Harlen Miller

Harlen Miller

Harlen Irvin Miller nasceu em 11/09/1948 em Porto Rico.

Harlen Miller, nasceu em uma família de pais missionários, cantou nos corais de seu pai e tocou piano por toda a sua infância. Quando frequentou Newbury Park Academy, em 1962, ele continuou a estudar piano e a cantar no coral da academia, o qual era dirigido por Carolyn Rhodes Brummett.

Harlen, diretor de coral e cantor, aposentou-se em 2014 depois de atuar como professor por 42 anos. Graduado desde 1972 em Música, no Walla Walla College, agora universidade, teve seu último trabalho como professor  no Campus de Educação Cristã em Napa, uma escola de ensino fundamental, anteriormente conhecida como Napa Junior Academy, onde ele dirigiu o coral, coral de sinos e banda e ensinou espanhol. Durante os 8 anos em que esteve em NCCE ele também dirigiu o Harlen Miller Chorale, uma instituição independente antes conhecida como Norman Skeels Chorale, e foi diretor de música da igreja luterana de Napa Valley.

Em sua próxima graduação em NPA, em 1966, ele frequentou o Pacific Union College por um ano e depois, passou um ano na Universidade de Montemorelos, no Mexico. Como não havia um coral em UM, ele organizou um e, dirigiu aquele que se tornaria uma  parte importante de sua vida em seu ano escolar. O prazer e o sentimento de gratificação que ele encontrou em dirigir aquele grupo,  levou-o a tomar a decisão de prosseguir na carreira de música para coral.

Miller inscreveu-se em Walla Walla College, em 1968, para o curso de pós- graduação em direção de música, estudando voz com Harold Lickey e William Murphy e também cantando em seus corais. Também cursou teoria, estudando com Glenn Spring e Mel West, e continuou a estudar piano com Jeanette McGhee. Ele também completou um curso simples em Espanhol.

Sua primeira posição como professor,  foi no Antillian Union College, em Porto Rico, onde atuou por quatro anos. Ao voltar para os Estados Unidos, em 1976, Miller inscreveu-se no Westminster Choir College, começando a estudar em  nível de mestrado, daquele verão em diante. Ele aceitou a posição de diretor do coral em Indiana Academy, em 1977, onde, dois anos mais tarde, ele completou seu mestrado em regência na Ball State University, em 1979.

Naquele outono, começou a trabalhar como professor em Orangewood Academy, na California, onde trabalhou até 1982. Depois, atuou como professor de música na East Brazil Academy, pelos próximos 5 anos. Mais tarde, Miller escreveu sobre essa experiência:

 “Eu dirigi quatro corais e atuei como professor em aulas de música no IPAE/RJ, uma escola fundamental localizada ao norte do Rio de Janeiro. O programa de música na IPAE era dirigido pelo Conservatório de Música e acabou por ser adicionado ao currículo normal da escola. Nosso programa de música, como os da maioria no país, foram validados pelo conservatório nacional, dos quais dois, eram localizados próximo ao Rio.

Corais e festivais de corais são uma parte importante da vida cívica no Brasil,  financiados por comunidades, bancos, indústrias e empresas. Ensinar ali foi uma experiência incrível, a mais enriquecedora que já tive. Se não fosse por uma emergência médica na família, que me fez voltar aos Estados Unidos, eu teria continuado lá até me aposentar.”

No seu retorno aos Estados Unidos, Miller dirigiu o programa de coral na Rio Lindo Academy, na California. Durante os oitos anos na RLA, ele serviu como professor adjunto no Santa Rosa Community College, por um semestre entre 1993-1994, quando o diretor do coral da escola estava afastado. Ele apreciou a experiência de dirigir os dois corais de SRCC, bem como o coral da comunidade, que normalmente era regido pelo diretor do colégio.

Em 1996, Miller tornou-se diretor de corais, cordas e orquestra em Shenandoah Valley Academy, na Virginia, permanecendo lá por uma década. Apreciou viajar com seus grupos da escola em turnê pelos Estados Unidos e Europa. Enquanto estava em SVA, ele também serviu como regente e diretor artístico do Masterworks Chorus de Shenandoah Valley.

Miller atualmente vive em Phoenix, Arizona, onde canta em grupos da comunidade. Ele viaja para Napa, California, duas vezes por mês, onde continua e reger o HMC. Através de toda a sua carreira ele tem sido ativo como diretor do coral da igreja aos domingos, servindo em muitas denominações. Além disso, tem atuado como regente convidado e apresentador em workshops sobre corais, nos Estados Unidos e internacionalmente.

Fontes: Informação provida por Harlen Miller, 2007 e Outubro de 2015; fontes online; arquivo de conhecimento pessoal.

Tradução: Janice Gonçalves Alves

 

Você pode gostar...