Paulo Tomchaca

Paulo Tomchaca

Paulo Tomchaca nasceu em 19/05/1949 na Cidade de São João da Boa Vista/SP.

Pai, o cigano russo, convertido ao cristianismo no estado do Rio de Janeiro, era presbítero das Assembleias de Deus, e foi assim que aos 12 anos de idade, o menino Paulo Tomchaca iniciou seus estudos musicais, recebendo aulas de trompete.

Não se adaptando ao instrumento, e já com 14 anos, saiu em busca de outra igreja, a saber, Assembleia de Deus – Lapa, onde recebeu aulas de violino, começando a tocar na orquestra da igreja, e aos 17 anos, cantar no coral da referia igreja, ali desenvolvendo suas aptidões tanto instrumental quanto no canto coral, sendo instruído pelo maestro Arnaldo dos Reis Coelho.

Com o passar do tempo, transferiu-se para a Igreja sede, no Bairro do Belém, porém se dedicando apenas ao canto coral, cuja orquestra e coral eram regidos por Gilberto Massambani.

Por força de circunstâncias, mudou de igreja para uma congregação, onde, com apoio do pastor, transformou a banda musical em uma pequena orquestra, tendo dado aulas de violino a orquestra desenvolveu-se.

Trabalho findo naquela igreja, transferiu-se para a Igreja Presbiteriana do Brasil, bairro do Alto do Sumaré, onde formou uma pequena orquestra de câmara, e regia os hinos congregacionais. Nesse período, começou a participar do Coral Evangélico de São Paulo, onde digitalizava partituras ilegíveis pertencentes ao coral, sendo um dos baixos do coral.

Tendo se desligado da Igreja Presbiteriana do Brasil, em visita à Igreja Evangélica próxima do Bairro de sua residência, onde ensinou violinos para principiantes.

Em determinado momento, começou a fazer arranjos para a orquestra da referida igreja, cujo maestro Elói Sforcin, era amigo desde a orquestra da Igreja Assembleia de Deus da Lapa.  Em um ensaio, recebeu a incumbência de reger a orquestra no ensaio, visto que o Maestro estava com problemas de saúde, e que no dia seguinte, que era Domingo, dia do culto, a orquestra seria regida pelo maestro titular dela.

Porém, dia seguinte, a esposa do maestro, pediu que substituísse seu marido na regência da orquestra no culto, pois por motivo da doença, seu marido não pode vir ao culto e reger, e, não tendo se recuperado da doença, vindo a falecer, passando a ser o maestro titular da orquestra da igreja, até o momento, em que por motivos particulares, voltou a congregar na Igreja Presbiteriana do Brasil – Gileade.

Paralelamente à estes trabalhos, ensinou violino na Assembleia de Deus de Itaquera, ministério de Taubaté, e também deu aulas de violinos na Assembleia de Deus de Fernandes Pinheiro – PR, onde deixou uma pequena orquestra formada.

Fonte: O Colaborador

Foi Na Cruz – Editoração: Paulo Tomchaca

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Nina bittes disse:

    Fantástico essa sua dedicação …A hinologia com certeza uma boa Genética fico honrada de ter vc como Amigo 👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.