Pequena história dos hinários da IELB
A primeira fase do canto na Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB) foi o canto em alemão (1900-1920). Os missionários luteranos americanos procuravam pessoas de fala alemã e os reuniam com vistas a formar uma congregação. Todo trabalho era feito em alemão.
Mas em 1920 foi editado o primeiro hinário em português da IELB. Foi elaborado por uma “Commissão em prol da missão ev.-lutherana luso-brasileira” com o título “Hymnos e Orações”. O livrinho tinha 64 páginas, liturgia simples, 25 hinos, orações e um apêndice com mais sete hinos, totalizando 32 hinos.
Em princípios de 1938 a IELB editou o “Hinário Evangélico Luterano”. O subtítulo era “Para congregações da Confissão de Augsburg Inalterada”. Este primeiro “Hinário Evangélico Luterano” foi compilado pelo Rev. Rodolpho Hasse. Continha a “Ordem do culto principal” sem a celebração da Santa Ceia, em seguida uma ordem para a “Celebração da Santa Ceia”, antífonas, 217 hinos, orações e ainda “Três breves formas para o Batismo de emergência”. Na parte final deste hinário havia o índice seguido do “Índice das Melodias” com as notas do soprano e contralto dos compassos iniciais de cada melodia. Em 1946 surgiu a “Coletânea de Hinos Luteranos” com o subtítulo “Apêndice ao Hinário Evangélico Luterano”. Esta coletânea iniciava com o hino 218 e ia até o número 315. Em 1949 foi publicado o “Hinário Evangélico Luterano” pelo “Sínodo Evangélico Luterano do Brasil”, ampliado para 340 hinos. Em 1974 foi feito um apêndice com 112 hinos que foi chamado de “Hinário Evangélico Luterano”, com o subtítulo “Segunda Parte”, “Publicado pela “Igreja Evangélica Luterana do Brasil”[1] Iniciava com o hino 401 e ia até o hino 512. Foi um acréscimo de 112 hinos ao hinário. A razão de iniciar com a numeração com 401 foi para que a congregação facilmente soubesse em que hinário o hino indicado estivesse impresso.
Em 1986 surge uma nova edição de hinário para a IELB, agora com o título encurtado para Hinário Luterano. A novidade é que este hinário é o primeiro a ter notas para a congregação.[2] Tem diversas liturgias, documentos confessionais, orações, 573 hinos, o Ano da Igreja e diversos índices. É um trabalho esmerado de dez anos, coordenado pelo Prof. Hans-Gerhard Rottmann. Em 1987 foi editado o “Cantai Louvor” para organistas e coros contendo as melodias para esta última edição do Hinário Luterano. Consta de dois volumes, normalmente com mais do que um arranjo para cada melodia. Quando a melodia é repetida num outro hino, normalmente não se repete a partitura. Remete-se, então, ao número do hino que tenha a mesma melodia.
Esta edição do hinário da IELB de 1986 tem já algum destaque para autores e compositores nacionais do século XX. Como autores destacam-se Martinho Lutero Hasse, Rodofo Hasse, Hans-Gerhard Rottmann, Nestor Welzel, João Wilson Faustini (algumas letras de Faustini aparecem também sob o pseudônimo J. Costa). Como compositores podemos citar nomes como João Wilson Faustini, Martinho Lutero Hasse, Jaime Diniz e Norah Buyers.
Em abril de 2016, durante o Concílio dos pastores, a IELB lançou uma nova edição do Hinário Luterano. Trata-se basicamente do mesmo hinário de 1986, mas em padrão gráfico internacional, com alguns acréscimos de melodias alternativas e correções de palavras com duplo sentido. Para esta edição a Comissão de Culto elegeu uma subcomissão do Hinário que deveria fazer o trabalho. Para compor esta subcomissão foram designados Ábner Elpino Campos, Paulo C. F. Brum, Paulo Winterle e Raul Blum. Esta nova edição, que se tornou também comemorativa dos 30 anos do Hinário Luterano, tem as quatro vozes em todos os hinos, acrescidas de cifras para que bandas possam também tocar junto com o organista e/ou coro. Muitos hinos tiveram a tonalidade rebaixada para ser mais confortável ao canto congregacional para a maioria. Esta nova edição do mesmo Hinário Luterano substituiu também a edição do “Cantai Louvor” e a edição da Liturgia Luterana – acompanhamento para organistas, visto que este hinário contém as partituras completas de todos os hinos e de todas as liturgias. Na parte litúrgica foram acrescentadas a “Ordem de Culto II em Linguagem Contemporânea” e ainda a “Devoção da Manhã” e a “Devoção da Noite”.
Preocupados em atingir mais pessoas de fora da igreja, o Departamento de Missão da IELB, sob a coordenação do Rev. Aloísio Hoffmann, publicou “Hinos para Missões” em 1968, que é uma coletânea de hinos de aprendizado rápido extraídos do Cantor Cristão, do Hinário Evangélico e do Hinário Luterano. Esta edição tinha 54 hinos e em 1973 foi feita uma reedição e ampliação com 90 hinos.
