Cleide Manoel Gossi

Cleide Manoel Gossi

Cleide Manoel Gossi nasceu em 07/04/1948 na Cidade de Santo André/SP.

Filha de José Manoel e Ivone de Souza Manoel, Cleide foi criada em um lar evangélico; é a terceira filha, tendo dois irmãos (Clair de Souza Manoel e Jerson Manoel). Cleide canta em Coral desde seus 10 anos de idade. O regente do Coral de sua igreja foi o Rev. Oscar Chaves.

Criada desde o seu nascimento na Igreja Presbiteriana do parque das Nações, onde aprendeu a adorar a Deus, a crer em Jesus como seu Salvador e a trabalhar na causa do Mestre desde tenra idade, ocupando vários cargos na Igreja, Federação e Confederação Sinodal das SAF’S; na vida secular ocupou o ofício de secretária executiva.

Sempre amou a Igreja Presbiteriana do Parque das Nações (IPPN) e a Igreja Presbiteriana do Brasil (IPB), lutando por ela e zelando pelo trabalho.

O interesse pela história desta Igreja veio da curiosidade em saber coisas referentes a igrejas como: de que maneira a SAF, UMP, UPH e coral poderiam ser mais velhos do que a própria igreja? Sabiam que a Congregação era filiada à Igreja Presbiteriana de Santo André, mas, as Sociedades eram mais antigas que a própria Igreja-mãe?

A partir dessas informações surgiu a da vontade de transmiti-las.

Não havia registro anterior, daí a necessidade de “ir a fundo” nessa história que foi cada vez sendo mais cativante.

Por ser privilegiada por Deus com a boa memória, sempre nas ocasiões especiais dos aniversários, principalmente, os dirigentes vinham em busca de informações. Então, porque não escrever um livro?

Cleide escreveu o livro “Igreja Presbiteriana do Parque das Nações – Sua História”.

O inventivo partiu do esposo Silvio e dos filhos. A ideia amadureceu e assim começou a busca de registros, fotos e tudo o que pudesse ser relatado nesta história.

Em 2016 foi nomeada Secretária de Música do Presbitério Santo André e do Sínodo Grande ABC. Participa ativamente dos Seminários da Sociedade Evangélica de Música Sacra (SOEMUS) dirigidos João Wilson Faustini e em algumas ocasiões, por Parcival Módolo.

Cleide tem predileção por hinos e contribui muito com este site, principalmente nas pesquisas profundas de biografias e materiais referentes à Hinologia.

Fonte: A Colaboradora

Você pode gostar...