Nicéa de Souza

Nicéa de Souza

Nicéa de Souza nasceu em 24/07/1933 na Cidade de Niterói/RJ.

Nicéa nasceu em um lar evangélico. Filha de Manoel Avelino de Souza e Eva de Souza.

Na infância fez parte das classes infantis e foi aprendendo mais e mais da palavra de Deus. Foi batizada pelo pai, Pr. Manoel Avelino de Souza em 31 de Dezembro de 1943.

Já na adolescência começou a trabalhar com as crianças na Igreja Batista de Niterói. Foi professora de classe infantil, depois liderou todo o departamento infantil. Organizou várias Escolas Bíblicas de Férias, com quase 500 crianças. Participou da União Intermediária e da União de Mocidade, atuando como pianista. Foi presidente da Sociedade de Moças, onde, além de outras obras, organizou o Coral Lírio Celestes, do qual, foi a regente Ester Morais.

Em setembro de 1962, com o falecimento do pai, o tempo dela na Igreja Batista de Niterói passou. Foi cooperar com a Igreja Batista em Icaraí, que mais tarde assumiu a classe dos juniores na Escola Dominical e a Sociedade Infantil à noite.

Formada em Piano pela Universidade Federal Fluminense (UFF), promoveu alguns programas, principalmente no Natal. Organizou uma Bandinha Rítmica que abrilhantou os programas.

Em 1966, foi para a Igreja Batista do Ingá, cooperar com o irmão e Pr. Samuel de Souza.

Começou o trabalho com as crianças, contava histórias da Bíblia, usava na época o flanelógrafo, ensinava o versículo bíblico da história e os corinhos. A filha Denise a ajudava ao piano.

Ao término das classes, havia o ensaio da Bandinha Rítmica, que, também sempre se apresentava nos programas comemorativos.

Na música exerceu as funções pianista e organista. Foi coordenadora da equipe de música, onde preparava cuidadosamente as escalas dos participantes da música nos cultos. Escolhia também os hinos a pedido do pastor.

Trabalhou na Escola do Governo-Liceu Nilo Peçanha (Colégio mais antigo de Niterói) como professora de 2.º grau lecionando História da Música e no Instituto Prof. Ismael Coutinho, lecionando para as futuras professoras do ensino primário – Aplicação da música no processo educacional.

Atualmente colabora com a Igreja Batista de Icaraí como uma das pianistas.

Fonte: A Consultora

Você pode gostar...