Eduardo Chaves

Eduardo Chaves

Eduardo Oscar Epprecht e Machado de Campos Chaves nasceu em 07/09/1943 na Cidade de Lucélia/SP.

Filho de um pastor presbiteriano, Oscar Chaves, no seu primeiro ano de ministério, como pastor ordenado, os seus primeiros anos foram vividos dentro da igreja, em rápida sequência, em Lucélia, Irati, Marialva e Maringá (estas três cidades no Paraná), e depois em Santo André, SP. Dado o inegável talento musical de seu pai, que tocava sete instrumentos, regia o coral de suas igrejas, e compunha corinhos e hinos populares, participou do coral da Igreja Presbiteriana de Santo André, antes de dirigir-se ao Instituto José Manuel da Conceição (JMC), escola em que seu pai também havia estudado (de 1932 a 1938), para preparar-se para o Seminário, lá ficando de 1961 a 1963. Nesse período, cantou no coral do Instituto, sob a regência de John Wilson Faustini, bem como no coral da então Quinta Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo (hoje Primeira Igreja Presbiteriana de Osasco), sob a regência de Jonas Christensen, seu colega de turma no JMC.

Um pequeno introito em coautoria com Jonas saiu publicado em um dos “Céus Proclamam”. Em 1964 foi para o Seminário Presbiteriano de Campinas (SPS), de onde foi desligado, em 1966, junto com 2/3 dos alunos, em decorrência da grave crise que acometeu a Igreja Presbiteriana do Brasil naquele ano. Passou um ano na Faculdade de Teologia da Igreja Evangélica de Confissão Luterana (IECLB), em São Leopoldo, RS e foi para os Estados Unidos, onde, de 1967 a 1970, concluiu o Bacharelado e o Mestrado em Teologia no Pittsburgh Theological Seminary, em Pittsburgh, PA e, em 1972, o Doutorado em Filosofia, na University of Pittsburgh, na mesma cidade. Retornou ao Brasil em 1974 para atuar como Professor de Filosofia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), onde ficou até se aposentar, em 2006.

Depois de aposentado vem atuando como Professor de Educação no Centro Universitário Salesiano (UNISAL) de São Paulo, em Americana, SP, e como Professor de Teologia (História da Igreja) na Faculdade de Teologia de São Paulo da Igreja Presbiteriana Independente do Brasil (FATIPI), na capital de São Paulo. Nos últimos onze anos tem exercido intensa atividade em diversos blogs seus, nos quais publicou mais de 1.200 artigos nesse período sobre Filosofia, Teologia, Educação, Política, Cinema, etc. Destacam-se entre essesblogsTheologicalSpace,  Church History Space, Philosophic Space, Liberal Space, Edutec Space, Lumiar Space e JMC Space. A principal forma de ganhar acesso aos seus mais de vinte blogs é através do portal http://chaves.space. Mora atualmente em Salto, SP, é casado, tem quatro filhas, duas netas e dois netos.

Eduardo criou o blog https://reformation.space/ em comemoração aos 500 anos da Reforma Protestante.

Fonte: O Colaborador

Você pode gostar...