Ricardo Russo

Ricardo Russo

Ricardo Bueno de Mello Russo nasceu em 02/10/1979 em São Paulo/SP e residiu em Atibaia/SP por vários anos. É formado pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, sendo bacharel nas modalidades Piano Erudito (2000) e Regência Coral (2005). Estudou com a pianista Fúlvia Escobar e com os maestros Dr. Carlos Fiorini e Dr. Eduardo Ostergreen, recebeu também orientação da pianista Vera Astrachan em São Paulo.

Fez estágio com o maestro Hector Guzman em Dallas, Texas (EUA) e foi solista do 2° concerto para piano e orquestra de Dmitri Shostakovich junto à Sinfônica da UNICAMP. Apresentou-se em recitais em Campinas, Atibaia, São Paulo, Marília, Salvador e Dallas. Estudou canto lírico com as professoras Gledys Pierre e Marta Dalila Mauler, recebe também orientação da cantora lírica Céline Imbert. Foi participante ativo nas masterclasses de Juan Quintana (2013) e Xenia Meijer (2014) na EMESP. Desde 2006 apresenta-se como tenor solista, atuando em concertos e recitais, junto a corais e grupos vocais em Atibaia, Campinas e São Paulo.

De 2006 a 2009 foi solista convidado da Banda Sinfônica Primeiro Movimento (Atibaia) realizando concertos nas igrejas históricas da cidade e no centro de convenções. É licenciado em teologia e atuou como ministro de música em igrejas em Atibaia e São Paulo. Tem profunda relação com o repertório sacro, abrangendo diversos períodos e idiomas. Participou em edições do Festival de Música Sacra de São Paulo na Catedral Evangélica de São Paulo por seguidos anos como regente, cantor (corista e solista) e pianista. Atuou em diversas escolas, entre elas o Instituto SoArte, onde lecionou por 8 anos e regeu o Coro e o Madrigal SoArte. É arranjador coral e instrumental, professor de piano erudito e canto lírico. É ministro de música da Igreja Central Evangélica Armênia de São Paulo e professor de piano na Igreja Batista da Liberdade.

Fonte: O Consultor

Você pode gostar...