João Dias de Araújo

Biografia

João Dias de Araújo (1930-2014)

Rev. João Dias de Araújo

João Dias de Araújo nasceu em Campinas, SP, no dia 5 de maio de 1930. Segundo filho de uma família de seis irmãos, fez Teologia no Seminário Presbiteriano do Sul, em Campinas SP, seguindo os passos do seu pai.

Passou a sua infância em Cuiabá. Depois sua família se mudou para Campo Grande, no sul de Mato Grosso. Em 1946, João estudou no Instituto José Manoel da Conceição (JMC), em Jandira, SP, onde se preparou para cursar o Seminário Teológico.

Começou a escrever poesias ainda criança, e na adolescência a sua veia poética aprimorou-se, continuando até a sua mocidade. Amava ler e frequentava uma biblioteca próxima à sua escola, onde lia muitos livros. Desde a sua juventude trabalhou para custear os próprios estudos.

Aos 18 anos, João ingressou no Seminário Presbiteriano de Campinas. Trabalhou como ajudante na Biblioteca local e foi por duas vezes Presidente do Centro Acadêmico. No período de férias visitava os seus pais, em Caetité (BA), onde o seu pai, rev. Augusto, era pastor, ajudando-o no seu pastorado.

Logo que se formou, em 1952, iniciou o seu pastorado em Ponte Nova, hoje Wagner, BA. Casou-se em Setembro do mesmo ano, em Campinas, com a professora Ithamar. Seu pai oficiou o seu casamento, juntamente com o pastor da Igreja Presbiteriana Central de Campinas. O principal hino cantado na cerimônia de casamento foi escrito por João e a música composta pelo maestro rev. Eliseu Narciso, sendo ainda hoje cantado nas igrejas daquela região, nas cerimônias de casamento.

Fundou o Instituto Bíblico Waddell, em Ponte Nova, BA. Neste período ele e a sua esposa foram professores neste Instituto. Foi capelão do Grace Memorial Hospital e deu aulas na Escola de Enfermagem Ponte Nova, anexo ao mesmo.

Em 1953 ingressou no Presbitério de Campo Formoso, Sínodo Bahia-Sergipe. Foi por diversas vezes presidente do Sínodo. Residiu ali por 7 anos e foi lá que nasceram os cinco filhos do casal. Em 1958, como presidente do Sínodo Bahia-Sergipe, integrou-se à Comissão Executiva do Supremo Concílio.

Neste ano fez as duas primeiras viagens internacionais para representar a IPB. Participou da Assembleia da CCPAL (Comissão de Cooperação Presbiteriana da América Latina) que foi realizada na Capital do México, e, em seguida viajou para Nova Iorque para participar da fundação da COEMAR (Comission on Ecumenical Mission and Relations) da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos.

Em 1959 foi lançado o seu segundo livro de poemas, que levou o nome de “Portas Cor-de-Rosa”, poesias que faziam alusão às portas da Jerusalém Celestial (Apoc. 21:21).

Em 1960 mudou-se com a sua família para Recife, PE, para ser professor e Deão no Seminário Presbiteriano do Norte (SPN). Foi também pastor, por 8 anos, da Igreja Presbiteriana da Encruzilhada. Nesta época prestou vestibular no curso de Filosofia Pura na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Ensinou no Seminário Batista e no Seminário Congregacional, sendo também professor de Filosofia da Educação e de Bíblia no Colégio Agnes Erskine, por mais de 10 anos. Lecionou História da Cultura na Faculdade de Turismo e Comunicação de Recife. Participou por anos de um programa na Televisão Universitária chamado “O Grande Júri”, onde haviam debates sobre a Bíblia.

Como representante do Fundo de Educação Teológica, viajou ao exterior repetidas vezes, visitando seminários em países do Terceiro Mundo. Após doze anos de cátedra no SPN, saiu de Recife para ser diretor do Colégio 2 de Julho, em Salvador, BA. Conferencista conhecido e renomado, professor de Bíblia, João Dias de Araújo foi ministro da Federação Nacional de Igrejas Presbiterianas (FENIP), isto em 1982, e foi responsável por um novo projeto de educação teológica para leigos no Estado da Bahia.

