Alfredo Henrique da Silva (1872-1950)
Alfredo Henrique da Silva (1872-1950)
Nasceu 18 de janeiro de 1872 no Porto, em Portugal.
Faleceu 22 de fevereiro de 1950 no Porto, em Portugal.
Alfredo Henrique da Silva foi pastor da Igreja Metodista, professor em sua cidade natal, onde também foi vereador. Ele exerceu a Superintendência da Obra Metodista Portuguesa, em sucessão ao Rev. Roberto Moreton. Foi fundador da Associação Cristã da Mocidade, do Porto, e redator do Amigo da Infância, um jornal evangélico para crianças, muito apreciado em seu tempo. Ele esteve no Brasil em 1922, chefiando a delegação que representou o Governo Português nas comemorações do Centenário da Independência política. Por várias vezes representou oficialmente seu país no estrangeiro, sendo muito acatado em sua pátria. Depois do seu falecimento, ocorrido no dia 22 de Fevereiro de 1950, em sua própria casa e na companhia de seu filho, Dr. Luís da Silva, um jornal noticiou no dia seguinte uma nota biográfica: “Tal como vivera, faleceu ontem, numa atitude de edificante serenidade, o Sr. da Silva – cuja existência, identificada na prática das mais belas virtudes, foi admirável exemplo de civismo, na frutuosa atividade dum verdadeiro apostolado de Bondade e Tolerância, de Fraternidade e Amor.”
O pastor Dr. Alfredo Henrique da Silva é autor de vários cânticos sacros. No hinário Salmos e Hinos encontram-se 10 produções dele. Entre eles está o hino Bem de manhã, embora o céu sereno que ele traduziu, em 1913, do hinário francês Psaumes et Cantiques (Salmos e Cânticos). Sua versão está em quase todos os hinários evangélicos do Brasil, demonstrando seu valor. Não se conhece o autor do original francês, pois a maioria dos hinários das Igrejas Reformadas da época não registravam os nomes dos autores…
Fonte: Henriqueta Rosa Fernandes Braga Música Sacra Evangélica no Brasil, Kosmos-Editora, Rio de Janeiro – São Paulo – Porto Alegre, 1961, página 338.