Isaltino Gomes Coelho Filho

Biografia

Isaltino Gomes Coelho Filho (1948-2013)

 

Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho

Pastor Isaltino Gomes Coelho Filho nasceu no dia 10 de fevereiro de 1948, no Bairro de Tomaz Coelho, Rio de Janeiro, RJ.

Foi batizado pelo Pastor João Falcão Sobrinho na Igreja Batista de Acari RJ, no dia 10 de fevereiro de 1963 ao completar 15 anos. Recomendado pela Igreja que o batizou estudou no Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, de 1968 a 1971, turma que teve como Patrono o Pastor Francisco Fulgêncio Soren (talvez numa homenagem a seu centenário de nascimento), e como orador o Pastor Joaquim de Paula Rosa. Entre seus contemporâneos no Seminário mencionamos Antônio Joaquim de Matos Galvão, Osvaldo Ferreira Bonfim, Levy Barbosa da Silva, missionários de Missões Mundiais; Hélio Schwartz de Lima; Eduardo Azevedo de Carvalho; João Brito da Costa Nogueira e tantos outros.

Foi consagrado ao ministério pastoral no dia 25 de novembro de 1971 no templo da Igreja Batista de Acari, atendendo solicitação da Primeira Igreja Batista de Marília, SP. Presidiu a reunião o Pastor Josias Cardoso Machado e secretariou o Pastor Misael Leandro. Participaram ainda do concílio os pastores João Falcão Sobrinho, convidado para ser o orador da solenidade; missionário Oscar Martin, que fez a oração consagratória; Paulo Roberto Sória, Examinador Geral; Mood Vieira Moutinho que fez a entrega da Bíblia. Além do curso de bacharel em Teologia e Filosofia, foi diplomado no mestrado em Teologia, Metodologia do Ensino e Pisicanálise Clínica. Começou seu ministério pastoral no Estado de São Paulo na Primeira Igreja Batista de Marília na cidade de mesmo nome. Pastoreou, ainda no estado de São Paulo, a Igreja em Edu Chaves, a Igreja Batista do Cambuí em Campinas e a Igreja Batista do Calvário em Santos. Em Brasília, organizou a Igeja Batista da Quadra Dois de Sobradinho. No Amazonas, pastoreou a Primeira de Manaus e organizou a Igreja Batista de Gileade. No Amapá, seu último campo de trabalho, pastoreou a Igreja Batista Central de Macapá e, junto à Convenção Batista do Amapá, preparou obreiros para aquele campo.

Na Convenção Batista Brasileira foi duas vezes membro da Junta de Educação Religiosa e Publicações (JUERP), de 1988 a 1993 e de 1995 a 1999. Foi Presidente da Associação Brasileira de Instituições de Ensino Teológico, ABIBET. Foi um dos conferencistas mais usados nos encontros da ABIBET. Em Brasília além de pastorear foi Diretor Acadêmico e depois Diretor Geral da Faculdade Teológica Batista de Brasília, de 9 de junho de 1986 a 25 de junho de 1995; Participou da Assembleia da Convenção em 1989 como Orador oficial.

No Amazonas atuou como Professor de Homilética no Seminário Teológico Batista e como Presidente da Convenção em 1995 e 1996. Foi orador oficial da assembleia da Convenção em 1994. Foi colaborador d’O Jornal Batista desde a década de setenta até os nossos dias passando pelos diretores José dos Reis Pereira; Nilson Dimarzio; Salovi Bernardo e Sócrates Oliveira de Souza. Seu último artigo no Jornal Batista, na seção “Da foz do grande rio” foi “O jogo de cena da visita do Papa”, em 18 de agosto de 2013. Escreveu estudos para as revistas da Junta de Educação Religiosa e Publicações (JUERP), na área da Escola Bíblica Dominical. Escreveu para revistas específicas na área de Adminsitração e Música. Depois do ex-padre Anibal Pereira Reis foi o batista que mais produziu livros, acompanhado de perto pelo Pastor Israel Belo de Azevedo e seguido pelos pastores Ebenézer Soares Ferreira, João Falcão Sobrinho e Antônio Neves de Mesquita. São os nossos best-sellers. A relação de livros do Pastor Isaltino chega a 44 livros.

O pastor Isaltino é autor das letras dos hinos: “Oração de Confiança” e “Cristo, o Bom Pastor” musicados por Toninho Zemuner.

O Pastor Isaltino, casado com Meacir Carolina Frederico Coelho, tiveram dois filhos: Beny Gomes Coelho e Nelya Werdan Frederico Coelho Nishida e adotaram outra filha, que como médica, por ocasião da sua enfermidade o recebeu em Campinas, SP. O Pastor Isaltino Gomes Coelho Filho descansou no Senhor no dia 1º de outubro de 2013 com 65 anos de idade e foi sepultado, no dia seguinte, no Cemitério Flamboyant, na cidade de Campinas, SP.

Meacir Carolina Frederico Coelho

© Meacir Carolina Frederico Coelho – Herdeira do acervo cultural do Pr. Isaltino Gomes Coelho Filho – Usado com permissão

Fotografia enviada pela Colaboradora Meacir Carolina Frederico Coelho

 

(1948-2013)

Você pode gostar...