6. Carmen Sílvia Musa Lício disse:

    Eu o conheci pela Internet e fiquei muito feliz pelo seu empenho nesta missão. Acabei me tornando uma colaboradora, com muita vontade. Espero poder continuar assim por muitos anos, até quando Deus me permitir…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.