Michael Sullivan: Dicas para novos compositores – Hinologia Cristã
Michael Sullivan: Dicas para novos compositores
Grande referência na música do Brasil, com mais de duas mil músicas gravadas no mundo inteiro, Michael Sullivan dá dicas e conselhos para novos compositores em entrevista exclusiva ao site Hinologia Cristã
Fenômeno da música no Brasil, com quatro décadas de sucesso no mercado fonográfico do país. Cantor, compositor e produtor musical Michael Sullivan alcançou o topo das paradas de sucesso em 60 países no mundo. Suas composições foram e são até hoje interpretadas por grandes artistas de nome no Brasil.
Muitas de suas músicas também foram destaque em novelas, programas de TV e outros segmentos. Afinal, foram mais de 1.700 canções gravadas, incluindo 350 para o público infantil. Um verdadeiro patrimônio cultural artístico para o Brasil!
Convertido ao evangelho há 25 anos, Sullivan, como é conhecido no mercado, não parou de produzir música para o meio secular, mas também compõe para o mercado evangélico. Cantar, compor e produzir é com ele mesmo.
“Sou uma pessoa que continua trabalhando em todo o seguimento. No meu estúdio recebo várias pessoas tanto do meio evangélico quanto do secular”, disse o músico em entrevista concedida ao idealizador do site Hinologia Cristã, Robson Santos.
A arte de compor
Sobre a composição evangélica e secular, Sullivan destacou, durante a entrevista, que não existe diferença. “A minha maneira de compor é sempre a mesma. A bênção que Deus me deu, o dom que Deus me deu é para compor para secular ou para evangélico”.
Sullivan também reflete sobre os detalhes de uma composição musical, que envolvem letra e melodia. Segundo ele o compositor é o melodista, o letrista é o autor. A maneira de compor é a mesma. Mas o processo da composição pode mudar no meio do caminho. Primeiro a melodia e depois a letra da música.
“O letrista é o autor, e o compositor é o melodista. As vezes aparece alguém com uma poesia que eu gosto muito e eu começo a compor em cima daquela poesia, mas não é fácil. É difícil você encaminhar a melodia pra ficar grandiosa, as vezes precisamos mudar a letra. Você está compondo de uma maneira e de repente a melodia te carrega pra outro lugar, e a letra não te carrega, então você tem que ir com a melodia até onde ela vai, e mexer na letra. Como sou letrista também, mexo na letra para chegar lá. Quem não é letrista, é só melodista fica mais difícil. Então, começo a melodia, e depois vem a letra”, explicou.
E se tiver alguém para compor a letra, a música cresce e ganha uma outra proporção. “Eu vejo a minha melodia de uma maneira, já tem na minha cabeça palavras, frases, ou a melodia, mas as vezes o parceiro vê e fala: ‘Estou vendo um outro caminho de letra, um outro caminho de discurso pra essa melodia’. E então a canção fica muito melhor do que você pensou. Por isso gosto sempre de ter um parceiro”, explicou.
Porém, ele faz questão de frisar que quando a composição é para Jesus tudo fica mais fácil, “porque o Espírito Santo te envolve com toda a certeza. Eu sinto isso em mim, e quando eu componho é diferente. Essa é a diferença que tem”.
Guinees Book
Sullivan também entrou para o Guinees Book – o Livro dos Recordes – por tantas canções gravados no mundo. Uma conquista e tanto para o um brasileiro. “A primeira, segunda, terceira canção que a gente produz até achamos que é a gente mesmo que fez, mas quando chega em 100, 200 composições não é mais a gente”, brinca.
Mas o segredo para o sucesso, segundo ele, vem de Deus. Aliás, ele credita tudo o que faz por obra do Senhor. “Deus me deu esse talento e isso pertence a Ele. Deus é tudo. E eu dependo d’Ele pra vir inspiração”, relatou.
Desde que se converteu ao evangelho, o compositor passou a entender o mundo de uma outra forma. Inclusive a depender de Deus para tudo, até na música. “Sempre dependi d’Ele para vir a inspiração, mas só entendi isso quando entendi Cristo. Entenda a Jesus Cristo e você entenderá a vida, e a morte que não existirá, existirá a vida eterna”, declarou.
Por Priscilla Cerqueira – Jornalista
© 2022 de Priscilla Cerqueira / Hinologia Cristã – Usado com permissão
Casa na Rocha (Anayle Sullivan / Michael Sullivan)
Último Domingo (Anayle Sullivan / RR Soares / Michael Sullivan)
ótima entrevista! parabéns!