HCC 215 – Livro santo
![](https://www.hinologia.org/wp-content/uploads/2024/11/3NAE76Cd-724x1024.png)
História
215. Livro santo
A MÚSICA e a poesia, a meu ver, não são apenas coisas de um dia ou um momento, mas sim, no meu caso, creio, inspiração e produto de toda uma vida cheia de experiências cristãs, aquisição de convicções doutrinárias, meio ambiente e circunstâncias diversas vividas.1
Assim fala a autora e compositora, Gerda Reinke Sodré sobre esse hino que demonstra profundo conhecimento das Escrituras. Muitas figuras da Bíblia encontram-se nestas expressivas linhas. Mas nelas, mais do que um conhecimento da Palavra, se manifesta o amor. Nas palavras da autora:
Quanto à letra de minhas músicas, acho que tem muito a ver com Dr. W.C. Taylor, que foi meu professor de doutrinas e a quem devo, depois de Deus, minhas certezas e convicções bíblicas e a seriedade das mesmas.2
Gerda Reinke Sodré nasceu num lar batista teuto-brasileiro em 18 de março de 1932, em Panambí, RS (Neu Württenberg na época). Converteu-se no último ano do ginásio, quando o pai perdeu tudo num incêndio. Trabalhou por cinco anos num escritório comercial, dividindo o salário mínimo com a família. D. Gerda escreve sobre a sua chamada:
Em 1953, o Dr. L.M. Bratcher foi a Panambí na campanha Ao Brasil contaremos a história, com slides do trabalho missionário no sertão. Ao seu apelo, definí-me para o trabalho do Senhor e no ano seguinte ingressei no Instituto de Treinamento Cristão, IBER (hoje CIEM), RJ. Terminando o curso, imediatamente me apresentei à Junta de Missões Nacionais e fui enviada ao sertão.3
Foi em 15 de fevereiro de 1957 que D. Gerda foi nomeada. Trabalhou durante um ano à frente de uma escola batista, em Carolina, MA, e três anos em Riachão das Neves, BA. Casou-se com o pastor Edval Tolentino Sodré, também missionário da JMN, em 1961. O casal, desde então, trabalha no campo missionário no interior da Bahia.
D. Gerda é mãe de sete filhos (seis filhas e um filho), tendo já quatro netos. Fala e escreve fluentemente o alemão. Desde 1991 trabalha como professora na classe de jovens na EBD da Igreja Moriá, na cidade de Vitória da Conquista (BA). É professora pública, à frente de uma turma de alfabetização. Também cursa a Faculdade de Administração. O pr. Edval continua como Secretário Executivo da Associação Serra Vale, no interior baiano. D.Gerda é autora e compositora de outros belos hinos inéditos.
LIVRO SANTO, cuja melodia ganhou o mesmo nome do título e tema, é a primeira composição de D. Gerda, escrita em Xique-Xique, às margens do Rio São Francisco, para um concurso da Imprensa Bíblica Brasileira em 1962, no qual tirou o primeiro lugar. Para escrevê-lo, usou o harmônio que ganhou de presente de D. Dorine Hawkins Stewart quando estudou no ITC (Instituto de Treinamento Cristão), no Rio de Janeiro.
Em D. Gerda encontramos o exemplo vivo de consagração a Deus e dedicação à família e à obra missionária no Brasil.
1. SODRÉ, Gerda Reinke. Carta à autora em 15 de março de 1991.
2. Ibid.
3. Ibid.