HCC 033 – Deus cuidará de ti

História

33. Deus cuidará de ti

ERA um domingo pela manhã em 1904. O rev. Walter Stillman Martin, pregador apreciado, freqüentemente convidado para séries de conferências e pregações pelas igrejas, teve um convite na cidade de Lestershire, Estado de Nova Iorque. A sua esposa Civilla, enferma e semi-inválida, e seu filho, ainda menino, estavam com ele na cidade. De repente, piorou consideravelmente o estado de saúde e sua esposa. Que fazer? Seria prudente deixá-la sozinha somente com o menino? O pr. Martin pensou em comunicar à igreja que seria imperativo cancelar o compromisso. Quando estava pronto para fazer a ligação, ouviu a voz do seu filho:

– “Pai, se é a vontade de Deus que você vá pregar hoje na igreja, ele não poderá tomar conta da mamãe enquanto você estiver ausente?”

O pr. Martin não fez a ligação. Aquela voz do seu filho afastou, de repente, todo o seu temor. Sim, Deus seria capaz de cuidar dela! A voz da sua esposa juntou-se a do menino:

– “Deus cuidará de mim.”

O Pr. Martin deixou a mulher e o filho aos cuidados de Deus e foi pregar. Houve muitas conversões! Sentia a mão de Deus abençoando-o poderosamente naquele dia.

Chegando ao lar, qual a sua felicidade! O seu filho trazia na mão um envelope com uma poesia escrita no dorso com o título Deus cuidará de ti.

– “A pergunta que nosso filho fez e a simplicidade de sua fé me inspiraram nessas estrofes”, explicou Civilla.

O seu marido também compartilhou as bênçãos que havia recebido. O pr. Martin, apanhou o poema e sentou-se ao órgão. Dentro em pouco estava composta a melodia. Este hino maravilhoso sobreviveu ao casal, e até hoje nos conforta em cada angústia e cada tribulação.1

Walter Stillman Martin (1862-1935) formado na Universidade de Harvard, foi ordenado ao ministério batista, mais tarde unindo-se à Igreja Discípulos de Cristo. Tornou-se professor de Bíblia na Faculdade Cristã Atlântica, em Carolina do Norte. Casou-se com Civilla Durfee Holden, e em 1919 fixaram residência em Atlanta, Estado de Georgia, enquanto Martin conduzia conferências bíblicas e evangelísticas em todo o país. O casal publicou outros hinos do estilo gospel hymns, incluindo Nada de desânimo (CC 337), que por longos anos foi de conforto a muitos.

Civilla Durfee Martin (1866-1948), nascida na província de Nova Scotia, no Canadá, por muitos anos foi professora da rede pública. Recebeu educação musical. Civilla, embora nunca tivesse boa saúde, colaborou com seu marido nas suas campanhas até a morte dele.

O nome da melodia, GOD CARES (Deus cuida), reflete a mensagem do hino pelo casal Martin. Foi publicado no hinário Songs of redemption and praise (Cânticos de redenção e louvor), em 1905, compilado por Martin e John A. Davis, fundador e presidente da Escola de Treinamento Prático na Bíblia em Lestershire, Estado de Nova Iorque.

Salomão Luiz Ginsburg traduziu este hino em 1905, dedicando a tradução a Francis. M. Edwards, missionário batista no Brasil de 1907 a 1924. Certamente com esta tradução Ginsburg procurava encorajar e fortificar a fé de Edwards, que passava por dias difíceis. Por alguma razão, ele publicou sua versão somente em 24 de outubro de 1912, em O Jornal Batista, na página 6 (Ver dados do tradutor no HCC 29).

1. PORTO FILHO, Manoel. História e mensagem dos hinos que cantamos. Teresópolis: Casa Editora Evangélica, 1962. pp.15-18.

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *