Jonas Marques (1928-1979)

Biografia

Jonas José Marques (1928-1979)

A história da Igreja Cristã Maranata tem, no ministério do pastor Jonas José Marques, os instrumentos para o início de uma obra grandiosa, marcada pelos dons espirituais, dentre eles, o dom de profecia.

Pr. Jonas Marques (Instituto Bíblico Pedra de Guaratiba)

Filho de José Marques e Paulina Marques, Jonas Marques nasceu em 9 de junho de 1928, em Vassouras, no estado do Rio de Janeiro.

Estudou no Instituto Bíblico Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, com o professor Edward Hemming Dodd (1919-2007). Foi ordenado ao ministério da Palavra em 27 de março de 1954 e casou-se com Irone de Amorim em 14 de janeiro de 1956. O casal teve três filhas: Marta Lilian, Mirian Raquel e Maria Ester, que o descrevem como um homem de fé, cercado de desafios, mas com um espírito constante na obra do Senhor.

Casamento de Irone Amorim com Jonas Marques

Pastor da Igreja Congregacional de Juiz de Fora, em Minas Gerais, Jonas Marques foi batizado com o Espírito Santo. Essa experiência com Deus foi determinante em seu ministério e na vida dos que com ele oravam por um grande avivamento espiritual. Contudo, essa nova experiência o colocou em desconformidade com o corpo ministerial da Igreja Congregacional, pois a denominação não compartilhava com o direcionamento que Deus havia concedido ao pastor Jonas e sua família.

Assim, iniciou-se uma vida dedicada à evangelização e ao avivamento em tantas igrejas do Brasil e do exterior.

Pr. Jonas Marques em Portugal

Na década de 1970, o pastor Jonas visitou também Portugal, onde estava começando as primeiras reuniões com um grupo da Igreja Cristã Maranata, na residência do pastor Alexandre Rubem Milito Gueiros.

Depoimento do Pr. Amadeu Loureiro Lopes:

Em 1977 para 78, Jonas adoeceu. Ele teve uma revelação acerca do nome da Igreja. Procurou o pastor Gedelti e disse: “O Senhor me revelou que nós temos que mudar o nome da igreja. O Senhor revelou que o nome da igreja vai ser “Igreja Maranata Maanaim”. Aí, com sabedoria, o pastor Gedelti disse: “Jonas, vamos colocar em ordem. Maranata é o templo. Os templos serão chamados de Maranata e os Maanains, serão o lugar do retiro espiritual, o lugar para a doutrina.

Pr. Mauro Rodrigues e Pr. Jonas Marques

Depoimento Pr. Jabes Victalino Teixeira Gueiros:

Jonas foi usado com poder na profecia. Em uma das reuniões na Igreja da Toca, o pastor Jonas entregou uma profecia dizendo que esta obra seria levada a países longínquos.

Hoje, mais de 50 anos depois, a Igreja Cristã Maranata está presente em mais de 150 países, em todo o mundo.

Pr. Amadeu Loureiro, Gedelti Gueiros, Jonas Marques e Jairo Coelho, 1976

Para seus irmãos em Cristo, deixou, além de seu testemunho de fé e servidão a Deus, registros doutrinários e proféticos que nortearam a Igreja Cristã Maranata, desde a sua formação até os dias de hoje.

Jonas faleceu em 22 de janeiro de 1979 deixando, além do legado de fé, uma grande saudade aos membros da Igreja Cristã Maranata.

Pesquisa: Robson Santos
Colaboração:
Pr. Fábio Lúcio Soares (Revista Maranata)

© 2021 da Igreja Cristã Maranata – Usado com permissão

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Deise Gouvea disse:

    O pastor Jonas pastoreou a Igreja Evangélica Congregacional de Brás de Pina – RJ, de 27 de agosto de 1961 a 14 de agosto de 1963.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.