Publicou diversos livros, dentre os quais “A Inquisição Sem Fogueiras”, “Sê Cristão Hoje”, “Surpreendido pela Graça”, “Memórias de um Teólogo”, “O Cristianismo e a Revolução Social”, “O Jovem Cristão e o Jovem Marxista”, “A Revolução do Reino de Deus”, além da apostila “Como o Cristão deve Encarar o Comunismo”. Escreveu para vários periódicos e o seu artigo sobre os “Manuscritos do Mar Morto” foi o primeiro escrito dele a ser publicado em português.

Apesar de defender o estudo do marxismo, João Dias de Araújo sempre fazia questão de afirmar que não era um simpatizante dos conceitos marxistas e muito menos era filiado a algum partido comunista ou a qualquer grupo de esquerda. Segundo ele a sua única preocupação era a conversão e a consequente salvação da alma das pessoas, além da atuação do cristão como forma de auxiliar espiritualmente e materialmente os menos favorecidos. Segundo ele, seu compromisso com a Democracia era pleno.

Perseguido na época do Regime Militar por ter sido considerado comunista, foi defendido pela diretoria do Seminário e das Igrejas. Neste clima de tensão recebe, juntamente com a sua esposa, uma bolsa de estudos da Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos, para estudarem na Universidade de Princeton, em New Jersey, USA. Seus filhos ficaram no Brasil aos cuidados da sua família (mãe e irmã).

Em Princeton, EUA, João fez o Mestrado em Teologia, com especialização em Calvino. Acabou por fazer também um Curso Especial em Educação Cristã no Seminário e um estágio na Biblioteca Teológica do Continente Americano. Ali conheceu Rubem Alves e João Wilson Faustini, que se tornaram seus amigos.

João combinou com João W. Faustini que se encontrariam em algumas tardes a fim de trabalharem juntos. O poeta escrevia as letras e o músico compunha as músicas dos hinos. Foi nesta ocasião (1967) que surgiu o hino “Que Estou Fazendo Se Sou Cristão?”, que mais tarde foi escolhido como o hino oficial da IPU, música composta por Décio Emerique Lauretti, a pedido do maestro João Wilson Faustini. Vários de seus hinos foram traduzidos para diversas línguas.

Áudio: LP Água Viva – MILAD 2 – Grupo MILAD, 1989. (Faixa 5) – Usado com permissão

Que estou fazendo se sou Cristão?

Em 1970, devido à sua atuação política, foi exonerado da IPB, após 11 anos de serviço como professor de Teologia e de Ética Cristã, além de ter exercido o cargo de Deão. Nesta época turbulenta falece o seu filho Augusto, aos 12 anos, vítima de erro médico. Nesta fase da sua vida formou-se em Direito na Universidade Católica de Pernambuco.

João foi um dos fundadores da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil (IPU) e colaborador de organismos ecumênicos mundiais tais como Conselho Mundial das Igrejas, Comunhão Mundial de Igrejas Reformadas (CMI), Conselho Latino Americano de Igrejas (CLAI), Aliança de Igrejas Presbiterianas e Reformadas da América Latina (AIPRAL) e Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC).

Em 1991 foi nomeado pelo governador da Bahia, Nilo Coelho, diretor do grande Colégio Estadual Augusto Severo, na área militar da Aeronáutica (1991). Sua esposa foi indicada para ser professora de reciclagem contínua para os seus professores, o que a auxiliou a aprimorar o seu inglês e a conseguir os certificados de Michigan e Cambridge.

Em 2013 a sua esposa faleceu, após 60 anos de casamento.

João Dias Araújo faleceu no dia 09 de fevereiro de 2014, em Feira de Santana, BA, aos 83 anos de idade, vítima de câncer.

Revisão e Compilação: Carmen Lício

Texto parcialmente extraído da biografia “Um Ideal Bem Vivido” de autoria de Ithamar Bueno Dias de Araújo, escrita entre 2000 e 2002 em Feira de Santana/BA.

Agradecimentos: João Dias de Araújo Filho

© 2019 de Carmen Lício – Usado com permissão

(1930-2014)

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. João Dias de Araújo Filho disse:

    Muito boa a pesquisa biográfica sobre meu pai. Robson parabéns. Forte abraço.

  2. Josefina Maria Homem de Mello Araújo disse:

    Estou encanada com a Biografia publicada que publicaram do meu cunhado João Dias de Araújo!! Boas lembranças me vieram a memória!
    Apesar de sofrer injustiças e perseguições, ocupou dignamente seu lugar na Igrejja Presbiteriana do Brasil !
    Louvado seja Deus!!

    Josefina Maria Homem de Mello Araújo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *