Hozea Barbosa Stroppa
Hozea Barbosa Stroppa nasceu em 18 de maio de 1954. É a caçula de quatro filhas do casal Maria Lopes Barbosa e Altair Barbosa, tendo nascido em Cafelândia, SP.
Iniciou seus estudos musicais muito cedo, aos dez anos (1964). O professor Claudecir Cordeiro foi contratado para ministrar aulas de acordeon em domicílio, para as suas irmãs mais velhas. Passado algum tempo, chegaram à conclusão de que as duas alunas não assimilavam o aprendizado; a irmã caçula, então, que a tudo escutava e acompanhava, manifestou o seu desejo, pedindo para estudar. Os pais não acreditavam que ela pudesse aprender a tocar aquele instrumento; mesmo assim, resolveram fazer uma tentativa, e para a surpresa de todos, ela conseguiu aprender tudo muito rápido, num curto espaço de tempo.
Aos doze anos (1966) começou a preparar um grupo de irmãos na IPI de Guaianazes, no leste paulistano, para o canto Coral, começando a reger aquele pequeno grupo. Algum tempo depois, foi do acordeon para o órgão, sendo bem fácil; pouco tempo depois já acompanhava a congregação nos cânticos dos hinos.
Em 1971, a família se transferiu para a IPI de Vila Talarico, também no leste paulistano. Ali atuou como organista da Igreja e do coral até 1974, ano do seu casamento com Cilas Strpppa. Com a saída do então regente, ela assumiu a regência do coro misto até 1990. Nesse período nasceram seus filhos: Mirian (1977) e Caleb (1980). No final dos anos 90, se transferiram para a IPB do bairro de Vila Eulália, onde reorganizou o coro daquela Igreja, ali permanecendo até o final de 1994. Nesse período atuou também como ‘Secretária Presbiterial’ junto às UPAS do PLIS, Presbitério Paulistano da IPB nos anos de 1992,1993 e 1994. Em 1995, assumiu como regente titular do Coral da IPI do Tatuapé, permanecendo naquela Igreja até fins de 2005. Nesse período foi nomeada ‘Secretária Presbiterial de Música’, do ‘Presbitério Leste Paulistano da IPIB’, e organizou o Coro Misto do Presbitério, Coral Jovem e Coro Infanto-Juvenil daquele Presbitério. Em janeiro de 2006 foi convidada a assumir a regência titular do ‘Coro João Calvino’, da IP da Penha, onde, com a graça de Deus, permanece até hoje.
Em 2007, a pedido do Conselho da Igreja, organizou a ‘Escola de Música Salmon Lima’, que continua preparando músicos da Igreja, para a Igreja. No mesmo ano organizou o ‘Coral Jovem Shekinah’ e o ‘Coro do Presbitério Metropolitano’. Com o crescente interesse dos cantores da região, esse trabalho cresceu e desenvolveu tanto que coralistas de outros Presbitérios se juntaram a eles, passando a ser o ‘Coral Sinodal’. No mesmo ano ela foi nomeada ‘Secretária Sinodal de Música’ do ‘Sínodo Leste Paulistano da IPB’. O interesse de cantores de outras regiões de São Paulo continuou crescendo e então se tornou o ‘Coral Inter Sinodal’. Esse grande Coral tem participado de grandes eventos, tais como a ‘Celebração da Páscoa’ nessa região, culto de aniversário do Mackenzie, culto de aniversário da IPB em São Paulo e de algumas cidades do interior paulista. Por ocasião da 39ª Reunião do Supremo Concilio, em 2018, em Águas de Lindoia, SP, conseguiram reunir 800 coralistas do Estado de São Paulo e 60 músicos instrumentistas, participando do culto de abertura e encerramento daquela reunião. Nos anos de 2015/2016 colaborou também na regência do coro da ‘IPB de Vila Formosa’.
Integrou a ACESP, Associação Coral Evangélico de São Paulo, de 1981 até 2015.
Atuou como coralista e uma das regentes auxiliares do maestro Umberto Cantoni e depois da maestrina Dorotéa Kerr. Nesse período colaborou na preparação do Coral Evangélico nas gravações dos CD/DVD ‘HINOS DA NOSSA HISTÓRIA’.
Seus estudos musicais mais avançados começaram em 1973, nos Seminários de inverno anuais de música, tendo como professores Eula Ferrer (em Teoria Musical), Telma Murbak Guize (em Órgão) e Parcival Módolo (em Regência Coral).
A partir dos anos 90 participou de todos os Seminários de Música e Adoração realizados anualmente pela ‘SOEMUS’ – Sociedade Evangélica de Música Sacra. Aulas de regência ministradas pelos maestros Rev. João Wilson Faustini, Samuel Kerr e Parcival Módolo.
A partir de 2018 passou a integrar o ‘Conselho de Música da Igreja Presbiteriana do Brasil’.
Hozea continua até hoje, graças a Deus, a colaborar sempre com a nossa hinologia cristã no Brasil.
Biografia enviada por Hozea Barbosa Stroppa ao site www.hinologia.org
Parabéns pela linda história.
Espero que outros tb possam ter uma vida assim tb.