HCC 247 – Vem nos ensinar, Senhor

História

247. Vem nos ensinar, Senhor

ESTE LINDO hino de culto e dedicação dos bens foi publicado pela Broadman Press na revistaChoir selections (Seleções corais) em 1966.

O autor Joseph Franklin Green, filho de pastor batista, nasceu em Waco, Estado de Texas, EUA, em 6 de junho de 1924. Bacharelou-se pela Faculdade Wesleyana de Texas, fez o mestrado em Artes pela Universidade Baylor e doutorado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sudoeste, ambos no Texas. Depois de servir no exército durante a segunda guerra mundial, foi ordenado para o ministério batista e pastoreou nos Estados de Texas e Colorado.

Green iniciou seu trabalho de redação da Broadman Press em 1954 passando a ser coordenador no Departamento de Produção, na Junta Batista de Escolas Dominicais. É autor de diversos livros, inclusive Biblical foundations for church music (Fundamentos bíblicos para a música sacra). Além de escrever textos de hinos e de músicas corais e artigos hinológicos diversos, compôs arranjos de hinos publicados pela Convenção Batista do Sul (EUA).

Joan Larie Sutton traduziu o hino em 1970 e a JUERP o publicou em Vozes angelicais, v.IV. (Ver dados da tradutora no HCC 25)

O compositor, Bob Lloyd Burroughs, nasceu em Tazewell, Estado de Virginia, EUA, em 10 de março de 1937. Bacharelou-se em Música na Universidade Batista de Oklahoma, em 1959, e fez mestrado na Escola de Música Sacra pelo Seminário Teológico Batista do Sudoeste, Fort Worth, Estado de Texas, em 1961 (especialização em teoria e composição). Burroughs também estudou composição com T.W. Dean e Warren M. Angell. Publicou sua primeira música em 1962. Serviu como ministro de música em várias igrejas batistas. Foi compositor-residente na Universidade Samford, Estado de Alabama, por nove anos, além de professor adjunto da Universidade Mercer, Estado de Geórgia. Depois foi professor associado de teoria e composição e compositor em residência na Faculdade Palm Beach Atlantic, em West Palm Beach, Estado de Flórida. Hoje é diretor do Departamento de Música da Convencão Batista Estadual de Flórida.

Mais de mil composições de Burroughs foram publicadas por várias publicadoras: hinos, arranjos e peças corais usados extensivamente nos Estados Unidos e através do mundo. É possuidor de muitas honrarias, inclusive de estar na lista de Who’s who of world musicians (Quem é quem entre os músicos mundiais). Foi membro da comissão de The Baptist hymnal (O hinário Batista), edição de 1991.

Bob Burroughs é casado com Esther Burroughs, assistente do diretor de desenvolvimento de evangelismo da Junta de Missões Nacionais da Convenção Batista do Sul, EUA. O casal tem dois filhos, Melody e David, e uma neta, Anna Esther.

A Subcomissão de Música do Hinário para o culto cristão deu à melodia o nome BURROUGHS em homenagem ao compositor, que a escreveu “para um coro infantil”1.

1. BURROUGHS, Bob Lloyd. Conversa com Janelle Ganey em 10 de junho de 1991.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *