Doris Akers

Biografia

Doris Mae Akers (1923-1995)

Doris Akers

Doris Mae Akers nasceu em Brookfield, estado do Missouri (EUA), a 21 de maio de 1923, filha de Floyd e Pearl Akers, a família se mudou para a cidade de Kirksville, também no estado do Missouri quanto Doris tinha apenas cinco anos de idade. Autodidata em relação à música, escreveu sua primeira canção gospel quando tinha 10 anos e chegou a formar uma banda, quando era adolescente, chamada Dot Akers and Her Swingsters.

Mudou-se para a cidade de Los Angeles, na Califórnia, no ano de 1945, com o intuito de seguir uma carreira no meio musical gospel e conheceu figuras como Sallie Martin, J. Earl Hines, e Eugene Douglas Smallwood. Em 1946, passou a ser pianista e vocalista no grupo de Sallie Martin (20/11/1895-18/06/1988), a chamada “Mãe do Gospel”. Sallie Martin fazia turnês nacionais com Thomas A. Dorsey (01/07/1899-23/01/1993), figura de destaque no meio da música gospel do século XX. Essa foi uma fase muito importante para ela, no sentido de entender como era a dinâmica da indústria musical. Em 1947, ela publica sua primeira canção, intitulada “I Want a Double Portion of God’s Love” (Eu quero uma porção dobrada do amor de Deus). Em 1948, cria o Simmons-Akers Singers, junto com Dorothy Simmons e Hattie Hawkins. Essa parceria lançou variadas gravações por selos como Score, Superb, Super, Songs of the Cros, Imperial Record, RCA Vitor, Specialty Records. Neste mesmo ano, é criada a Simmons and Akers Music House, para vender suas composições.

Em 1958, em parceria com Mahalia Jackson, escreveu a canção “Lord, Don’t Move the Moutain”, que chegou a vender mais de um milhão de discos. No ano anterior, 1957, ela foi convidada a dirigir um grupo chamado Sky Pilot Choir, na cidade de Los Angeles, considerado o primeiro coro interracial daquela cidade. Este coro participou de gravações, programas de televisão e de rádio pelos EUA e chegou a lançar três álbuns: “The Sky Pilot Choir”, “The Sky Pilo Choir Vol. 2” (junto com as Suttons Sisters) e “Doris Akers Sings with the Sky Pilot Choir”. Ela dirigiu esse grupo até o ano de 1965, quando a liderança passou para Shirley Mays e Akers tornou-se diretora de The Gospel Jubilee Choir. Ainda em 1957, ela gravou seu primeiro álbum solo, intitulado “Sing Praises Unto The Lord” (Cante Louvores ao Senhor), pela RCA Victor. Em, 1974, o grupo se reuniu novamente com Akers para gravarem “Doris Akers and the Original Members os ths Sky Pilot Choir”.

Nos anos 70, passou a residir em Columbus, no estado de Ohio e continuou sua atividade musical, compondo e lançando álbuns, inclusive pelo selo Gaither. Chegou a gravar no Canadá álbuns que não chegaram a ser lançados nos EUA. Sempre admirada e respeitada pelo seu trabalho nos diferentes aspectos da música gospel (parte vocal, instrumental, direção coral, arranjos, composição e publicação), acabou sendo chamada, carinhosamente, de “Miss Gospel Music”. Muitos cantores famosos gravaram canções de Akers, incluindo George Beverly Shea, Mahalia Jackson, Roberta Martin Singers, Aretha Franklin Indiscutivelmente, uma de suas composições mais conhecidas é “Sweet, Sweet Spirit”, cujo título em português ficou “Há um doce espírito aqui”.

Akers passou os últimos anos de sua vida vivendo em Minneapolis, no estado de Minnesota, sendo Ministra de Música no Grace Temple Deliverance Center. Depois de quebrar seu tornozelo, em agosto de 1994, ela descobriu que estava com câncer na coluna vertebral. Doris Mae Akers faleceu a 26 de julho de 1995, na cidade de Edina, no estado de Minnesota.

Por Armindo Ferreira

Nota do Editor: “Há um doce Espírito aqui (Sweet, Sweet Spirit)” ficou amplamente conhecido na voz de Elvis Presley (1935-1977) e a versão mais conhecida que temos em português foi feita pelo maestro e tradutor Waldenir Carvalho (1942-2017)

Fontes de Consulta:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Sallie_Martin. Acesso em 30 jun. 2022.

https://en.wikipedia.org/wiki/Doris_Akers. Acesso em 30 jun. 2022.

http://www.hymntime.com/tch/bio/a/k/e/r/akers_dm.htm. Acesso em 30 jun. 2022.

https://en.wikipedia.org/wiki/Thomas_A._Dorsey. Acesso em 30 jun. 2022.

https://www.hymnologyarchive.com/doris-akers. Acesso em 30 jun. 2022.

https://www.umcdiscipleship.org/resources/history-of-hymns-sweet-sweet-spirit. Acesso em 30 jun. 2022.

© 2022 da compilação de Armindo Ferreira – Usado com permissão

Doris Akers (1923-1995)

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Ana Maria disse:

    Gostaria de receber tudo sobre o cantor cristao

  2. Ana Maria disse:

    Gostaria de receber tudo sob o cantor cristão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.