Vaso Novo

HistóriaLetraInformaçõesVídeosRecursos e Partituras

Vaso Novo

Letra e Música: Nilton Tuller, 1960

Um hino especial, cuja história da composição não é algo extraordinário, mas de muitos desdobramentos, testemunhos e situações. O hino em questão foi composto pelo pastor Nilton Tuller na década de 60, em Maringá/PR, como que em estado de reflexão sobre o que lemos em Jeremias 18:4. Percebemos que a entrega dele foi total, e o ponto chave é: “Conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer”. Pareceu bem a Deus quebrar a vida do pastor Nilton neste momento da composição e refazer, pois vemos o testemunho deste servo de Deus.

O Pastor Nilton Tuller é um dos fundadores da Igreja Presbiteriana Renovada. “Vaso Novo” tem sido cantado no mundo inteiro. Um pastor que o visitou disse ter certeza que ele tem sido cantado em 193 países.

Um hino simples, mas com tantas histórias, cantado e gravado por quase todos os cantores evangélicos conhecidos. Tem sido usado por Deus para conversão e volta a Cristo de muitas pessoas. Cumpre realçar alguns testemunhos:

a) A irmã Célia Alves, mãe do Dinho dos “Mamonas Assassinas” veio dar um testemunho em uma igreja de Maringá e o pastor Tuller estava presente e ela disse que com a fama do filho abandonou a igreja e foi para o “mundão”, mas um dia passou em frente à igreja e ouviu esse hino, voltando para a presença de Cristo. Ao fim o pastor mencionou: “Quem Deus usou para escrever este hino está aqui conosco”;

b) O pastor Nilton estava no Aeroporto de Manaus, aguardando o avião para São Paulo. Eram 3 horas da madrugada. Começaram a chegar muitas pessoas de terno e gravata. Curiosamente ele perguntou a um deles: “Vocês são pastores?” – “Sim, somos 80 pastores e estamos indo para um congresso evangelístico na Bahia.” Ele perguntou: – “Vocês conhecem o hino Eu quero ser, Senhor amado?” Eles responderam: – “sim, o Vaso Novo”. Voltou a perguntar: – “Vocês gostariam de conhecer o autor desse hino?” Eles responderam espantados: – “Claro, ele está aqui no aeroporto?” Eles se reuniram e me perguntaram: “Onde está o compositor?” O pr. Nilton respondeu: – “Sou eu”. Naquela madrugada ele recebeu tantos abraços. Todos queriam tirar fotos, filmar, fazer entrevistas. O pastor Nilton ganhou muitos presentes, livros, CDs, etc.

c) O pastor Tuller estava passando pela Praça da Sé em São Paulo. Os irmãos peruanos estavam ali vendendo CDs. Naquele momento o aparelho deles tocava bem alto o hino “Vaso Novo”. Ele chegou e perguntou a uma chica (jovem) que estava ali perto:

– Hola, qué hino bellíssimo! Sabes de quién es esta canción?

Ela respondeu: – “No”.

– “Es mia”.

– “Oh! Mentiroso!”

Ele estava com CD do hino Vaso Novo e lhe deu. Um senhor que estava perto, veio cumprimentá-lo, dizendo: “Eu canto esse hino há muitos anos”. ¹

d) Um pastor estava pregando com base no texto de Jeremias 18:4 e disse: “que a cada dia a nossa alma desça à casa do oleiro para ser renovada de tal maneira que nenhum grão de barro, de areia, as mágoas, as tristezas, o rancor, o ódio permaneça, mas que a alegria, o amor, a bondade e a misericórdia sejam refeitas pelas mãos divinas do oleiro”. A seguir a congregação cantou “Vaso Novo”.

Hoje temos arranjos elaborados para este hino por João Wilson Faustini, Eduardo Lakschevitz, Flávio Santos, Verner Geier e outros grandes nomes da Música Evangélica Brasileira.

Um fato interessante: Este hino contém 3 estrofes originalmente, porém as diversas igrejas só conhecem a primeira.

Robson Junior

Notas:

¹ .TULLER, Nilton. Histórico do hino Vaso Novo. Mensagem recebida via Facebook por Robson José dos Santos Junior em 25 abr 2015.

Vaso Novo

Letra e Música: Nilton Tuller, 1960

Eu quero ser, Senhor amado
Como um vaso nas mãos do oleiro:
Quebra minha vida e faze-a de novo!
Eu quero ser, eu quero ser,
Um vaso novo!

Faz teu querer, Senhor amado;
És o oleiro, e eu esse barro;
Quebra a minha vida e faze-a de novo!
Eu quero ser, eu quero ser, um vaso novo!

Modela-me, transforma o meu ser;
Faz de mim um vaso escolhido
Para levar o amor aos perdidos;
Eu quero ser um vaso novo!

Nota: A letra original deste hino contém 3 estrofes, porém as igrejas só conhecem a primeira.

Vaso Novo

Letra e Música: Pr. Nilton Tuller (1939)

Data da composição: 1960

Título original: “Vaso Novo”

Primeira linha da primeira estrofe: Eu quero ser, Senhor amado

Álbuns:

  • CD Vaso Novo, Pr. Nilton Tuller, 2011. (Faixa 01)
  • Luiz de Carvalho e Denise – Volume II, Luiz de Carvalho, 1983. (Faixa 06)

Referência Bíblica: Jeremias 18:4

Arranjadores: Verner Geier, 1980 / Eduardo Lakschevitz, 1990 / Flávio Santos, 1994 / Marcelo Rauta, 2014.

Áudio: CD Vaso Novo, Pr. Nilton Tuller, 2011. (Faixa 01) – Usado com permissão

Áudio: Vaso Novo, Quarteto Tempo de Paz, 2016. – Usado com permissão

Áudio: Vaso Novo– Playback,  Produção de Flávio Santos, 2016 – Usado com permissão

Você pode gostar...