Décio Lauretti
Décio Emerique Lauretti nasceu em 28/11/1950 na Cidade de Casa Branca/SP.
Filho de Rogério Lauretti e Nilda Emerique Lauretti.
Médico e Músico de origem Presbiteriana, foi organista da Igreja Presbiteriana de Vila Mariana dos 14 aos 23 anos, tendo composto várias obras para coral e para o canto comunitário. Teve suas primeiras aulas de órgão com o maestro Samuel Kerr.
Décio Lauretti musicou alguns poemas de Gióia Jr., usando o violão para compor em ritmo de samba, baião, cantigas singelas. Conheceu, pouco depois, a missionária presbiteriana Norah Buyers, musicista de imenso talento, a grande incentivadora dos músicos brasileiros para que produzissem música “com a nossa cara”. Por sua iniciativa, foi publicada a coletânea “Nova Canção”, pela Imprensa Metodista, onde constam 13 composições de Décio Lauretti Desse período data a sua amizade com Jaci Maraschin, pastor anglicano, músico e poeta de talento, de quem compôs as melodias de alguns lindos poemas.
Em 1974 seguiu a melodia para o hino “Que estou fazendo se sou cristão”, cuja letra é de João Dias de Araújo. Décio optou por uma sequência harmônica barroca num ritmo brasileiro, o baião.
Duas outras peças de Décio para coral foram divulgadas: um poema belíssimo do Maraschin (“Nasce Jesus nos caminhos abertos da espera…”), para 4 vozes numa marcha-rancho. O maestro Umberto Cantoni, então regente do Coral Evangélico de SP apresentou-a num festival de corais na Suíça
Décio reside em Socorro (Interior de SP), desde 1978.
Neste site divulgamos seu belo arranjo para “A Nova Canção“, de Simei Monteiro.
Fonte: O Colaborador