Igreja Presbiteriana de Pinheiros completa 120 anos
A Igreja Presbiteriana de Pinheiros esta semana está completando 120 anos.
A partir de julho de 1902, membros da Igreja Presbiteriana Unida de São Paulo iniciaram um trabalho evangelístico no Bairro de Pinheiros, em São Paulo. Desde então a igreja iniciou reuniões em um escola pública e posteriormente em uma sala em frente a Igreja Católica do bairro.
Em julho de 1903 a igreja recebeu os primeiros convertido e em 1905 a congregação já era formada por 15 membros. Em 8 de julho de 1906 foi oficialmente organizada a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, pelo Presbitério de São Paulo. Em 22 de julho de 1913 a igreja começou a construção de seu edifício usado para os cultos, sendo inaugurado em 2 de julho de 1922.
A partir de então a IPP foi ativa na plantação de outras igrejas na região, sendo até 1950 a igreja-mãe de outras 6 igrejas. Nos anos seguintes a igreja continuou crescendo e em 1970 a igreja iniciou a construção de um segundo edifício. Por fim, em 2010 a igreja mudou para seu prédio atual, na Avenida das Nações Unidas, 6151.[4]
Em 2007 a igreja foi citada na dedicatória publicação do livro do Igreja? Tô Fora! autor Ricargo Agreste, que trata da necessidade das igrejas locais para o Cristianismo
Em atendimento à Grande Comissão (“Disse-lhes [Jesus]: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura”, Marcos 16.15), a Igreja Presbiteriana de Pinheiros, desde outubro de 2008, possui, como seu braço missionário, a Junta Missionária de Pinheiros – JMP. A igreja é, portanto, reconhecida pelo seu trabalho evangelístico e influência na plantação de igrejas.
A Igreja Presbiteriana de Pinheiros conta, ainda, com os cursos (educação a distância) da “EaD Pinheiros“, que tem por objetivo a formação de cristãos para o trabalho na Igreja e no campo missionário.
A “IPP TV” (TV Web da Igreja Presbiteriana de Pinheiros) surgiu em 8 de julho de 2020 em comemoração ao aniversário de 114 anos da igreja. Conta com uma programação que atende todo o público, seja infantil, seja o juvenil, masculino ou feminino, 24 (vinte e quatro) horas por dia. São de conteúdos evangélicos e, em muitos programas, tenta, de forma prática, aplicar a Bíblia e a doutrina reformada no dia a dia do cristão. Seu conteúdo é transmitido por meio do canal oficial da IPP no YouTube, que conta com mais de 1.58 milhão de inscritos e mais 260 milhões de visualizações.
A Igreja Presbiteriana de Pinheiros em sua liderança pastoral é composta pelos Seguintes homens:
Arival Dias Casimiro – Pastor Titular; Pastor há 30 anos da Igreja Presbiteriana de Pinheiros
Hernandes Dias Lopes – Pastor Colaborador;
André Mendonça – Pastor Auxiliar;
Nilson Júnior – Pastor Auxiliar;
Samuel Rocha Lopes – Pastor Auxiliar;
Marcos Luiz Melo – Pastor Auxiliar;
Samuel Nóbrega- Pastor Auxiliar;
Jahy Barros Júnior – Pastor Auxiliar;
Vinícius Lacerda – Pastor Auxiliar;
Marcelo Serra – Pastor Auxiliar;
Mariano Alves Júnior – Pastor Auxiliar;
Domingos Alves Filho – Pastor Auxiliar;
Nisan Baía – Pastor Colaborador.
A Igreja também é governada por Presbíteros. Sendo uma das Igreja da IGREJA PRESBITERIANA DO BRASIL enquanto denominação das mais importantes.
Em comemoração aos 120 anos da Igreja foi lançado no youtube da Igreja um Documentário Especial que conta a História da Igreja
No dia 8 de Julho ocorreu uma programação alusiva aos 120 anos da Igreja e aos 6 anos da IPP TV com a Banda Purples, Guilherme Iamarino (IPALPHA/Projeto Sola) e Vitor Quevedo.
Logo após ocorreu uma celebração em um culto solene em comemoração aos 120 anos da Igreja
No Prelúdio foi entoado o Hino Fortalece a Tua Igreja – 299 Hinário Novo Cântico;
Coral: “Glorificarei Teu Nome”;
Da Igreja O Fundamento – 298 Hinário Novo Cântico;
“Cristo é Tudo em Todos Nós” – Pinheiros Música;
Canção especial de 120 anos: O grupo Pinheiros Música apresentou uma música nova, composta para a celebração, cujo refrão diz: “A tua graça nos salvou, o teu amor nos inundou.”;
Cântico de gratidão: “Bondade de Deus”;
Momento da Ceia: Rude Cruz – 266 Hinário Novo Cântico;
Hino de Gratidão – 62 Hinário Novo Cântico; Um pouco antes do Hino ser entoado Pr Arival e Presbítero Roberto Quirino responsável pela programação da IPP TV anunciou que a IPP TV irá para o Satélite no canal 572 com a mesma programação do youtube. Nas palavras do pastor Arival Dias Casimiro o canal vai subir para o Satélite e vai ser TV Digital e pegará em mais de 22 milhões de residências pelo país.
A canção entoada no final foi Ide Por Todo o Mundo – Autoria: João Wilson Faustini.
Além, do Presidente do Instituto Hinologia Cristã Robson José dos Santos Júnior estiveram presentes no culto o Pastor Nilton Tuller (Autor do Hino Vaso Novo, Fundador do MOLIVI no Paraná e um dos fundadores da Igreja Presbiteriana Renovada); o Deputado Vaz de Lima (Exerceu pelo menos por 5 vezes o cargo de Deputado Estadual na Assembleia Legislativa de São Paulo e Jonathan dos Santos Júnior (Filho do Pastor Jonathan dos Santos fundador do Vale da Bênção).
Louvado Seja Deus pela Igreja Presbiteriana de Pinheiros. O Hinologia Cristã parabeniza a Igreja e deseja que esta Igreja amada pregue com fidelidade a mensagem de Cristo Jesus por muitos e muitos anos.
Matéria: Arkadt dos Santos e Silva
Bibliografia consultada – História da Igreja Presbiteriana de Pinheiros
https://pt.wikipedia.org/wiki/Igreja_Presbiteriana_de_Pinheiros









