Morre, aos 96 anos, Sara Gueiros Dodd: Um Legado na Educação Cristã e Hinologia Brasileira

Por – Arkadt dos Santos e Silva

A educadora, missionária e compositora faleceu na tarde do último sábado (28). Com uma vida dedicada ao ensino bíblico infanto-juvenil e à música sacra, Sara deixa um legado imensurável em congregações por todo o país.


Sara Gueiros Dodd

VILA VELHA — O cenário evangélico brasileiro despede-se de uma de suas vozes mais dedicadas à educação e ao louvor. Faleceu na tarde de sábado, 28 de fevereiro de 2026, a educadora e missionária Sara Gueiros Dodd, aos 96 anos. Convocada às “mansões celestiais” — conforme descreveram amigos e familiares —, Sara partiu pacificamente, cercada por suas três filhas e entoando louvores a Deus, ato que foi a grande marca registrada de toda a sua trajetória.

Vocação e Formação de Excelência

Nascida em 18 de agosto de 1929, na cidade de Bom Jesus do Itabapoana, no estado do Rio de Janeiro, Sara era filha de Abílio e Sara Victalino Gueiros. Criada no temor a Deus em um lar evangélico tradicional, sua vocação para o ensino e para a obra missionária floresceu desde cedo.

Sua formação acadêmica teve início na Escola Normal, em Vitória (ES), consolidando-se posteriormente no Rio de Janeiro, onde se formou em Educação Cristã, com foco em missões. Sara construiu uma base de estudos profunda, passando por disciplinas como Teologia, Exegese, Homilética, Psicologia e Pedagogia aplicada ao Ensino para Crianças e Adolescentes. No campo musical, estudou piano com o renomado compositor e professor Renato Ribeiro dos Santos.

Meio Século de Dedicação ao Ensino

Ao longo das décadas, Sara construiu um currículo irretocável. Ela lecionou no Instituto Bíblico e Seminário em Pedra de Guaratiba (RJ), onde trabalhou sob a orientação de pastores formados pelo conceituado Moody Bible Institute (EUA) — como o Rev. O. Thompson, Dorothy Thompson e Edward H. Dodd, com quem viria a se casar em 1950. No mesmo instituto, atuou ao lado de teólogos do Seminário de Glasgow (Escócia) e renomados pastores brasileiros, como Manoel Porto Filho e Antonio Montenegro.

Entre as realizações de destaque em sua carreira estão:

  • Atuação em São Paulo: Formação de professores ao lado dos diretores da APEC (Associação Pró-Evangelização das Crianças), Rev. Manfred e Eunice Johnson.
  • Gestão Escolar: Atuou como diretora da Escola Sarah Kalley, na antiga Favela do Pinto, no Leblon (RJ).
  • Reconhecimento Público: A convite do Secretário de Educação do Rio de Janeiro, representou entidades beneficentes ao apresentar o importante trabalho acadêmico “A Criança e a Família”.
  • Expansão Nacional: Lecionou no Instituto Bíblico de Anápolis (GO) e escreveu diversas lições de Escola Dominical para Igrejas Cristãs e Congregacionais.

O Legado na Igreja Cristã Maranata e na Hinologia

Desde o ano de 1970, Sara dedicou-se ininterruptamente aos Seminários da Igreja Cristã Maranata, sendo um pilar na estruturação da Educação Bíblica para Crianças e Adolescentes da denominação.

Sua contribuição para a música sacra foi igualmente notável. Ela é autora de 19 hinos presentes na Coletânea de Hinos da Igreja Cristã Maranata (Ed. 2019 com Partituras). Entre suas composições mais inspiradas estão clássicos como “A Raabe veio a ordem”, “Âncora Segura”, “Canta alegremente, ó filha de Sião” e “Corpo de Cristo”.

“Fica a nossa gratidão ao legado deixado pela irmã Sara. Sua obra alcançou milhares de pessoas, ministérios e nações em todo o seu trabalho na Seara do Senhor.”

A notícia de sua partida mobilizou amigos e admiradores de longa data. Ao ser informado do falecimento, Robson Santos deslocou-se imediatamente de São Paulo rumo a Vila Velha (ES) para prestar suas últimas homenagens. O gesto refletiu o profundo sentimento de gratidão do pesquisador pelos 15 anos de estreita convivência e amizade com D. Sara Dodd, um período de rica troca de saberes e conselhos que marcou de forma indelével a sua própria trajetória

A vastidão de seu conhecimento fez dela uma grande conselheira. Robson Santos, idealizador do Instituto Hinologia Cristã, prestou sua homenagem destacando a generosidade de Sara em compartilhar experiências e indicar nomes cruciais para a pesquisa histórica da música sacra no Brasil, a exemplo de Henriqueta Rosa Fernandes Braga e João Arantes Costa. Parte dessa rica biografia está eternizada nos próprios livros da autora, na série Colhendo o Trigo 1, 2 e 3.

Sara Gueiros Dodd deixa as filhas Christina Louisa, Junia Priscilla e Gladys, frutos de seu casamento de uma vida inteira com Edward Hemming Dodd, falecido anteriormente. As congregações alcançadas por seu trabalho unem-se agora em oração, pedindo o conforto do Espírito Santo a todos os familiares, alunos e amigos que puderam conviver com seu ministério.

Dorotéa Kerr e Sara Gueiros Dodd

Créditos da Matéria:

  • Texto Base e Apuração: Arkadt dos Santos e Silva
  • Consultoria em Hinologia: Robson Santos
  • Edição e Estruturação Jornalística: Redação

Você pode gostar...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *