Michael Sullivan: Dicas para novos compositores – Hinologia Cristã

Michael Sullivan: Dicas para novos compositores

Grande referência na música do Brasil, com mais de duas mil músicas gravadas no mundo inteiro, Michael Sullivan dá dicas e conselhos para novos compositores em entrevista exclusiva ao site Hinologia Cristã

Michael Sullivan em seu estúdio tocando violão

Fenômeno da música no Brasil, com quatro décadas de sucesso no mercado fonográfico do país. Cantor, compositor e produtor musical Michael Sullivan alcançou o topo das paradas de sucesso em 60 países no mundo. Suas composições foram e são até hoje interpretadas por grandes artistas de nome no Brasil.

Muitas de suas músicas também foram destaque em novelas, programas de TV e outros segmentos. Afinal, foram mais de 1.700 canções gravadas, incluindo 350 para o público infantil. Um verdadeiro patrimônio cultural artístico para o Brasil!

Convertido ao evangelho há 25 anos, Sullivan, como é conhecido no mercado, não parou de produzir música para o meio secular, mas também compõe para o mercado evangélico. Cantar, compor e produzir é com ele mesmo.

“Sou uma pessoa que continua trabalhando em todo o seguimento. No meu estúdio recebo várias pessoas tanto do meio evangélico quanto do secular”, disse o músico em entrevista concedida ao idealizador do site Hinologia Cristã, Robson Santos.

Michael Sullivan e Robson Santos – Rio de Janeiro, Janeiro de 2022

A arte de compor

Sobre a composição evangélica e secular, Sullivan destacou, durante a entrevista, que não existe diferença. “A minha maneira de compor é sempre a mesma. A bênção que Deus me deu, o dom que Deus me deu é para compor para secular ou para evangélico”.

Sullivan também reflete sobre os detalhes de uma composição musical, que envolvem letra e melodia. Segundo ele o compositor é o melodista, o letrista é o autor. A maneira de compor é a mesma. Mas o processo da composição pode mudar no meio do caminho. Primeiro a melodia e depois a letra da música.

“O letrista é o autor, e o compositor é o melodista. As vezes aparece alguém com uma poesia que eu gosto muito e eu começo a compor em cima daquela poesia, mas não é fácil. É difícil você encaminhar a melodia pra ficar grandiosa, as vezes precisamos mudar a letra. Você está compondo de uma maneira e de repente a melodia te carrega pra outro lugar, e a letra não te carrega, então você tem que ir com a melodia até onde ela vai, e mexer na letra. Como sou letrista também, mexo na letra para chegar lá. Quem não é letrista, é só melodista fica mais difícil. Então, começo a melodia, e depois vem a letra”, explicou.

E se tiver alguém para compor a letra, a música cresce e ganha uma outra proporção. “Eu vejo a minha melodia de uma maneira, já tem na minha cabeça palavras, frases, ou a melodia, mas as vezes o parceiro vê e fala: ‘Estou vendo um outro caminho de letra, um outro caminho de discurso pra essa melodia’. E então a canção fica muito melhor do que você pensou. Por isso gosto sempre de ter um parceiro”, explicou.

Porém, ele faz questão de frisar que quando a composição é para Jesus tudo fica mais fácil, “porque o Espírito Santo te envolve com toda a certeza. Eu sinto isso em mim, e quando eu componho é diferente. Essa é a diferença que tem”.

Guinees Book

Sullivan também entrou para o Guinees Book – o Livro dos Recordes – por tantas canções gravados no mundo. Uma conquista e tanto para o um brasileiro. “A primeira, segunda, terceira canção que a gente produz até achamos que é a gente mesmo que fez, mas quando chega em 100, 200 composições não é mais a gente”, brinca.

Mas o segredo para o sucesso, segundo ele, vem de Deus. Aliás, ele credita tudo o que faz por obra do Senhor. “Deus me deu esse talento e isso pertence a Ele. Deus é tudo. E eu dependo d’Ele pra vir inspiração”, relatou.

Desde que se converteu ao evangelho, o compositor passou a entender o mundo de uma outra forma. Inclusive a depender de Deus para tudo, até na música. “Sempre dependi d’Ele para vir a inspiração, mas só entendi isso quando entendi Cristo. Entenda a Jesus Cristo e você entenderá a vida, e a morte que não existirá, existirá a vida eterna”, declarou.

Por Priscilla Cerqueira – Jornalista

© 2022 de Priscilla Cerqueira / Hinologia Cristã – Usado com permissão

Casa na Rocha (Anayle Sullivan / Michael Sullivan)

Último Domingo (Anayle Sullivan / RR Soares / Michael Sullivan)

 

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Ester disse:

    ótima entrevista! parabéns!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *