HCC 206 – Santo Espírito divino

História

206. Santo Espírito divino

UM DOS requisitos mais importantes para um bom hino é que seja bíblico. A Subcomissão de Textos do Hinário para o culto cristão se desdobrou neste aspecto à procura de hinos e cânticos para o hinário, tanto quanto no exame cuidadoso daqueles oferecidos.

O Dr. Werner Kaschel, teólogo, hábil tradutor da Bíblia e hinista, segue o exemplo dos melhores hinistas do passado em nos dar um hino que “é uma síntese da doutrina bíblica a respeito do Espirito Santo”.1 No estilo de Isaac Watts, “Pai da hinódia inglesa” o Dr. Kaschel apresenta os versículos bíblicos em que se baseou cada estrofe deste hino

Estrofe 1:            Gênesis 1.2; 2Coríntios 3.17; João 3.6-8; 16.8-11

Estrofe 2:            Romanos 8.26; Efésios 2.18; Romanos 15.13;

                               Atos 1.8; 1Coríntios 12.7; João 14.16,26; 15.26 (BLH)

Estrofe 3:            João 15.26; Romanos 8.14; 1Coríntios 2.13;

                               1João 5.6; Romanos 15.30; 2Coríntios  1.22; 5.5; Efésios 1.14;

                               Romanos 8.11; 14.17; Gálatas 5.22; 1Ts 1.6

Estribilho:            Romanos 8.11; 1Coríntios 3.16; 6.19; Gálatas 5.25;

                               Efésios 2.22; 1Coríntios 12.13; Gálatas 3.14; 4.6 2

O autor também sugere que essas passagens sejam usadas em série de sermões ou de estudos bíblicos.

Santo Espírito Divino pode ser cantado com a melodia PASS ME NOT (Não me deixe, CC 116). Nesse caso divide-se cada estrofe em duas, de modo que o hino passa a ter seis estrofes. (Ver dados biográficos de Werner Kaschel em HCC 38)

A métrica deste hino é 8.5.8.5.D. com estribilho, como corrigido nas edições mais recentes do Hinário para o culto cristão.3

A compositora, a Dra. Janelle Ganey, deu o nome CORO INFANTIL à melodia por tê-la usada pela primeira vez, com outra letra, justamente com o coro infantil que esta operosa missionária e musicista regia no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ), em 1989. As crianças gostaram muito desta música, e embora não tenha um compasso regular, aprenderam-na facilmente.

Janelle Ganey nasceu em 13 de janeiro de 1950 na cidade de Jacksonville, Estado da Flórida, EUA, num lar cristão. Fez sua profissão de fé em fevereiro de 1958 sob o ministério de Dr. W.G. Stracener e foi batizada na Igreja Batista de Avondale, na sua cidade natal.

A fim de preparar-se para o ministério de música, a Dra. Janelle fez bacharel (1972) e mestrado (1977) em educação musical pela Universidade do Estado da Flórida. E, pelo Seminário Teológico Batista do Sul (Douther), em Louisville, Estado de Kentucky, fez mestrado em música sacra (1981) e doutorado em artes musicais (1985).

A Dra. Janelle recebeu muitas honras durante os seus estudos, e fez parte de inúmeras organizações musicais. Além deste preparo aprimorado, fez cursos especiais em música em três universidades do seu Estado e ensinou, além de aulas particulares de piano, muitas matérias na sua área nas escolas públicas de Orange Park, também no seu Estado.

Sentindo-se chamada para o campo missionário, a Dra. Ganey foi enviada pela Junta de Richmond, chegando ao Brasil em 16 de janeiro de 1987. Em 1988 foi convidada a ensinar no Curso de Música Sacra no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (RJ) ali permanecendo até o ano 2001, quando retornou definitivamente à sua terra natal. Além de professora de piano, coros graduados, hinologia, didática de piano e ministério cristão no curso de bacharel, a Dra. Janelle também lecionou e coordenou o Curso de pós-graduação em ministério de música no mesmo Seminário.

Janelle (como ela é carinhosamente chamada) tem algumas músicas e traduções inéditas. O seu artigo Hinos no desenvolvimento religioso das crianças foi publicado em O Jornal Batista de 31.7.1988, e na revista Louvor (JUERP), segundo trimestre de 1]989. O segundo dos cinco volumes do projeto do HCC publicado (1990) foi 80 Hinos facilitados para o teclado, da autoria de Janelle.

A contribuição de Janelle na Comissão do Hinário para o culto cristão não pode ser medida. Bondosa anfitriã e motorista para membros da comissão inúmeras vezes, ela ainda agiu com muita eficiência no Grupo Assessor de Leitura de Provas, no Grupo de Verificação de Dados (em cooperação com a Subcomissão de Documentação e Histórico) e no Grupo de Música que assessorava a Subcomissão de Música.

Durante o ano de 1991, de férias nos Estados Unidos, Janelle continuou a sua valiosa cooperação em pesquisas de novos dados para este presente livro e, no retorno de suas férias ao Brasil, tornou-se a assessora principal da autora na organização das anotações e bibliografia do livro.

1. KASCHEL, Werner. Carta à autora em 15 de janeiro de 1992.

2. Ibid.

3. Dados atualizados por Leila Gusmão, supervisora do HCC Digital em 4 de abril de 2005.

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