Com a edição do Hinário Luterano em 1986, que ficou bastante volumoso e que tem muito material que em missões novas não tem uso imediato, pois requer certo treino de canto, o Departamento de Educação Paroquial da IELB encarregou o Setor de Música para providenciar um novo hinário para missões. Este hinário deveria ter volume menor para que fosse transportado facilmente pelos missionários. Os hinos deveriam ser de aprendizado fácil, que também pudessem ser acompanhados com violão. Assim, em 1988 saiu o “Louvai ao Senhor”, com cifras para violão e um volume anexo com a partitura da melodia, com as cifras, foi editado em 1998. O trabalho foi coordenado pelo Rev. Romildo Wrasse.
As fontes de pesquisa para o “Louvai ao Senhor” foram: “Hinário Luterano”, “Hinos para Missões”, “Cânticos de Louvor”, Glória a Deus” de Nestor Welzel e composições especiais para este hinário de Waldo Weber. Esta publicação do hinário “Louvai ao Senhor” tem ainda mais autores e compositores nacionais do que o Hinário Luterano. Como exemplo temos nomes como Waldo Weber, Nestor Welzel, Eliane Sabka, Martinho Lutero Hasse, Rodolfo Hasse, Rubens Schwallemberg, João Wilson Faustini. Para que este hinário expressasse o desejo da maioria, foi feita uma pesquisa prévia entre os pastores da IELB pedindo sugestões de hinos a serem incluídos no hinário. Assim, nem sempre os hinos incluídos foram aqueles que a comissão desejava que estivessem presentes. A partir de 2003 este hinário teve uma revisão e ampliação, passando a ter 216 hinos. Em 2009 foi editado este mesmo ”Louvai ao Senhor” revisto e ampliado com as linhas melódicas e cifras.
A IELB sempre teve em alta consideração o canto congregacional, seguindo o desejo de Lutero que estimulou o canto congregacional como uma maneira de dar glória de Deus e fixar a doutrina bíblica na mente do povo. O trabalho de fazer o povo de Deus cantar de fato levou seu tempo a partir da Reforma. Mas a ideia de Lutero foi levada adiante e fez com que, no decurso da história, a Igreja Luterana fosse identificada como “a igreja que canta”.
26 de dezembro de 2015.
Atualização em 10 de maio de 2016.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BLUM, Ezequiel. Música Nos Cultos da Igreja Evangélica Luterana do Brasil: uma abordagem a partir do Mensageiro Luterano. Trabalho de conclusão de curso para a obtenção do grau de mestrado em teologia, na faculdade de teologia do Seminário Concórdia. São Leopoldo: 2015.
COLETÂNEA DE HINOS LUTERANOS: Apêndice ao “Hinário Evangélico Luterano”. Publicado pelo Sínodo Evangélico Luterano, 1946.
HERL, Joseph. Worship Wars in Early Lutheranism: choir, congregation, and three centuries of conflict. New York: Oxford University Press, Inc., 2004.
HINÁRIO EVANGÉLICO LUTERANO PARA CONGREGAÇÕES DA CONFISSÃO DE AUGSBURGO INALTERADA. Compilado pelo Rev. R. Hasse. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia. 1938.
HINÁRIO EVANGÉLICO LUTERANO. Publicado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Casa Publicadora Concórdia, 1949.
HINÁRIO EVANGÉLICO LUTERANO – Segunda parte. Publicado pela Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia, 1974.
HINÁRIO LUTERANO. Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Porto Alegre: Concórdia Editora Ltda., 1986.
HINÁRIO LUTERANO. Edição revisada e comemorativa. Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Porto Alegre: Editora Concórdia, 2016.
HINOS PARA MISSÕES. Publicação do Departamento de Missão da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia, 1968.
HINOS PARA MISSÕES. Publicação do Departamento de Missão da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia, 1973.
HYMNOS E ORAÇÕES. Comissão em Prol da Missão ev.-lutherana Luso Brasileira. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia, 1920.
KUCHENBECKER, Horst. Cantai ao Senhor um Cântico Novo. Trabalho não publicado, 1979.
LITURGIA LUTERANA: acompanhamento para organistas. Preparado pelos setores de Música, Culto e Liturgia da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Porto Alegre: Concórdia Editora Ltda., 1993.
LOUVAI AO SENHOR – Hinário Luterano. Igreja Evangélica Luterana do Brasil. Porto Alegre: Concórdia Editora Ltda., 1988.
MÚSICAS DO HINÁRIO LUTERANO. Porto Alegre: Casa Publicadora Concórdia, 1942.
ROTTMANN, Hans Gerhard F. Cantai Louvor Vl. I e II: hinos do Hinário Luterano. Porto Alegre: Concórdia Editora, Ltda., 1987.
[1] Na fundação, em 1904 a igreja recebe o nome de Distrito Brasileiro do Sínodo Evangélico Luterano Alemão de Missouri, Ohio e Outros Estados. Em 1943 a igreja passou a denominar-se Sínodo Evangélico Luterano do Brasil. Em 1951 recebe o nome de Igreja Luterana Brasileira. E desde 1953 passa a denominar-se Igreja Evangélica Luterana do Brasil (IELB).
[2] Em 1942 houve uma edição de partituras para o Hinário denominado “Músicas do Hinário Evangélico Luterano”. Era destinado ao organista, arranjado a quatro vozes, com o texto apenas da primeira estrofe de cada hino.