HCC 175 – Jesus, teu nome é santo
História
175. Jesus, teu nome é santo
“Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e rendei graças ao seu santo nome” (Salmo 97.12).
O PASTOR madeirense Manuel Antônio de Menezes publicou este hino, que exalta o santo nome de Jesus, em Lisboa, no seu Hymnário ou Collecção de músicas sacras, em 1885, para uso das “Egrejas Evangélicas em Portugal e Brasil”. Esta coletânea, uma das primeiras na língua portuguesa, incluiu 114 cânticos acompanhados das respectivas músicas. Dezoito foram escritos ou traduzidos por Menezes.
Manuel Antônio de Menezes nasceu na Ilha da Madeira em 1848. Veio para o Brasil ainda jovem, onde aceitou a Cristo aos 17 anos de idade, apoiado pelo missionário pioneiro Dr. Robert Reid Kalley. Menezes estudou para o ministério em São Paulo e em Londres. Passou cinco anos em Portugal, como missionário da Igreja Livre da Escócia. Organizou a Igreja Presbiteriana Portuguesa, em Lisboa, e a pastoreou até 1886.
Regressando ao Brasil, Menezes percorreu grande parte do Sul do país. Pastoreou igrejas no Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, São Paulo e Sul de Minas.
O pr. Menezes foi pioneiro na hinologia em Portugal e no Brasil. É importante notar que a sua coletânea do ano de 1885 incluiu tanto a letra como a música dos hinos, prática que seria imitada bem mais tarde em outros hinários do idioma.
Diversas letras e traduções de Menezes foram aproveitadas na quarta edição de Psalmos e hymnos com músicas sacras, em 1919. Apareceram também no Cantor cristão e outros hinários evangélicos do Brasil.
O Hinário para o culto cristão inclui, mais de 100 anos depois da sua publicação, além desta letra original, a sua tradução de Há um rio cristalino (HCC 581).
Manoel Antônio de Menezes faleceu em 1941, depois de um ministério frutífero de aproximadamente 60 anos.
Algumas das melhores letras do Cantor cristão precisavam de novas músicas. Jesus, teu nome é santo era uma delas. A Subcomissão de Música, conhecendo a habilidade da compositora Roselena de Oliveira Landenberger através das suas composições corais, convidou-a a participar no HCC, suprindo músicas para diversas letras. Roselena aceitou o desafio, uma tarefa difícil, que nem todos os compositores aceitam. Deus assim a abençoou ricamente, ao HCC e à hinódia brasileira. Quanto à música para Jesus, teu nome é santo, Roselena descreve a sua composição em 1989:
Esta melodia foi a primeira a ser escolhida pela Subcomissão de Música. Eu a escrevi sentada ao piano, sempre inspirada pela letra (…). O nome da melodia ESCOLÁSTICA é o nome da minha mãe que sempre me incentivou. Ela é minha grande amiga, a quem devo muito, pois me proporcionou condições para estudar música.1
Veja dados biográficos da compositora no HCC 67.
1. LANDENBERGER, Roselena de Oliveira. Carta à autora em 20 de março de 1991.