Robson Junior

Robson Junior

Biografia

Robson José dos Santos Júnior nasceu em 26/06/1992 na Cidade de Vitória/ES.

Ainda adolescente, foi incentivado por um músico carioca chamado Valdir Borromeu de Andrade (Pianista e Compositor) a se dedicar aos estudos da música. Posteriormente estudou piano com uma grande incentivadora de sua carreira: a prof.ª Janne Gonçalves. Estudou piano também  com os professores Cláudio Thompson, Dr.ª Paula Galama, Luzinete Taylor e Paulo Neves. Formou-se em Piano Erudito, no Curso de Formação Musical – Extensão, pela Faculdade de Música do Espírito Santo – FAMES, onde teve a oportunidade de participar de Master Class com o Dr. Claudio Dauelsberg.

Interessou-se pela música sacra e foi fortemente influenciado e incentivado por Jurama Barros Gueiros, musicista que em muito contribuiu para o desenvolvimento do louvor na Igreja Cristã Maranata – ICM, da qual Robson é membro. Um grande motivador que também podemos citar é o maestro João Wilson Faustini, patrono da Sociedade Evangélica de Música Sacra – SOEMUS.

Nos últimos anos, Robson passou a aprofundar-se na pesquisa e aperfeiçoamento da música sacra e hinologia. Sua participação nos seminários anuais e palestras da SOEMUS tem sido constante. Ele já esteve sob orientação de notáveis como Elias Moreira, João Wilson Faustini, Miriam Carpinetti, Samuel Kerr e Parcival Módolo.

Sua formação musical inclui a participação em corais como o Coral do Sesquicentenário da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de São Paulo – “150 vozes” (Catedral Evangélica), sob direção do Maestro André Russo, em 2015, Coral Villa Lobos, sob orientação da Professora Margarida Moreira, da FAMES, Coral Grande Rio, composto por 600 vozes para gravação do álbum “Louvor e Vozes 7”, na Igreja Batista de São João de Meriti, sob coordenação do maestro Waldenir Carvalho, em 2014.

Robson passou a dedicar-se ao estudo do órgão e participou do Curso de Formação de Organistas (Órgão de Tubos) dirigido pela Professora Elisa Freixo, em 2018, na cidade de São Paulo. Neste mesmo ano, participou do IV Encontro Latino-americano de Organistas e Organeiros na Cidade de Canoas/RS, sob direção da Dr.ª Dorotéa Kerr.

Sua produção é composta por adaptações de hinos como “Jerusalém, Cidade do Senhor”, cuja letra foi escrita pelo poeta e membro da Academia Brasileira de Letras Carlos Nejar, e a música associada a Joseph Haydn. Uma parceria sua com a saudosa Dna. Jurama Barros Gueiros. Sua obra possui também composições próprias como “A Ceia do Senhor”, cujo autor da letra é Jerônimo Gueiros, “Amigo Eterno” e “O Poder do Senhor”, com letra de Carlos Nejar, e “Lembra-te, meu Redentor”, parceria sua com Ruy Wanderley.

Dentre os trabalhos realizados por Robson está a participação de gravações vocais nos estúdios de Daniel Júnior, em Serra, Espírito Santo, de hinos como “Deus de Abraão”, de Aldjeny Brasil, “Ele é a minha alegria”, de Cristina dos Santos Ribeiro, com arranjo de Marcelo Rauta, “Quero que me toques, Senhor”, de Nívia Maria de Oliveira Costa, com arranjo de Weider Martins.

Atualmente, Robson atua no Departamento de Louvor da Igreja Cristã Maranata, onde participou da revisão da Coletânea de Partituras da instituição, publicada em 2019.

Em 2020 participou de eventos como:

  • “De quem é essa voz?” com Eduardo Lakschevitz com o tema Possibilidades do Arranjo Coral para a Igreja Contemporânea Brasileira.
  • II Congresso “Música nas Igrejas” com carga horária de 20 horas.

Fonte: O Idealizador

Biografia de Robson Junior