HCC 168 – Quanto nos ama Jesus!

História

168. Quanto nos ama Jesus!

VOCÊ MORRERIA POR ALGUÉM? De todas as pessoas que você conhece, amigos, inimigos, família, por qual um delas sofreria rejeição e uma morte agonizante e prolongada? O apóstolo Paulo escreveu para os romanos:

Porque dificilmente haverá quem morra por um justo; pois poderá ser que por alguém bondoso alguém ouse morrer. Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos pecadores, Cristo morreu por nós” (Romanos 5.7-8).

Jesus disse:

Ninguém tem maior amor do que este, de dar alguém a sua vida pelos seus amigos” (João 15.13).

Foi isto que ele fez! Enquanto você canta este simples cântico, medite no tamanho do amor de Deus – a sua altura – a sua largura -a sua profundidade. Procure medí-lo e saiba um pouquinho do quanto você é amado!

Kurt Kaiser, o autor e compositor deste expressivo cântico, tem o costume de rascunhar idéias para música ou textos quando estas lhe ocorrem, muitas vezes incorporando-as nas suas composições mais tarde. Um dia, em 1975, em seus papéis, encontrou as palavrasO how he loves you and me (Oh, quanto ele ama a você e a mim). Decidindo escrever um cântico usando estas palavras, sentou-se ao piano, e em dez minutos completou texto e melodia. A Word Music (Editora Word, Inc.) publicou-o no mesmo ano. Kurt Kaiser, já por trinta anos está associado à publicadora evangélica Word, Incorporated, como compositor, arranjador, regente e produtor de uma sucessão de excelentes discos, fitas e CDs.

Kaiser e a publicadora cresceram juntos. Word, Inc. tem permanecido no topo da indústria de musica gospel (Ver HCC 137) por muitos anos, fato muito relacionado a esta associação.

Kaiser, nascido em Chicago, Estado de Illinois (EUA), em 17 de dezembro de 1934, é considerado um prodígio. Estudou no Conservatório de Música Americana naquela cidade, brilhando especialmente ao piano. Ainda adolescente, foi músico de duas emissoras de rádio, e aos 20 anos tornou-se ministro de música de uma grande igreja. Fez o bacharel (1958) e o mestrado (1959) de música na Universidade Northwestern (Chicago).

Mudando-se para Waco, Estado de Texas, em 1959, começou sua longa e profícua associação com Word, Inc. Começou algo novo: musicais para jovens.

Seus musicaisTell it like it Is (Conte-o como é) e Natural high (Alto natural), em colaboração com Ralph Carmichael (Ver HCC 256), tornaram-se favoritos especialmente para esta faixa etária e até caracterizaram este novo movimento. Editou Sing and celebrate I e II (publicadas sob o título SoMaior no Brasil). Muitos dos seus hinos foram publicados e muito cantados no Brasil.

Kaiser, diácono batista, dirigiu o coro masculino Singing men of Texas (Cantores do Texas), um grupo de ministros de música batistas daquele estado. Hoje seus muitos discos, como também suas composições e arranjos corais de alto nível são tocados e cantados por todo o mundo evangélico. Seus arranjos para cantores de renome como Pat Boone, a dupla Robert Hale e Dean Wilder, George Beverly Shea, Anita Bryant e muitos outros, mostram, com seu padrão de excelência, sua habilidade genuína combinada com um conhecimento musical altamente desenvolvido.

Kaiser tem como alvo criar música do estilo gospel tão bem ajustada com o texto que o ouvinte não é simplesmente entretido, mas conduzido à adoração. “Se a música for certa, intensificará a experiência de adoração. Se o texto é bom, e a música não é, é angustiante! Eu a detesto!” diz Kaiser. Ele mesmo procura textos bíblicos que “realmente dizem alguma coisa”.

Um hino de Kaiser, I am willing, Lord (Estou pronto, Senhor) escrito como resultado duma experiência muito dolorosa, expressa a atitude deste extraordinário músico. A letra declara: “Estou pronto a ser exatamente o que tu queres que eu seja”. Carol R. Theissen, sua comentarista da revista Christianity today, (Cristianismo hoje) comenta:

[Kaiser] é treinado, e tem um extenso background na música. Mas, o mais importante: está usando tudo isso para oferecer ao Senhor, e, não incidentalmente, ao público cristão, o melhor que tem para oferecer!”1 

Este cântico foi habilmente traduzido pelo pr. João Soares da Fonseca, em 1990. (Ver dados do tradutor no HCC 10)

O nome da melodia, HE LOVES YOU AND ME (PATRICIA) (Ele ama a você e a mim) vem do pensamento principal do hino na língua original e do nome da esposa do autor e compositor.

1. THIESSON, Carol R. Kurt Kaiser reaches for the higher notes, Christianity today. Chestertown, MD. n.26. pp.40-41, 21 de maio de 1982.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *