Paulo Franke
Paulo Franke nasceu em 06/10/1943 na Cidade de Pelotas/RS.
Filho de Pais Anglicanos. Sempre que Paulo chegava à Igreja, a primeira coisa que fazia era ver os números dos hinos a serem cantados no culto, afixados em uma tabuleta à esquerda. Ficava feliz quando os hinos em questão eram conhecidos. Usavam, naquele tempo, o hinário mais antigo do Brasil, o “Salmos e Hinos”, do qual outros hinários fartaram-se em copiar. Mais tarde ingressou, aos 18 anos, no Exército de Salvação, onde, no respectivo hinário, chamado “cancioneiro”, constatava a presença de muitos dos hinos do “Salmos e Hinos”, junto com hinos próprios, escritos por autores ingleses, de onde procede a igreja-organizacão.”
Seu ministério foi pleno de música. Participou de musicais maravilhosos onde representou o apóstolo Pedro em dois deles. Formou grupos musicais igualmente nos Corpos (igrejas) salvacionistas onde foi pastor, no Brasil, Portugal e EUA.
Com jovens, os coros da época ou conjuntos como os “Vencedores por Cristo” ou “Jovens da Verdade”, além de outros, eram utilizados para a benção das congregações nos cultos ou festivais.
Participou como membro de revisões do hinos salvacionistas para as novas edicões do Cancioneiro (hinário) salvacionista do Brasil.
Foi transferido para o Exército de Salvacão na Finlândia, terra de sua esposa, e lá o ministério que desenvolveu foi também muito musical.. Iniciou, ao chegar, um Internacional Coral Gospel, aberto a todos os jovens adultos que quisessem participar. Durante sua existência, mais de 300 pessoas o fizeram, o que foi marcante.
Hoje, aposentado, a música sacra continua parte de sua atuação, traduzindo principalmente hinos do inglês para o português, do farto repertório de sua igreja, a serem cantados em “brigadas de cantores” (corais) no Brasil.
Podemos encontrar histórias de hinos, biografias e materiais referentes à música sacra evangélica em seu blog: https://paulofranke-historiasdoshinos.blogspot.com
Fonte: O Consultor