Samuel de Souza (1926-2010)

Biografia

Samuel de Souza (1926-2010)

Pr. Samuel de Souza

Samuel de Souza nasceu em 14/02/1926 na cidade de Niterói/RJ. Filho do Pr. Manoel Avelino de Souza e Eva de Souza, desde a mais tenra idade sentiu que Deus o chamava para o Ministério.
Aos 6 anos já “pregava” para seus irmãos e para os pés de alface da horta de sua casa!

Preparou-se para o trabalho,tendo feito antes do seminário a Faculdade Nacional de Filosofia, curso de Letras Clássicas (Português, Latim e Grego). Terminou o  Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (STBSB), sendo consagrado  ao Ministério em 14/10/1950, assumindo a seguir a Igreja Batista de Pendotiba, também em Niterói. Pastoreou aquela Igreja até Jan/1965.

Em 1964, nos preparativos para a Grande Campanha de Evangelização, como era o Secretário Fundador da ANEB  e Diretor do Colégio Batista de Niterói, lançou a ideia de que cada Colégio Batista deveria organizar uma Congregação  dentro de suas instalações para promover a evangelização mais específica, uma vez que a maioria dos Colégios tinha as Assembleias, que eram um culto curto e objetivo onde os alunos cantavam e ouviam uma explanação de um texto bíblico.

Para dar o ‘pontapé inicial”, começou em outubro de 1964 a reunir pessoas que pudessem ajudar no trabalho. Mas Deus tinha um plano diferente e em 10/11/1964 a Igreja Batista do Ingá foi organizada com 31 membros, dentro do Colégio Batista de Niterói. De lá até o fim de sua vida, Deus permitiu que ele pudesse ser  pastor desta igreja.

Muito estudioso, fez o Curso de Direito na Faculdade de Direito de Niterói-UFF, cursos de Orientador Educacional e Psicologia Educacional também na UFF, estudou violino por 8 anos e tocava nos cultos.

Na Denominação passou por muitas ocupações: membro fundador da JUNTA  de Educação e seu Presidente por vários mandatos (Convenção Fluminense), Presidente da Associação Batista Niteroiense,

Secretário e Presidente da CBF., Secretário Geral da ANEB, Presidente da Junta Patrimonial do Sul do Brasil, membro da JURATEL, Presidente da JUERP, Presidente da Junta de Beneficência, membro da Junta Executiva da Convenção Batista Brasileira (CBB), entre outras funções.

Na Educação foi Diretor do Colégio Batista de Niterói por 20 anos, diretor substituto no Colégio Batista Fluminense como Presidente da Junta de Educação, Presidente da Federação de Escolas Evangélicas do Brasil, Presidente do Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino-RJ, membro do Conselho Estadual de Educação (RJ), Vice-presidente para a América Latina da Associação Interamericana de Educação, tendo organizado o Congresso daquela instituição no Brasil.

Representou o Brasil em vários Congressos da Educação e na Aliança Batista Mundial.

Foi professor de Português e Latim em várias escolas particulares e oficiais.

Mas a atividade na qual se sentiu sempre mais feliz e realizado foi no seu ministério pastoral. Ele dizia que era um “pastor com cheiro de ovelhas”. Escreveu as mensagens dos boletins dominicais da igreja, sempre acompanhadas de um soneto que complementava o assunto e pregava no culto matutino.

Realizou mais de 100 Séries de Conferências Evangelísticas no Brasil inteiro, especialmente no Estado do Rio.

Lançou 2 livros de mensagens e poemas.

Com sua filha Denise já compôs mais de 40 hinos, 20 dos quais num pequeno hinário chamado “Cânticos para o Senhor”, em comemoração aos 45 anos da Primeira Igreja Batista do Ingá/RJ.

Casou-se com a professora Maria Amália de Carvalho Souza, ela também grande trabalhadora na causa, hoje com problemas de saúde. Tiveram 5 filhos,todos vivos e bem preparados.  O pastor Samuel de Souza faleceu em 2010.

Glória a Deus por tão  abençoada vida!

Denise Carvalho

© 2010 de Denise Carvalho  – Usado com permissão

Você pode gostar...

3 Resultados

  1. Pude conviver com o Pastor Samuel de Souza nos meus primórdios de cristão, quando fui batizado e casado pelo amado pastor Manoel Avelino de Souza, na 1a. Igreja Batista de Niterói (Rua Visc. de Sepetiba). Estou relatando isto, porque aprendi amar a família Souza, Dna. Eva, Levita Nilton de Souza e outra irmãos em Cristo. Uma fato marcou a minha vida, quando minhas filhas estudava no Colégio Batista, e ao passar por uma situação apertada, estive com às mensalidades atrasada, expondo a situação a professora e Diretor Maria Amélia, que de pronto junto com o Pastor Samuel tornaram as mensalidades quitadas, gesto de verdadeiros cristão. Estive longe da Igreja, mas quando o pastor Samuel encontrava-se comigo suas palavras eram, (irmão, sua cadeira na Igreja está a sua espera) !

  2. José Oliveira de Carvalho disse:

    Pr. Manoel avelino de souza, meu tio avo irmão de meu avô paterno, tambem estudei no colégio Batista de Niterói e tive a honra de receber o carinho de todos tia Eva pr. Samuel muito obrigado poesta passagem de minha vida

  3. Angelica disse:

    Só queria lembrança da escola pois estudei lá na quinta série com a professora Suzana e lembranças dos meus amigos lembro me até do hino da escola ” Sou feliz no colégio Batista”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.