HCC 265 – Terás vida em olhar pra Jesus
História
265. Terás vida em olhar pra Jesus
“Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância” (João 10.10).
UM DOS CONVITES à salvação mais comoventes herdado do Cantor cristão é este, que roga: “Vê, vê, viverás! Terás vida em olhar pra Jesus, Salvador. Ele diz: ‘Vida em mim acharás’”. A eternidade vai revelar quantas pessoas aceitaram o convite de Jesus ao som deste hino.
Sua autora Amelia Matilda Hull, filha de William Thomas Hull, nasceu em cerca de 1825 em Exmouth, na Inglaterra. Este hino foi um dos seus melhores, entre 22 contribuídos ao hinário Pleasant hymns for boys and girls (Hinos aprazíveis para meninos e meninas), publicado em 1860. Entre 1850 e a sua morte em 1882, Amelia também contribuiu com hinos para seis outras coletâneas na Inglaterra. Não há mais informações biográficas sobre esta hinista.
A tradução deste hino foi feita pelo pr. Antônio Ferreira de Campos (1866-1950), por alguns anos um dos obreiros mais ativos na região de Campos, RJ. Foi batizado por Salomão Ginsburg em junho de 1895. Dentro de um mês, a Igreja Batista de Campos o licenciou para pregar, e a Junta de Richmond o aceitou como um obreiro nacional. Ginsburg apreciava muito este novo obreiro, escrevendo assim:
O pr. A. Campos tomou conta deste campo (Campos) em 1895, e está fazendo um grande e bom trabalho. Ganhou a simpatia do povo, que, conhecendo seu grande talento para o jornalismo, o fez Redator-chefe do jornal local. Podem imaginar o bom resultado de ter um jornal [secular] onde o evangelho não foi esquecido.1
Quando Ginsburg foi transferido de Campos para o Recife, ao missionário T.C. Joyce passou a liderança do campo. Entretanto, por causa da sua saúde, teve de se demitir da missão. Assim, A.F. Campos assumiu a liderança. Ginsburg falou dele desta forma:
[A. Campos] está fazendo um nobre e bom trabalho. É um esplêndido pregador e bom organizador, como também um hábil escritor.2Campos fundou a Associação Cristã de Moços da cidade. Esta organização chegou a ter 200 membros, dos quais dois terços eram católicos. O canto congregacional teve parte importante nas suas assembléias, “fato que estimulou hinistas como Ginsburg e Campos a produzir e dedicar hinos apropriados para o seu uso”.3 Certamente, Terás vida em olhar pra Jesus foi traduzido neste período. Infelizmente, o Pr. Campos não continuou bem como começou. O pr. Joaquim Fernandes Lessa, outro pioneiro no trabalho naquela região, deu este relatório:
“[Campos] sempre deixou transparecer a instabilidade de suas convicções religiosas, e, com suas constantes arremetidas contra quem lhe desagradasse, assinalava traços bem pronunciados de dúvidas sobre os motivos porque entrara no ministério evangélico. Extremado em suas idéias e impulsivo nas suas resoluções, não lhe era difícil sugestionar a Igreja de Campos e seus amigos a lhe atenderem nas suas mal simuladas pretensões. Cabe-lhe, portanto, a responsabilidade quase que exclusiva de todos os erros e arbitrariedades praticadas pela Igreja de Campos nos acontecimentos de 1903.4
A. Campos colocou-se em oposição ao novo missionário, A.L. Dunstan, convencendo a Igreja Batista de Campos a cortar sua cooperação com toda a missão. Os problemas continuaram, até que a Igreja de Campos destituisse Campos do cargo, e do rol de membros e retornasse à comunhão com as outras igrejas. Foi necessário os batistas se unirem numa decisão em que Antônio Campos não seria mais aceito como obreiro em qualquer trabalho batista. Campos publicou no jornal da cidade a declaração do seu intento de deixar os batistas e voltar à Igreja Católica. Assim fez. Mudou-se para São Paulo, onde faleceu em 1950.
A melodia LATAKIA, tão apropriada para este hino de convite, foi escrita para esta letra por E.G. Taylor (séc.19). O hino apareceu em Sacred songs and solos (Cânticos e solos sacros) de Sankey, de onde, certamente, foi trazido ao Brasil. Não existem, porém, mais informações disponíveis sobre a melodia ou sobre seu compositor.
1. GINSBURG, Salomão L. Foreign mission board report, SBC Annual, 1897. p.xvii. Em: PAULA, Isidoro Lessa de. Early hymnody in brazilian churches. Tese de DMA, Fort Worth, TX: Southwestern Baptist Theological Seminary, 1985. p.95.
2. GINSBURG, Salomão L. Foreign mission board report, SBC Annual, 1900, Em: PAULA, Ibid., p.96.
3. PAULA. Ibid., p.96.
4. LESSA Joaquim Fernandes e A.B. Christie. Subsídios para a história dos batistas do campo Batista fluminense. Manuscrito inédito dos arquivos de O Jornal Batista. Em: PEREIRA, José dos Reis. História dos batistas no Brasil 1882-1982. Rio de Janeiro: JUERP, 1982, p.80.